Blog

Blog

7 de abr. de 2012

A ameaça de curto prazo superior à Humanidade: As piscinas de combustível de Fukushima



Notamos dias após o terremoto japonês que a maior ameaça era a partir das barras de combustível irradiado na piscina de combustível em Fukushima número da unidade 4, e não dos próprios reatores. Veja este e este .
Nós observado em fevereiro:
Os cientistas dizem que há uma chance de 70% de um terremoto de magnitude 7,0 atingir Fukushima este ano, e uma chance de 98% nos próximos 3 anos.
  Dado que o perito nuclear Arnie Gundersen diz que um terremoto de 7,0 ou maior poderia causar todo o combustível colapso estrutura de piscina, é urgente que tudo humanamente possível é feito para estabilizar a habitação estrutura das piscinas de combustível no reator número 4.
  Tepco está fazendo algumas obras no edifício ... é uma corrida contra o tempo em circunstâncias muito difíceis, e espero Tepco vai ganhar.
Como AP aponta :

  A integridade estrutural do edifício do reactor danificado Unidade 4 tem sido uma grande preocupação entre os especialistas porque um colapso de sua piscina de combustível irradiado de refrigeração pode causar um desastre pior do que os três colapsos de reatores.
 Gundersen (que usou para construir piscinas de combustível gasto) explica que não há nenhuma proteção em torno do combustível radioativo nas piscinas. Ele adverte que - se as piscinas de combustível no reator 4 colapso devido a um terremoto - As pessoas devem sair do Japão, e os moradores da Costa Oeste da América e do Canadá deve fechar todas as janelas e permanecer dentro por um tempo.
  O combustível 4 Número piscina é, aparentemente, não em grande forma , e já houve inúmeros terremotos perto da região de Fukushima desde o terremoto de 9,0 pontos em março passado.
Tv alemã ZDF cita engenheiro nuclear Yukitero Naka como dizendo :
  Se um outro terremoto ocorre então o edifício [número 4] pode entrar em colapso e outra reação em cadeia poderia muito provavelmente ocorrer.
( (Unidade 4 contém plutónio , bem como outros resíduos radioactivos.)
  Mainchi informou na segunda-feira:
  O conjunto de armazenamento no edifício reactor No. 4 tem um total de 1.535 barras de combustível, ou 460 toneladas de combustível nuclear, na mesma. O edifício de 7 andares em si sofreu grandes danos, com o pool de armazenamento quase intacto no terceiro e quarto andares do prédio. Se o pool de armazenamento quebra e corre seco, dentro de combustível nuclear irá superaquecer e explodir, causando uma enorme quantidade de substâncias radioactivas se espalhar por uma área ampla. Tanto os EUA Nuclear Regulatory Commission (NRC) e francesa de energia nuclear Areva ter alertado sobre esse risco.
Um relatório divulgado em fevereiro pela Comissão Independente de Investigação sobre o acidente nuclear de Fukushima Daiichi afirmou que o pool de armazenamento da planta do reator n º 4 foi claramente demonstrado ser "o elo mais fraco" nas paralelas, reacção em cadeia da crise nuclear desastre. O pior cenário desenhado pelo governo inclui não apenas o colapso da piscina do reactor n º 4, mas a desintegração de barras de combustível irradiado de todos os reatores da usina outros.  Se isso vier a acontecer, os residentes na área metropolitana de Tóquio seria forçado a evacuar.
  Ex-ministro de Terras, Infraestrutura, Transporte e Turismo Sumio Mabuchi, que foi nomeado para o cargo de conselheiro, em seguida, o primeiro-ministro Naoto Kan sobre o desastre nuclear imediatamente após o seu aparecimento, propôs a injeção de concreto abaixo do reator n º 4 para o fundo do pool de armazenamento, Chernobyl de estilo.
***  "Porque a água do mar estava sendo bombeado para o reator, a solidez da estrutura (de concreto corrosão e deterioração) era questionável.  Há também dúvidas sobre os cálculos feitos sobre a resistência terremoto bem ", disse uma fonte do governo familiarizado com o que ocorreu na época. "[F] uel remoção haste irá levar três anos. Será que a estrutura de permanecer em pé por tanto tempo?
  Asahi observou no mês passado que - se piscina Unidade 4 recebe uma rachadura de um terremoto e vazamentos, seria ser o fim para Tóquio .
Kevin Kamps disse no mês passado:
O edifício inteiro está listando incluindo a piscina. O que eles têm é jacks de aço debaixo da piscina para tentar manter o piso de queda para fora ou para a piscina de capotar.
