Blog

Blog

18 de abr. de 2012

Armas não-letais: Conheça o taser, o spray de pimenta e outras




A morte do estudante brasileiro Roberto Laudisio Curti, em Sydney (Austrália), causou grande comoção e lançou muitos questionamentos sobre o modus-operandi da polícia australianna. Acusado de ter roubado um pacote de biscoitos de uma loja de conveniência, ele foi perseguido por algumas quadras até ser imobilizado por 6 tiros de taser, arma não-letal que dispara dardos ligadas a fios, dando choques capazes de parar qualquer pessoa. O problema foi o número de disparos feitos para fazer com que Roberto parasse. Seis tiros são demais para qualquer pessoa, por melhor que seja sua condição de saúde.
Armas não-letais: Conheça o taser, o spray de pimenta e outras

Taser: arma não-letal até que ponto?


O fato gerou grave repercussão e a família, obviamente, afirmou ir às últimas consequências para pedir justiça pela morte do rapaz. A discussão, no entanto, resvalou sobre o quanto de não-letal pode ser uma arma de choque do tipo taser e como ela deve ser manuseada para evitar acidentes deste tipo. Além disso, discutiu-se também sobre a possibilidade de uso de outras armas não-letais no caso, que certamente teriam efeitos colaterais menos graves. Vamos coheceer algumas delas logo abaixo, usadas pela polícia em todo o mundo:
Armas não-letais: Conheça o taser, o spray de pimenta e outras
Balas de borracha: assustador à primeira vista (é disparada de uma arma muito parecida com uma escopeta), ela serve para repelir multidões reunidas em protestos ou badernas. O princípio de funcionamento de uma bala de borracha é muito semelhante ao de uma arma comum, a diferença é que no lugar de um projétil de chumbo, temos uma ponta arredondada feita de borracha. Mesmo assim, disparos de bala de borracha podem ser perigosos ser atingirem regiõess sensíveis do corpo humano (olhos, garganta), por isso é orientado às forças policiais mirarem as pernas da multidão quando fizerem uso da bala de borracha.
Armas não-letais: Conheça o taser, o spray de pimenta e outras
Gás Lacrimogêneo: lançados como granadas ou através de disparadores próprios, o gás lacrimogêneo tira de combate as pessoas por causa da irritação causada pelo gás nas mucosas, como vias respiratórias e olhos. Eficiente para dispersar multidões e confundir bandidos em operações de resgate, a desvantagem é que não se controla muito o raio de alcance do gás. Por isso, os policiais usam máscaras quando fazem uso desse artefato.
Armas não-letais: Conheça o taser, o spray de pimenta e outras
Spray de pimenta: o preferido pelas mulheres para defesa pessoal, a borrifada desse líquido no rosto do agressor causa imediata irritação e cegueira, quando atinge os olhos. Não é para menos, afinal o spray de pimenta não tem esse nome de graça. Seu princípio ativo é extraído do gênero de pimentas Capsicum, uma das mais fortes existentes e cujo efeito pode durar até 40 minutos, tempo suficiente para escapar de um agressor atordoado pela arma.
Armas não-letais: Conheça o taser, o spray de pimenta e outras
Taser: também conhecida como arma de choque, ganhou esse nome da empresa que primeiro a fabricou, no fim dos anos 90. Seu formato assemelha-se a uma pistola, geralmente numa cor chamativa. De forma geral, o gatilho controla a intensidade da descarga elétrica, além de disparar o par de dardos, ligados por finíssimos fios ligados à arma, condutores do choque (na casa dos 50 mil volts). Os dardos entram até 2,5 cm na pele e podem dar choques continuamente, enquanto o gatilho estiver apertado. Por essas características, sua venda é restrita a órgãos de segurança.
Armas não-letais: Conheça o taser, o spray de pimenta e outras
Bastão de choque: erroneamente também chamado de taser, o bastão de choque precisa entrar em contato direto com a pele do agressor para surtir efeito. Isso significa uma descarga de aproximadamente 50 mil volts (de baixa amperagem), tendo o mesmo efeito de um disparo de taser. Sua venda é liberada para pessoas comuns.

O futuro das armas não-letais


Essas são as armas não-letais atuais. Olha que o futuro das forças policiais usarão para dispersar multidões e prender bandidos, causando o mínimo de danos:
  • Disparo Sônico: ondas sonoras capazes de derrubar qualquer um, graças a frequência de som regulada para atordoar o cérebro do agressor.
  • Ondas quentes: espécie de arma de micro-ondas, repele os possíveis agressores aquecendo as moléculas de água presentes na pele, causando grande desconforto.