Blog

Blog

1 de mar. de 2012

Retrospectiva - Os melhores vídeos da semana



Skates elétricos e de longo alcance


O ZBoard é um skate equipado com uma bateria, motor elétrico e um par de sensores para acelerar e frear. Pode atingir uma velocidade de até 28 km/h, com uma autonomia de até 16 quilômetros. Dependendo do terreno e da distância, da até para ir para o trabalho. Uhull! Como quase todos os transportes móveis de hoje em dia, também inclui um sistema de recarga de energia na freada, para poupar energia.

Colibri roncando


Quem é que não adora ver uma novidade destas coisinhas adoráveis? Este vídeo flagra um pequeno beija-flor em pleno ronco. Sozinho, é lógico, já que a dona colibri não aguentou toda esta barulheira.

Como deveriam ser as telecomunicações nos anos 90 profetizadas no final dos 60


Estes vídeos de um passado distante têm todos os detalhes dos grandes clássicos: a voz plana e sem emoção do narrador -para não falar dos atores–; a musiquinha dos títulos, a introdução e o fechamento; as telas com efeitos especiais mal montadas e... ah sim, esses penteados inesquecíveis!

Algumas das curiosas predições tecnológicas deste vídeo são gravadores de cassetes com protuberantes botões, faxes que funcionam como as Polaroids e jovens pedindo um crédito a um banqueiro, que age com lógica matemática e sem avareza nem usura depois de consultar o computador.

Quem é o Peter Pan do mar?


Se trata do axolote mexicano (Ambystoma mexicanum), um estranho e curioso anfíbio que nunca cresce, conserva durante toda a vida seu aspecto de girino e, se perder, sua cauda cresce rápida e novamente. Daí que é considerado "eternamente jovem" e receba o apelido de "Peter Pan do mar".

O fato de que não experimente metamorfose e não envelheça se deve a que sua glândula hipófise não libera um hormônio que ativa as glândulas tiróides. Administrando-lhe hormônios tireoidianos, concretamente tiroxina, os cientistas conseguiram fazer com envelheça, desenvolva pulmões e se transforme em uma forma adulta que não existe na natureza.

Príncipe da Pérsia real


São muitos os videogames clássicos levados ao mundo real; Super-Mario, Pac-Man, Pong... Agora temos um nem tão popular em tempos recentes, mas que foi uma verdadeira febre no final dos oitenta: o Príncipe da Pérsia, o original.

Nosso herói movia-se agilmente (se comparado com outros de sua geração) entre os muros de uma antiga cidade persa, repartindo golpes a todos os que se intrometiam em seu caminho, mas como se sairia nosso herói de outrora nas ruas de qualquer cidade atual?

Tempestade do tamanho da Terra surfando a superfície do Sol


Falar sobre tempestades solares não permite imaginar a sua magnitude, mas se levarmos em conta nosso planeta como referência há de se ter uma pequena ideia destes fenômenos. Neste caso, o efeito espiral é provocado por plasma de menor temperatura que se move em ambas direções sobre a superfície, e quando as partículas são atraídas por forças magnéticas, começam a dançar em espiral. Este espetáculo é cortesia do Solar Dynamics Observatory (SDO) da NASA, sem cujos recentes avanços de tecnologia óptica, não estaríamos presenciando este monumental façanha astronômica.

Está indeciso? O gato de Schrödinger pode te dar a resposta


Sempre haverá um momento do dia no qual tenhamos que tomar alguma decisão. Se ainda não sabe se irá responder "sim" ou "não" a declaração que recebeu em pleno São Valentim, o gato de Schrödinger poderia ajudá-lo ante essa situação comprometedora.

Este brinquedo chamado "Schrödinger's Cat Executive Decision Maker" que emula a famosa experiência imaginária e que lhe ajudará a tomar decisões. Funciona desta maneira: O gato escutará o que você tem a dizer e ao abrir a porta da caixa saberá a resposta. Se aparecer vivo, significa que foi um "sim", em caso que apareça morto... melhor esquecer e tratar de ressuscitar o bichano.

A caixa mede 14x10x10 centímetros, funciona com duas pilhas AA e pode ser comprada por R$50 na loja da ThinkGeek. Mas se não for um geek desejoso de queimar dinheiro, poderá sempre pegar uma moeda qualquer, inclusive de 1 centavo, e deixar que o velho "cara ou coroa" decida. É mais barato.