Blog

Blog

16 de fev. de 2012

Seleção de bons vídeos


Enquanto isso, na Antártida...


Não suporta mais o calor dos últimos dias? Está se sentindo com um sapo sendo cozido lentamente em banho-maria? Que tal então uma visita Estação de pesquisa McMurdo na Antártida? As tempestades ali são tão intensas que têm o seu próprio sistema de catalogação meteorológica baseado em diferentes condições que o tempo pode apresentar que são classificadas nas formas descritas depois do meteorológico salto:

Clippy, o curta


Lembram de Clippy, o assistente do Microsoft Office que passou de uma figurinha animada engraçada a um dos maiores tormentos odiados dos programas para escritório da Microsoft? Pois Guy Collins decidiu fazer um curta-metragem da vida e morte do querido/odiado personagem. (Se necessário clique em CC para exibir o seu idioma)

Formação de nano quadricópteros


Se alguns outros vídeos de quadricópteros já causavam arrepio e admiração, o último experimento do laboratório Grasp, da Universidade da Pensilvânia, é para agarrar a cadeira. Como é possível ver no vídeo (a partir de 0:45), desenharam uma nova versão reduzida dos protótipos, chamados "nano-quadricópteros", que realizam formações ainda mais numerosas e precisas. As cenas resultantes são uma mistura da Guerra das Galáxias e Space Invaders. Que serão capazes de fazer estes enxames de robôs quando aprendermos a programá-los ou ensinarmos a agir de forma independente? Medo!

Cinco horas de Adriana Lima agitando uma bandeira


Contemplar por cinco horas loops da modelo Adriana Lima em câmera lenta agitando uma bandeira quadriculada em uma pista de corridas onde sopra o vento pode ser um ato de pop zen. Este meme, preâmbulo do Superbowl, contém uma poderosa ambivalência, por um lado criar uma imagem que poderia se perceber como objetificação da mulher -a mulher como somente um corpo, uma máquina de fazer sexo- por outro lado poderia ser uma obra de arte, uma paródia consciente -ao alongar-se por cinco horas- a essa mesma objetificação, a nossa cultura de "pegadores", biquínis e cervejas: enfim, uma hipérbole do clichê.

Por outro lado o video tem um relevo cômico, desafia os internautas a ficar as cinco horas, "perdendo seu tempo" observando minuciosamente os movimentos cadenciados de Adriana movendo uma bandeira e moldando seu corpo em diversas poses que mudam em um minimalismo que é tão erótico quanto humorístico: o da bandeirada para os caminhõezinhos desejosos de transportar tanta areia.

A dica para os mais afobadinhos: na terceira hora tem um especial nip slip imperdível. Ah, sim, o video não tem replay automático, de modo que a cada vez que termine você terá que pressionar novamente o massante play. E tem gente que ainda recebe uma "baba" para fotografar estas modelos.

O maior espetáculo na Terra


The Greatest Show on Earth é o vídeo número 13 da série Symphony of Science, uma celebração musical das maravilhas da biologia, incluindo a evolução, seleção natural, DNA, e todo o demais. O cantores auto-tunados da vez são David Attenborough, Richard Dawkins e Nye Bill.

Erupções solares e auroras, a combinação perfeita para um time-lapse


Na semana passada aconteceu uma das maiores erupções solares dos últimos anos e, claro está, quando uma ejeção de massa solar chega à Terra e se choca com os pólos norte ou sul da magnetosfera terrestre, acontecem os fenômenos das auroras (boreal ou austral), isto é, o aparecimento de uma luz que se projeta sobre a ionosfera e que, aos nossos olhos parece um espetáculo de grande beleza. Esta erupção solar derivou em uma labareda catalogada como M8.9 e, como era de esperar, propiciou o aparecimento de auroras boreais e austrais no passado dia 24 de janeiro que foram captadas por alguns fás da astrofotografia que publicaram as imagens em forma de time-lapses de grande beleza.

Bebê animatrônico


O bebê animatrônico de Chris Clarke é infinitamente mais educado que qualquer bebê humano: não vomita, não faz caca, não chora, não grita e nem interrompe seu sagrado sono. Ademais, sua forma de retorcer-se de desespero humano é muito realista, como se pressentisse que a conta do celular deste mês vai ser de arrancar o couro. Mas eu não teria coragem de pegar esta coisa no colo não. E se de repente a lavadora achar que este negócio é nossos filho. Não, obrigado, deixa que centrifugo sozinho.

Dezenas de filmes de Spielberg condensadas em 5 minutos


O vídeo de Todd Sandler homenageia Steven Spielberg -no recebimento do prêmio David O. Selznick- recopilando cenas da cada uma dos filmes nos quais Spielberg participou como produtor, produtor executivo e/ou diretor. Não me considero particularmente fã de Spielberg, mas após ver o vídeo reconheço nele um monte de filmes que venho desfrutando com prazer ao longo de toda a vida.

Via | AllThingsD.