Blog

Blog

3 de mar. de 2012

Análise por setor da seleção brasileira de futebol


Seleção Brasileira


seleção brasileira de futebol é uma das principais potências do futebol. Isso não é segredo nenhum no mundo do futebol, e muitos menos para mim que adoro ver o Brasil jogar, seja em amistoso ou em jogo valendo.
Sempre candidata a ganhar títulos, a seleção brasileira vive em fase de renovação, bem como muitas seleções pelo mundo, caso da Alemanha e até Portugal como exemplos. Analisar a equipe de Mano não parece ser uma boa altura agora, mas podemos tirar alguns detalhes que vem sendo observados nos jogos dos Brasil desde a entrada de Mano. Em 21 jogos do Brasil Mano perdeu apenas 3, incluindo Copa América, Super clássico das Américas e amistosos.

Confira os números

Em 21 jogos, conseguiu 13 vitórias, 5 empates (1 deles na Copa América) e apenas 3 derrotas. Os números não são maus, mas se tratando de seleção brasileira os objetivos são títulos.

Análise por setor

Sistema Defensivo – Defesa
Na defesa o Brasil tem se apresentado bem organizado, embora ainda mostre erros que não podem acontecer em jogos mais complicados. David Luiz com Thiago Silva não tem sido tão eficiente na cobertura defensiva quando o time sofre contra-ataques. Nas laterais Mano tem optado por Daniel Alves, que também precisa melhorar seu jogo defensivo. Na lateral esquerda Marcelo tem feito gols e tudo, e não posso aqui colocar críticas ao jogador de jeito nenhum.
Sistema Intermediário – Meio de Campo
Mano Menezes tem colocado normalmente um 4-3-3 clássico, embora o time oscile às vezes para um 4-2-3-1 e 4-4-2 nas variações táticas quando o time está com bola e sem bola. Tem chamado nomes como Elias, Sandro, Fernadinho, Ganso, Ronaldinho Gaúcho, além de Hernanes. Talvez a seleção aí precise melhorar, principalmente quando joga apenas com um homem fixo como volante. Lucas em minha opinião com estatura baixa não pode desempenhar todas as tarefas defensivas do Brasil. Tem que haver algum homem que procure baixar para ajudar na marcação e isso Hernanes ou Fernadinho podem fazer muito bem. Na organização de jogo Ronaldinho Gaúcho talvez precise ser mais rápido e fazer aqueles dribles de costume. Sem bola tem que ajudar. Kaká é um nome que muitos ainda sentem falta em ver na seleção, tem que aparecer mais no Real Madrid para ter nova chance na seleção brasileira. Esse é com certeza o pensamento de Mano, mas essa lição tem que servir para todos não é Mano? Bem, agora vou passar ao sistema ofensivo, talvez o mais badalado na seleção e vou explicar o porquê.
Sistema ofensivo – Ataque
No ataque Pato surgiu como promessa, mas agora não passa por boa fase. Neymar embora costume marcar o ritmo na frente não tem finalizado jogadas claras de gols, não tem tido frieza de matar as jogadas e procura às vezes muita individualidade nos lances de ataque. Hulk como homem mais rápido na frente não é homem de ter o 9 nas costas. A saída passa por Damião ou Fred que podem e tem obrigação de jogar melhor naquele setor. Enquanto o número nove não aparece o time vai buscando soluções em jogadas pelas laterais do campo, em cruzamentos e diagonais dos laterais. Passar por um processo de jogo dessa forma requer uma movimentação muito maior dos laterais com os meias na procura das jogadas ou tabelinhas. Se esse setor não for eficaz estamos tramados.


Esperança: Nos próximos amistosos poderemos ter outra opinião, no futebol as coisas mudam rápido. Só espero que Mano chame outros jogadores que estão se destacando nos Estaduais e, possa dessa forma melhorar o desempenho do Brasil. Jogadores não faltam, e técnico? Fica a pergunta. Deixe seu comentário que a gente do O Minuto do Saber agradece.
Fica aqui o vídeo da vitória do Brasil sobre a Bósnia por 2-1.