Blog

Blog

4 de abr. de 2012

7 músicas sobre chocolate para embrulhar seu estômago na Páscoa




No fundo, todo mundo é chocólatra – a diferença é que nem todo mundo tem dinheiro para comprar chocolate – e do bom – o tempo todo. Com a chegada da Páscoa, o chocolate volta a ser assunto, seja pelas novas receitas que o Jornal Hoje precisa exibir como se fossem a cura da AIDS ou pelos preços absurdos. Com ovo de páscoa para todo canto, o Puxa achou de bom tom ajudar você a não se lambuzar, e trouxe sete músicas sobre chocolate para embrulhar seu estômago.

7 Chocolate com pimenta – Débora Blando

Ana Francisca vive em uma novela das seis, então jamais sabe que é filha de um oompa-loompa abusado por Willy Wonka. Essa é a trama de Chocolate com Pimenta, atualmente reexibida no Será que Vale a Pena Atrasar seu Serviço de Novo?


Quer um pedaço? “Chocolate com pimenta” foi escrita especialmente para a abertura da novela, e fala sobre a aproximação de coisas distantes, como casa e rua, cura e veneno e Corinthians e Libertadores.

Se comer muito, dá dor de barriga? Se você vai misturar duas coisas que não foram postas juntas antes – como Los Hermanos e uma barbearia – é melhor fazer isso direito. Com o sucesso da novela, não demorou até aparecerem produtos de chocolate com pimenta, coisa de quem não sacou que era uma metáfora para os opostos, ou a doçura com um toque de malvadeza, ou qualquer outra coisa, tudo menos um doce com um vegetal que tem sua própria tabela de ardência. Algumas novelas geram debates sobre o transplante de órgãos, a impunidade ou a adoção. Chocolate com pimenta gerou hemorróidas.


6 Marrom Bombom – Os Morenos

Pensamento aleatório dia: vocês também não acham o fino da ironia que Adriana Bom Bom e Dudu Nobre vivam saindo no pau no noticiário de celebridades, e a música mais famosa dele seja “A Grande Família”? Pensem nisso.


Quer um pedaço? “Marrom Bombom” é um pagodão clássico dos anos 90, quando a música ruim ainda se preocupava, pelo menos, em ter palavras nos versos e não barulhos como tche tche tchu tcha teretetere. Você também deve se lembrar dela porque cantava “Marrom Barrão” só para irritar suas primas.

Se comer muito, dá dor de barriga? Chocolate não combina com praia, porque ele vai derreter, melecar seus dedos e, quando você notar, terá uma mão à milanesa com areia. Se você quer comparar a pele da amada a chocolate, então escolha um lugar elegante com a temperatura adequada. Vamos lá: Marrom Bombom, Marrom Bombom, em Campos do Jordão.

(Só para completar: eu e meus primos ainda dizíamos “Tira a calça jeans / bota o fio dental / morena você / não vale um real”).


5 Chocolate – Angélica

Angélica, se você estiver lendo isso, confessa nos comentários para gente: nem você gostava do seu programa infantil, né verdade?


Quer um pedaço? Eu gosto da franqueza dessa música, que não fica de metaforazinha de “você é meu chocolate, quero te comer sem a embalagem” (ou algo assim). “Chocolate” é uma ode ao chocolate e suas formas, e é misericordiosa até para incluir açúcar em pasta, ou chocolate branco, como é mais conhecido.

Se comer muito, dá dor de barriga? O problema da música da Angélica é confundir rima com receita: chocolate com mamão, chocolate com limão, chocolate com avelã, chocolate com maçã… querida, não é porque rima que vai ficar gostoso. Chocolate com caqui, chocolate com kiwi, chocolate com pequi, chocolate com xixi… pensa bem no que você tá fazendo!

4 Bombom – Angélica

Por que tem outra música da Angélica aqui? Porque essa é um primor de ruim, e também porque a Angélica ainda tem outra música, chamada “Eu não sou bombom”, num delicioso caso de transtorno bipolar.


Quer um pedaço? Na música, a Angélica está louca para dar o bombom, e se você não gostar, ela pode ser um rocambole ou um quindim ou qualquer outro doce. Isso é para vocês não falarem que é vida fácil trabalhar na televisão.

Se comer muito, dá dor de barriga? Brasil, vamos fazer um pacto: Que tal parar com essa porquice de se lambuzar com chocolate, hein? Porque depois vocês vão embora e é a pobre da camareira do motel quem tem que ficar esfregando lençol. Ainda estão esfregando as roupas de cama do último casal que resolveu usar nutella.

3 É de chocolate – Xuxa

Eu tive o trabalho de procurar: a Xuxa tem músicas sobre maçã do amor, bombom, doce da batata doce, mel, pipoca, pão e salada de frutas. Em defesa dela, precisamos dizer que ela também gravou uma sobre escovar os dentes. E uma sobre trufa não deve demorar.


Quer um pedaço? Esse clipe é uma piração – eu ia escrever uma piada, mas fiquei impressionado demais com as imagens, principalmente com o cocô gigante que aparece aos 48 segundos.

Se comer muito, dá dor de barriga? Que bonito, então o amor é feito de chocolate. Vamos a uma lista de implicações:
amor engorda.
amor dá dor de estômago.
amor não pode ficar fora da geladeira depois de aberto
amor pode vir com pedaços de outras coisas
amor, quando vem fácil, deve ser pura manteiga.

2 Chocolate – Luan Santana

Não consigo deixar de admirar a engenhosidade dessa música – ela é horrível, mas ao mesmo tempo é tão bem feita. Quem dera um dia o autor usasse seu superpoder para o bem!


Quer um pedaço? Oras, o que não falta é pedaço de chocolate nessa música. E, como as fãs de Luan Santana gostam de qualquer coisa – ou, evidente, não seriam fãs de Luan Santana – aposto que deve voar chocolate na platéia e as moças saem no tapa por causa do seu ídolo. Não é para menos: Luan Santana é um cantor diferenciado – ele tem a cabeça no presente e um olho no futuro.

Se comer muito, dá dor de barriga? Essa música é tão bem sacada que acho que ela deixou alguns chocolates de fora de propósito. Então, modestamente, eu queria dar minha contribuição com mais uns versinhos.
Você não é só peguete
É o meu moranguete
Que me faz feliz

Me dá o seu coração
E o seu bombom do Fofão
Pra por o nariz

Em posição tortuguita
Nosso amor tá na fita
E depois um cigarrinho Pan

1 Maionese – Gil

Só temos certeza de que “Maionese” não foi escrita pelo Djavan porque, se fosse, ela se chamaria “Maio Nesse” – de resto, ela não deve em nada ao grande menestrel do aleatório nacional.


Quer um pedaço? Nós vamos arriscar e dizer que o “chocolate” dessa música é o codinome de um negão, como naquela piada em que o fio de cabelo na sopa era do saco do feijão. Assim, se você vai querer um pedaço ou não, é um problema seu, e aqui não é o blog do Supremo Tribunal Federal, então ninguém vai te julgar.

Se comer muito, dá dor de barriga? Chocolate com maionese. Vamos repetir: chocolate com maionese.

A parte assustadora dessa música é que, se o “chocolate” é o apelido do sujeito, Deus nos livre de saber o que é a maionese depois de tanta batida. Sério, não pensem, vai estragar sua páscoa. Tá vendo, já estragou. Isso porque nem mencionamos a provável gorfada que a Gil vai dar depois que a bebida subir pra cabeça. Axé, estragando coisas saudáveis desde a Dança da Garrafa.