Blog

Blog

26 de abr. de 2012

10 melhores nocautes da história do PRIDE.






O lutador mais alto






Os 10 maiores lutadores de MMA de todos os tempos


Confira este especial com a trajetória dos 10 maiores lutadores de MMA de todos os tempos.

10- Anderson Silva




Está aí o Pelé desse esporte.
Anderson Silva é o cara que mais vezes defendeu seu cinturão na história do UFC e desde 2006 não perde uma luta.
Muito se questiona ainda sobre a sua performance no chão, mas vale lembrar que ele é faixa-preta de jiu-jitsu e de judô. Na verdade, a maior crítica que se faz ao seu jogo é a de que não é um jogo completo e que ele não é um lutador versátil, vez que se limita em não o deixarem derrubar. Há uma certa verdade nisso, mas o que eu penso é que ele tem, olhando por outro prisma, uma base fantástica.
Apesar de sua formação no Grappling, como já é sabido, sua incrível performance tem acontecido de pé: Anderson é um striker extremamente agressivo e amplamente imprevisível, herança das rodas de capoeira e dos tempos em que competia no Taekwondo, em que também é faixa-preta, assim como o é no Muay thay. Hoje, no MMA moderno, acredito que ele seja o maior detentor de faixas-pretas em atividade, quiçá de todos os tempos.
Sua última posição na lista dos dez maiores de todos os tempos se fundamenta no fato de que ele ainda está construindo a sua história e, também, por não ter trazido grande contribuição à evolução do MMA, no meu modo de ver.
Apesar de ser um lutador impressionante, Anderson só foi campeão em uma categoria.

9- BJ Penn

O Havaiano BJ Penn é um Hall of fame do UFC e um dos principais lutadores da história do MMA moderno, já que, ao lado de Randy Couture e Vítor Belfort, também é campeão em duas categorias diferentes.
Mas entre os feitos de BJ, acredita-se que o maior foi conseguir ser o primeiro não-brasileiro a ser campeão mundial de jiu-jitsu na faixa-preta, categoria absoluto. Some-se a isso, o fato de BJ ter trazido uma incorporação do jiu-jitsu de fantástica qualidade ao MMA moderno: ele foi preponderante para a adaptação definitiva da arte suave ao desuso do kimono e é, inclusive, reconhecido assim pela própria família Gracie.
BJ é considerado por muitos o lutador com a base mais extraordinária do MMA, seu equilíbrio é impressionante… e isso têm muito a ver com as técnicas que, sozinho, desenvolveu para a adaptação do Jiu-jitsu de competição à estrutura dinâmica e imprevisível das artes marciais mistas.
Além de tudo, trata-se de um lutador completo, que joga bem em pé, tendo um boxe de extrema qualidade, apresenta uma guarda perigosíssima quando de costas no chão, e detêm mais de 90% de finalizações quando joga por cima.
BJ é muito versátil e inteligentíssimo. Muita gente de renome por aí diz que se ele se dedicasse mais aos treinos atléticos seria, seguramente, um mito indestrutível, assim como foi Fedor durante muito tempo.

8- Matt Huges

Matt Huges também é um atleta natural da luta olímpica, com boxe alinhado e técnica de chão muito consistente.
É um dos maiores campeões da história do MMA moderno e têm um jogo muito estratégico, também. Muitos o comparam a Randy Couture e existe, inclusive, uma brincadeira americana que diz que Huges é uma versão compacta de Couture.
Sem dúvida, sua contribuição é enorme, até pela forma como trabalha as bases, já que Huges não mudou a sua base de wrestling, como fizeram muitos lutadores de luta olímpica, ao migrar para as artes marciais mistas. Huges têm um jogo de bases muito consistente e é bastante difícil derrubá-lo.
Por outro lado, também contribuiu muito para a evolução da técnica do Ground and Pound no MMA, tendo trazido elementos decisivos às trocas de posição e passagens de guarda quando por cima, trabalhando no chão.
Outro aspecto muito interessante de destacar é que Huges mesclou a técnica do Jiu-jitsu com a da Luta Olímpica para derrubar os oponentes.

7- Mirko Crocop

Mirko Crocop é um monstro sagrado da trocação. Muitos o consideram o maior e melhor Kickboxer de todos os tempos do MMA, e é.
Crocop fez lutas antológicas no Pride e se notabilizou por ser um contragolpeador tão perigoso que quase ninguém se destemia a tal ponto de tentar derrubá-lo.
Sua maior contribuição foi provar que os chutes altos decisivos eram possíveis no campo das artes marciais mistas modernas, tendo conseguido nocautes históricos através de sua técnica primorosa de high kicks.