  Se isso abastecimento de água de refrigeração é perdido, será apenas algumas horas no máximo, antes que os resíduos está pegando fogo.  135 toneladas de fora de qualquer contenção radioactivos. Seriam lançamentos directos para o ambiente. 1100% de césio-137 poderia ser liberado para o meio ambiente.
O ex-conselheiro da ONU Akio Matsumura - cujos louvores foram cantados por Mikhail Gorbachev, EUA Embaixadores Stephen Bosworth e Glenn Olds, EUA e ex-Secretário de Estado Adjunto e da Goldman Sachs, co-presidente John C. Whitehead - notas :
A unidade sofreu enormes prejuízos durante o tsunami, uma explosão de hidrogênio explodiu o telhado, deixando a piscina de combustível altamente radioativo exposto ao ar livre. Se um outro terremoto atinge alto nível na área, o prédio vai certamente entrar em colapso.  Meteorologistas japoneses e americanos previram que um terremoto tão forte é efectivamente susceptível de atingir este ano.
O lançamento crise sem precedentes e de radiação que poderia advir é o pior cenário que o então primeiro-ministro Kan e outros ex-funcionários têm discutido nos últimos meses.  Ele alertou, durante seu discurso no Fórum Econômico Mundial em Davos que esse acidente seria forçar a evacuação dos 35 milhões de pessoas em Tóquio, metade perto do Japão e comprometer a soberania da nação. Hiroshi Tasaka, um engenheiro nuclear e conselheiro especial do primeiro-ministro Kan imediatamente após a crise, disse que a crise "acabou de abrir a Caixa de Pandora".
  O atual governo japonês ainda não tenha mencionado o desastre iminente, aparentemente não incitar ao pânico no público. No entanto, a ação deve ser tomada rapidamente. Este site durante o ano passado publicou um comentário corrente de cientistas que explicam por que Reactor 4 devem ser estabilizadas imediatamente, que pode ser capaz de realizar tal tarefa, e porque a situação foi amplamente passou despercebido.  Acreditamos que uma equipe, independente internacional de engenheiros estruturais e outros assessores devem ser montados e implantados imediatamente.  Crescente pressão pública forçaria o governo japonês a tomar medidas. Esperamos que esses recursos são úteis para educar o público sobre a crise que enfrentamos.
Como o eminente físico alemão Dr. Hans-Peter Durr disse há dez meses, se o pool de combustível irradiado derrama, estaremos em uma situação em que a ciência nunca imaginei que poderia ser.
Matsumura foi dito que, se a piscina de combustível da unidade 4 colapsos ou a água transborda, a radiação tanto a ponto de vomitar para fora para 50 anos que ninguém será capaz de aproximar Fukushima:
Even more dramatically, Matsumura writes : Ainda mais dramaticamente, Matsumura escreve :
Ex-embaixador do Japão para a Suíça, o Sr. Mitsuhei Murata, foi convidado a falar na Audiência Pública da Comissão Orçamental da Câmara de Vereadores em 22 de março de 2012, sobre o acidente nuclear de energia Fukushima plantas.  Antes da Comissão, Embaixador Murata fortemente afirmou que se o edifício aleijado da unidade do reator 4-com 1.535 barras de combustível na piscina de combustível passou de 100 pés (30 metros) acima do solo de entrar em colapso, não só irá causar um desligamento de todos os seis reatores mas também afetará a piscina de combustível gasto comum contendo 6.375 barras de combustível, localizado a cerca de 50 metros do reator 4. Em ambos os casos as hastes radioactivos não são protegidos por um vaso de contenção; perigosamente, estão abertas ao ar. Isso certamente causaria uma catástrofe global como nunca antes experimentada. Ele ressaltou que a responsabilidade do Japão para o resto do mundo é imensurável. Tal catástrofe afetará todos nós por séculos. Embaixador Murata nos informou que os números totais das barras de combustível irradiado no local Daiichi Fukushima excluindo as hastes no vaso de pressão é 11.421 (396 +615 +566 +1.535 +994 +940 +6375).
  Perguntei topo combustível piscinas de Sr. perito Robert Alvarez, antigo conselheiro político sênior para o Secretário e Secretário Adjunto para a Segurança Nacional e do Meio Ambiente do Departamento de Energia dos EUA, para uma explicação sobre o impacto potencial dos 11,421 varas.
Eu recebi uma resposta surpreendente do Sr. Alvarez [atualizado 4/5/12]:

