Blog

Blog

29 de mar. de 2012

Morcego gigante é capturado pelo exército peruano! Fake?

Morcego gigante capturado pelo exército peruano! Verdadeiro ou farsa?
Imagem mostra o maior morcego já visto pelo homem. Texto afirma se tratar de um espécime da Indonésia e que o exército peruano o teria capturado! Será verdade essa história?
Em março de 2012, a fotografia abaixo apareceu nas redes sociais. De acordo com o texto que a acompanha, o bicho teria sido encontrado pelo exército do Peru que, finalmente, teria conseguido prender o animal que estaria assustando muita gente “pelas Américas”. O texto também diz que o bichão ganhou o nome de Chupacabras e que se tratava de uma espécie de morcego gigante da Indonésia.
Morcego gigante capturado pelo exército peruano! Verdadeiro ou farsa?

Será que essa história é real?

Esse é um dos vários casos em que é muito difícil se identificar a sua procedência . Temos apenas uma foto, um texto que não cita fontes e nada mais.
Nas versões em inglês, por exemplo, o texto diz que o tal morcegão foi capturado nas Filipinas. Aqui, alguns blogs juram que o bicho foi pego no sertão do nordeste . Já, no Facebook, postagens afirmam que essa maldade que os animais humanos fizeram com o animal ocorreu no Peru .

A foto

Em uma primeira análise, não encontramos vestígios de adulteração digital na fotografia. Mas isso não quer dizer que ela não seja falsa!
Quem tirou a foto usou um velho recurso conhecido como perspectiva forçada. Nela, o fotógrafo tenta um enquadramento de forma que um objeto que está em primeiro plano pareça maior (ou menor) apenas posicionando-o mais longe ou mais perto da câmera .
O excelente Metamorfose Digital listou 70 belíssimas fotografias que usam e abusam desse artifício. O resultado são fotomontagens que não necessitam necessariamente de Photoshop.
Perspectiva Forçada - A menina parece do tamanho da torre!
Com a Perspectiva Forçada, a menina parece do tamanho da torre! (Não sei quem é o autor! Achei lá no Metarmofose Digital!)

Esse post no TecMundo ensina como criar essa ilusão de ótica usando apenas uma simples câmera digital.
Trish Wimberley – diretor da Australian Bat Clinic – afirmou em entrevista ao jornal online NineMSN que, embora alguns morcegos cheguem a medir até 1,70m de envergadura, nenhum poderia ter crescido tanto como o que é mostrado na imagem. Para ele (assim como para nós) a foto foi mesmo adulterada usando-se do truque da perspectiva forçada. “Basta reparar na faca acima do bicho na imagem para notar a proporção do morcego em relação à faca”, disse Wimberley.
Wemberley também sugere que o animal retratado possa ser uma raposa-voadora da Malásia, também conhecido como morcego vampiro, que pode chegar a medir 1,5 m da ponta de uma asa a outra e pesar até 1,1kg.

Morcegos que chupam sangue

Um artigo do site da revista Superinteressante explica que das quase 1.000 espécies de morcego, apenas 3 são hematófagas, se alimentam de sangue. A revista também nos ensina que, ao contrário do que muita gente pensa, os morcegos que realmente chupam sangue são os menores.
Para saber um pouco mais sobre esse morcego, fica a sugestão da leitora Risa Stoider para o ótimo blog Caapora. Lá é explicado que todas as 3 espécies de morcegos hematófagos vivem aqui  no Brasil e a maior e mais comum, Desmodus rotundus, atinge uma envergadura de aproximadamente 20 centímetros.
Dois ótimos vídeos que mostram um pouco mais sobre os morcegos:


Conclusão

O morcego não é tão grande como aparenta na imagem. Trata-se de um truque que se aproveita da ilusão de ótica.
O morcego também não é malvado como aparenta na imagem. O que quer que tenham feito com ele, foi
crueldade!