6- Tito Ortiz



Tito foi o primeiro grande campeão moderno do MMA. O primeiro a introduzir um wrestling decisivo e plenamente adaptado às artes marciais mistas.
Embora tenha sido detentor do cinturão dos meio-pesados do UFC por um grande tempo, aproximadamente dois anos, sua maior e mais decisiva contribuição foi no campo do marketing do evento, o qual ajudou a que se tornasse o maior de todos.

5- Ken & Frank Shamrock

Ambos são figuras categóricas do MMA e têm, certamente, sua contribuição ao esporte muito mais no campo do folclore do que por seus primores técnicos, que não eram grandes coisas.
É importante lembrar das lutas antológicas que ajudaram a popularizar o MMA, tal qual a Super Luta do UFC 5, entre Ken e Royce, que terminou empatada após mais de 30 minutos de intenso desgaste de ambos, além da rivalidade histórica entre Tito Ortiz e Ken.
Se por um lado vejo como injusto que figurem nessa lista, por não terem dado grande contribuição técnica à evolução do MMA, por outro vejo que foram decisivos no campo da publicidade e por serem, ambos, muito carismáticos.

4- Randy Couture

Por causa dele se descobriram duas coisas: Os lutadores, tal qual o vinho, quanto mais velhos melhores; e o wrestling é uma arte marcial fantástica e fundamental para o MMA moderno.
Randy “The Natural” Couture é um senhor wrestler, com boxe muito alinhado e jiu-jitsu de boa qualidade cujo diferencial foi introduzir a tática ao plano de luta. Suas lutas foram quase todas muito racionais e sua motivação sempre foi provar que o wrestling poderia ser tão importante quanto o jiu-jitsu para o MMA, o que o carrancudo Dan Severn não conseguiu fazer.
Foi campeão em duas categorias diferentes também e, só isso já o qualificaria para receber todas as honrarias pela sua enorme contribuição ao desenvolvimento esportivo do MMA, além de ter sido deveras importante para a adaptação decisiva da luta olímpica ao plano das artes marciais mistas, introduzindo técnicas mais arrojadas e menos expositivas que as convencionais.

3- Fedor Emelianenko

Muitos o consideram o monstro sagrado da história do MMA, uma espécie de Pelé desse esporte… eu confesso que acho menos, mas não posso deixar de colocá-lo na terceira posição, e isso se deve a um único e exclusivo fato: o cara ficou dez anos invicto. Pasmem!!!
Embora Fedor não tenha em seu currículo uma luta sequer no UFC, ele é a prova cabal de que pesos-pesados podem sim ser técnicos e de que outras artes marciais, como o sambô que ele pratica, podem ser tão eficientes quanto o Jiu-jitsu.
Fedor é muito técnico, inteligente e instintivo. É, sim, um dos maiores.
2- Vítor Belfort

Vítor foi campeão em duas categorias diferentes, sendo a primeira com apenas 19 anos de idade. Trata-se de outro mito e faz parte direta da história do MMA moderno na medida em que introduziu o boxe alinhado de forma muito consistente ao evento.
Vítor Belfort também trouxe a proficiência atlética à tona e ajudou a popularizar a figura do treinamento misto de artes marciais, além de ter sido fundamental para o marketing do evento por sua imagem polida e sempre muito solícita.

1- Royce Gracie

Esse é o maior de todos os tempos e não há quem discuta. Royce é, simplesmente, o fundador do esporte que hoje convencionamos chamar de MMA. É um mito. Foi através de sua família Gracie que os primeiros eventos de vale-tudo – tal qual era chamado à época – foram organizados, e diga-se de passagem, muito bem organizados, tanto que até hoje existe a franquia criada: o UFC. Embora sob novos donos.
Royce é também um marco na história do Jiu-jitsu, na medida em que promoveu a adaptação gradativa desse esporte enquanto arte marcial até vir a se tornar a cereja do bolo do MMA moderno, tendo provado, sem que restassem quaisquer dúvidas, a superioridade de sua arte em relação às diversas outras, tamanha a facilidade com que venceu seus oponentes nas primeiras edições do UFC.
Sua importância é tão extrema que hoje é quase impossível ouvir falar de algum atleta de MMA que nunca tenha praticado Jiu-Jitsu.

70 brutais nocautes no Boxe! Espetacular!


Parte - 1


Parte - 2




Parte - 3


Parte - 4