  Nos últimos tempos, mais informações sobre a situação do combustível gasto no local de Fukushima-Dai-Ichi tornou-se conhecido.  É meu entendimento que dos 1.532 conjuntos de combustível irradiado em reator n º 304 assembléias são frescos e não irradiado. Isso, então, deixa 1.231 irradiados barras de combustível irradiado na piscina n º 4, que contêm cerca de 37 milhões curies (~ 18 1.4e Becquerel) de longa duração radioatividade.  O No. 4 piscina é de cerca de 100 metros acima do solo, está estruturalmente danificado e está exposto aos elementos abertos.  Se um terremoto ou outro evento estavam a causar este piscina para drenar isso poderia resultar em um incêndio catastrófico radiológica envolvendo cerca de 10 vezes a quantidade de Cs-137 liberado pelo acidente de Chernobyl.
  A infra-estrutura para remover com segurança esse material foi destruído como foi nos outros três reatores. Combustível gasto reactor não pode ser simplesmente levantado no ar por um guindaste, como se fosse carga de rotina.A fim de evitar exposição à radiação graves, incêndios e explosões possíveis, ele deve ser transferido em todos os momentos em água e fortemente protegido estruturas em barris secos .. Como esta nunca foi feito antes, a remoção do combustível gasto a partir das piscinas nas danificadas Fukushima-Dai-ichi reactores exigirá um grande e demorado esforço re-construção e será traçando em águas desconhecidas. Apesar da enorme destruição encaixotado no local Da-Ichi, tonéis secos segurando uma quantidade menor de combustível irradiado parecem ser incólume.
Com base nos dados dos EUA do Departamento de Energia, assumindo um total de 11,138 conjuntos de combustível irradiado estão a ser armazenado no local da Dai-Ichi, quase todos, que é em piscinas. Eles contêm cerca de 336 milhões curies (~ 1,2 E 19 Bq) de longa duração radioatividade. Cerca de 134 milhões curies é Césio-137 - cerca de 85 vezes a quantidade de Cs-137 liberado no acidente de Chernobyl como estimado pelo Conselho Nacional dos EUA sobre a Proteção contra Radiação (NCRP). O inventário total de combustível gasto do reator no local de Fukushima-Daichi contém quase metade do montante total de Cs-137 estimado pelo NCRP ter sido lançado por todos os testes de armamento nuclear na atmosfera, de Chernobil, e plantas de reprocessamento de todo o mundo (~ 270 milhões curies ou ~ 9,9 E Becquerel 18).
É importante para o público a entender que os reactores que foram operam ao longo de décadas, tais como aqueles no local Fukushima-Dai-Ichi têm gerado algumas das maiores concentrações de radioactividade do planeta.
Muitos dos nossos leitores podem achar difícil de apreciar o verdadeiro significado da figura, mas podemos entender o que 85 vezes mais césio-137 do que o de Chernobyl significaria. It would destroy the world environment and our civilization. Seria destruir o meio ambiente mundial e nossa civilização. Isso não é ciência de foguetes, nem ligar para o debate sobre pugilismo usinas nucleares. Esta é uma questão de sobrevivência humana.
  Havia uma Conferência de Cúpula de Segurança Nuclear, em Seul em 26 de março e 27, e pelo Embaixador Murata e eu fiz um esforço concertado para encontrar alguém para informar os participantes das 54 nações do potencial catástrofe global da unidade de reactor 4.  Pedimos vários participantes para compartilhar a idéia de uma equipe de Avaliação Independente composto por um amplo grupo de especialistas internacionais para lidar com esta questão urgente.
Eu gostaria de apresentar carta Embaixador Murata para o Secretário Geral da ONU Ban Ki-moon, para transmitir essa mensagem urgente e também a sua carta ao primeiro-ministro do Japão, Yoshihiko Noda para os leitores japoneses.  Ele ressaltou no comunicado que devemos trazer a sabedoria humana para enfrentar este desafio sem precedentes.
  Embaixador Murata carta diz:
Não é exagero dizer que o destino do Japão e do mundo inteiro depende reator NO.4. Isto é confirmado pelos peritos mais confiáveis ​​como o Dr. Arnie Gundersen ou Fumiaki Dr. Koide.
A médica Anti-Nuclear  Drª. Helen Caldicott diz que se combustível  na piscina 4 desmorona, ela vai evacuar sua família a partir de Boston e movê-los para o hemisfério sul. Esta é uma declaração especialmente dramática dado que a costa oeste é muito mais diretamente no caminho da radiação Fukushima do que a Costa Leste.
Será que a humanidade subir para a ocasião, e descobrir como combustível para estabilizar 4 Número piscina antes de greves de catástrofe?
Ou será que a civilização moderna ganhar um prêmio Darwin para deixar de pagar a atenção para as ameaças reais ?