Blog

Blog

24 de mar. de 2012

Fique sabendo!... Saber é bom demais!


 Os dez maiores artistas da década de cinquenta

Um final de semana ocioso só pode gerar uma nova matéria para o blog, hoje estava indecisa sobre que astro da música falar numa matéria especial de sábado, comecei escrevendo um texto sobre Elvis que não deu certo, depois tentei falar de Buddy Holly, mas ficou monótomo demais, então tive a brilhante idéia de juntar todos esses artistas numa postagem só. Hoje o penúltimo Década a Década anos cinquenta vai ter uma lista com os dez maiores artistas do Rock'n Roll, as figuras que mais ajudaram a marcar esse novo ritmo que surgiu nos anos cinquenta, assim não vou ter que escolher só um artista para falar. A lista vai ser baseada na minha opinião somente, mas podem deixar suas sugestões nos comentários, é difícil selecionar apenas os dez melhores de uma década inteira, mas levei em consideração os quesitos de influência musical, presença de palco e etc. Confira:

 10. Gene Vincent




Muitos não concordaram pelo fato de Gene estar na lista, mas eu o considero um dos maiores astros da década de cinquenta. Seu maior single foi Be-Bop-Lula (música muito tocada pelo Quarrymen), após essa canção ele nunca obteve tanto sucesso comercial, apesar de estar sempre gravando material novo. Ele é a cara da Rockabilly graças a sua espontaneidade e presença de palco, infelizmente assim como grandes outros músicos ele foi esquecido.


9. Fats Domino




Ele não é um cantor de Rock e sim de Blues, mas vale a pena ser destacado graças a sua influência na criação do Rock. Ele está aqui principalmente pela canção Fat Man que foi uma das primeiras a apresentar um piano ritmado no estilo do Rock, ainda em 1949.


8. Carl Perkins




Carl Perkins foi um dos pioneiros da Rockabilly, garoto pobre escreveu o grande sucesso Blue Suede Shoes num saco de tomate e de garoto pobre passou a ser estrela vendendo milhões de discos, mas teve seu sucesso parado por um acidente quase fatal. Elvis re-gravou seu sucesso enquanto Carl estava em recuperação tornando-o um grande clássico, ele nunca mais atingiu o topo das paradas, mas compôs clássicos inesquecíveis.


7. Bill Haley




Bill Haley é conhecido por popularizar o recém-nascido Rock'n Roll com sua música Rock Around The Clock, e também divulgar esse novo gênero para o público branco que ainda tinha certo racismo em relação a música de negros.


6. Everly Brothers




A dupla de irmãos é uma das mais importantes do Rock por fazer ponte entre o novo estilo que surgia e o Country, agradando fãs de ambos os estilos. Sem muitos instrumentos eles tinham um som focado em harmonias vocais acompanhadas por um violão suave, assim eles influenciaram a maior parte das bandas que vieram surgir nos anos seguintes.


5. Jerry Lee Lewis




Um dos maiores cantores de todos os tempos foi Jerry Lee, que com sua voz inconfundível e seu gingado encantou plateias da década de cinquenta. Ele batia nas teclas do piano com perfeição única fazendo com que todos que ouvissem seu som começassem a dançar, um dos pioneiros do Rock que conseguiu agrega-lo na cultura branca.


4. Little Richard




Com seu modo de cantar semelhante ao de cantores gospeis Little Richard foi escolhido pela Rolling Stone como oitavo maior artista da música de todos os tempos. Ele tinha um jeito único que proporcionava grande presença de palco símbolo do Rock, um dos pioneiros do Rock é responsável pelos maiores singles do estilo.


3. Buddy Holly




Em terceiro lugar coloco um dos mais influentes cantores de todos os tempos, Buddy Holly em um ano e meio de carreira conseguiu mudar o mundo da música de forma avassaladora. Nascido no Texas o cantor tinha grande habilidade com a guitarra, além de ser um grande compositor. Influenciou as maiores bandas dos anos sessenta, ajudando na luta contra o preconceito racial no Rock. Foi com certeza um dos maiores artistas que já passaram na Terra.


2. Elvis Presley




Elvis pode não ser tudo isso que falam dele, mas é incontestável que ele foi o maior símbolo da geração dos anos cinquenta. Ele influenciou diversas bandas de Rock montadas nos anos sessenta, atingindo um sucesso comercial imenso. Além dos seus vocais exemplares, ele tinha presença de palco e apelo sexual, conquistava garotas que ficavam fanáticas por ele. Com certeza foi uma das maiores personalidades da música de todos os tempos.


1. Chuck Berry




Seria injusto colocar qualquer outro artista na primeira posição, já que Chuck pode ser considerado um dos criadores do Rock, se não o seu maior profeta. O cantor tinha estilo, e tudo aquilo que era obrigatório na vida de um Rock Star, incluindo os escândalos. Ele é um figurão que sabe fazer música de verdade, completo sabe agitar uma platéia. Merece a primeira colocação na lista.