Blog

Blog

3 de mar. de 2012

Freud: Além da Alma


Navegando no Youtube encontrei um trecho do filme “Freud:Além da Alma”, que conta a história do pai da psicanálise, Sigmund Freud. No trecho em questão Freud tem contato pela primeira vez com Charcot (um médico e cientista francês), e é mostrado como a sugestão hipnótica era utilizada para tratar pacientes histéricos. Foi a partir desse contato de Freud com o trabalho de Charcot, que Freud começou a delinear a idéia de um “inconsciente” funcionando junto ao consciente.
É interessante notar como a hipnose era usada nesta época (no trecho Charcot “elimina” os sintomas histéricos dos pacientes e depois os reativa novamente) e como o tratamento de pessoas com traumas psicológicos e outros problemas mentais muitas vezes eram tratados como sendo apenas “gente querendo chamar a atenção”.

Freud: Além da Alma – a ridicularização de uma nova teoria

Observei que o post sobre o filme “Freud: Além da Alma” tem sido muito procurado pelos visitantes deste blog, portanto, resolvi colocar um novo trecho do filme aqui. Este trecho em questão mostra o momento em que Freud resolve apresentar a sua nova e extremamente polêmica teoria sobre a sexualidade humana e o erotismo nas crianças. Evidentemente que esta teoria já foi refutada, atualizada e ampliada por inúmeros outros estudiosos depois dele, de maneira fundamentada. Mas é interessante notar aqui como a comunidade científica normalmente se posiciona frente à teorias “heterodoxas” ou que fogem muito ao paradigma da moda…