Blog

Blog

23 de fev. de 2012

Você sabe que horas são?



segurando o tempo...
Segurando o tempo!...
O título deste post pode parecer estranho à princípio, mas diz respeito a um dos documentários mais interessantes que vi nos últimos tempos. É o título de um documentário que fala sobre o tempo. O físico de partículas, prof. Brian Cox é quem nos apresenta os mistérios das horas que passam.. supondo que o tempo realmente exista, é claro. Ou que exista como nós o pensamos, é claro. Não vou mentir, o documentário termina com um ponto de interrogação maior do que o que iniciou. O prof. Brian nos fala da obsessão humana pelo tempo, partindo lá das mais antigas civilizações, com especial atenção aos Maias, chegando até os dias de hoje, com cientistas e laboratórios do mundo todo unidos para entender o que é o tempo.
Com Brian descobrimos que um dia nunca tem precisamente 24 horas. Que o nosso planeta está desacelerando, e que há 600 milhões de anos atrás, por exemplo, um dia inteiro tinha menos de 22 horas. E tudo vai ficando cada vez mais estranho conforme o professor nos guia pelas principais teorias físicas sobre o tempo, e chega ao ponto de dizer que o tempo não passa de uma ilusão…


Da introdução do documentário
Há um aspecto em nossas vidas que todos admitimos como certo. É algo tão familiar, habitualmente não pensamos nisso duas vezes.
Um dos fatores chaves de ser um ser humano é que podemos dizer o tempo. Nos permite tirar sentido do mundo: passado, presente, futuro. Mas não é nem de perto franco e direto como você pode pensar.
Nós temos maneiras de medir o passar do tempo, mas não sabemos o que acontece quando o tempo passa. Eu nem posso dizê-lo no momento o que o momento significa. Mesmo momentaneamente.
Saber o tempo não é fácil.
- “Estou bem certo de que a fluidez do tempo é no final das contas uma ilusão…”
- “Não há um grande relógio no céu que pulsa na mesma taxa para todos, não importa aonde estão ou o que estão fazendo.”
O tempo teve um começo?
Por que o tempo pulsa?
E o nosso futuro já existe?
Eu tentarei responder uma das mais simples perguntas que você pode fazer: “Que horas são?”
O documentário está dividido em 6 partes

Parte 1
Parte 2
Parte 3
Parte 4
Parte 5
Parte 6

Você realmente sabe que horas são?