Blog

Blog

21 de mar. de 2012

Umas e outras... De tudo um pouco!


Robô água-viva tira energia infinita da água do mar

Cientistas americanos desenvolvem um robô água-viva que usa a energia da água do mar para se locomover.


Segundo pesquisa apoiada pela Marinha americana, publicada no periódico Smart Materials and Scructures do Instituto Britânico de Física, o "robô água-viva" emula os movimentos do cnidário usando um músculo circular para expandir e rapidamente contrair seu corpo, movimentando seu corpo para a frente através de jatos de água.


Em nota os os inventores do robô explicaram que sua energia deriva das reações químicas criadas em sua superfície. Seu corpo é constituído de oito segmentos de materiais "inteligentes", que são capazes de mudar de forma e tamanho para reproduzir os movimentos naturais do nado de uma água-viva.

A platina que reveste a superfície da máquina reage com o oxigênio e o hidrogênio que compõem a água ambiente produzindo calor. Calor esse que ao percorrer os músculos artificiais faz com que os oito segmentos se contraiam expulsando a água. Após a contração, os segmentos relaxam e voltam à sua forma original.

No nosso conhecimento, esta é a primeira vez que conseguimos alimentar um robô submarino usando hidrogênio ambiente como fonte de energia.
Yonas Tadesse do Instituto Politécnico de Virgínia (Virginia Tech)

O "robô água-viva" está ainda em fase de testes de laboratório, se movimenta em apenas uma direção uma vez que todos os seus segmentos são ativados ao mesmo tempo. O próximo passo será alimentar cada segmento separadamente o que possibilitará o controle do movimento do robô em diferentes direções.


Fonte: R7
Via BBA