Blog

Blog

2 de mar. de 2012

Filme Frankenweenie: A Nova Animação Sombria de Tim Burton


Início do mês de março e as telonas do cinema ganham novos lançamentos que prometem sacudir o público no quesito emoção. Já está disponível na internet o novo filme do diretor Tim Burton, conhecido por trabalhos de sucesso como os remakes de ‘Alice no país das Maravilhas‘ e ‘Uma Fábrica de Chocolate‘.
frankenweenie filme tim burton
Consagrado pelo perfil sombrio de seus enredos e cenários, o cineasta resolveu projetar um curta produzido por ele mesmo em 1983 para o cinema: ‘Frankenweenie‘. Desta vez, além de uma história maior, a película é uma animação feita em stop motion em preto e branco, com Londres como plano de fundo.
frankenweenie filme tim burton

Assista ao trailer legendado de Frankenweenie

Curta Frankenweenie 1984

Assista abaixo o Curta completo de Tim Burton, dividido em três partes, do qual foi inspirado o filme. Feito no estilo antigo em preto e branco o que podemos notar é uma convergência de traços de roteiro no trailer visualizado anteriormente.
Pelo que conhecemos do cineasta, vamos adentrar novamente em um mundo que mais parece um pesadelo angustiante, longe dos contos de fada. Não que eu não admire o trabalho grandioso deste homem, mas me sinto meio angustiada em muitos filmes dele. No entanto isso não retira todo o respaldo de Burton que criou um gênero na arte de fazer cinema.

Outras animações de Tim Burton

Falando em gênero obscuro de contar suas histórias e utilizar mesmos elementos na criação, montagem e produção de suas animações, retomemos uma parte da cinematografia do diretor em que podemos enxergar semelhanças entre suas produções:
Noiva Cadáver: também em stop motion, foi lançado em 2005. Narra a história de um casamento arranjado em que o noivo foge, mas acaba em um cemitério da cidade, onde coloca o anel na caveira de uma noiva, fazendo a noiva cadáver ressurgir do mundo dos mortos e perseguir o noivo vivo.
Estranho Mundo de Jack: na verdade o título original da película é ‘Nightmare Before Christmas’, que traduzido ao pé da letra fica ‘O pesadelo antes do Natal’. Uma animação de 1993, foi um dos primeiros do diretor seguindo essa linha sombria e animada de construção.
Beetle Juice:apesar de não ser uma animação propriamente dita, eis um dos precursores na arte de Tim Burton. O longa retrata a vida de um casal de mortos que querem expulsar de sua casa os novos donos ainda vivos. O filme fez sucesso na época de seu lançamento 1988 e acabou se tornando uma série de TV com alguns episódios.
Vicent: Foi exatamente com este curta de quase seis minutos que Burton enveredou pelo caminho da animação. Sua primeira base para os outros filmes do gênero foi produzida em 1982 em que conta a história de um garoto brincando de ser um ator famoso narrando contos de terror. Bem nos moldes dos filmes anteriormente apresentados.
Para fechar com chave de ouro essa pequena imersão no mundo cinematográfico de Tim Burton, vejamos um pequeno curta que mescla todo esse universo dark do artista em suas direções: