Blog

Blog

20 de mar. de 2012

Cultura de Israel


Israel, um micro-cosmos global

A cultura de Israel é uma das mais ricas no Mundo, nela se encontram um pouco de cada cultura existente no planeta.

Os judeus a trouxeram da Europa, América, Brasil, Rússia e etc, os árabes a trouxeram de todo o Oriente Médio. Esta mistura e diversificação mágica veio a concentrar em Israel um micro-cosmo global cultural.
A cultura de Israel se desenvolveu muito antes da fundação do Estado de Israel em 1948 e combina a herança da vida secular e religiosa. Grande parte da diversidade na cultura de Israel vem da diversidade de sua população. Originárias de todo o mundo, os imigrantes chegaram com diversas origens culturais o que contribuiu para o desenvolvimento da cultura israelense, que seguem as tendências e mudanças culturais em todo o globo. A Cultura israelense também reflete a história judaica na diáspora, especialmente a ideologia do movimento sionista início no final do século XIX.

A tradições de Israel estão enraizadas em uma síntese das tradições étnicas e religiosas, e os artistas israelenses continuamente empurrar os limites nas suas formas de arte. Através de seu trabalho, os artistas de Israel provocam um auto-exame reflexivo e comunitário. Inspiram a mudança social, ao expressar a beleza do povo e da terra de Israel.

O sionismo é parcialmente baseado na tradição religiosa. Faz a ligação entre o povo judeu à Terra de Israel, onde o conceito de nação judaica se desenvolveu entre 1200 AC e 70 DC (fim da era do Segundo Templo). No entanto, o sionismo moderno evoluiu principalmente como secular. Na maior parte começou como uma resposta ao anti-semitismo presente em relação ao judaísmo europeu. Constituía um ramo do fenômeno mais amplo do nacionalismo moderno. Embora grupos sionistas competiram com outros movimentos políticos judeus, o sionismo tornou-se um equivalente ao judaísmo político durante e depois do Holocausto.

Música e Dança

Yerushalim Shel Zahav - Jerusalém de Ouro

Shir Hamaalot - Cânticos dos Degraus

Ofra Haza

Ofra Haza (em hebraico: עפרה חזה; Tel Aviv, 19 de Novembro de 1957 — Tel Aviv, 23 de Fevereiro de 2000) foi uma cantora israelita de raízes iemenitas que alcançou grande popularidade no Médio Oriente e internacionalmente.