Blog

Blog

10 de fev. de 2012

Plan 9 From Outer Space - Ed Wood - 1959 - Legendado












Impossível falar de cinema e não falar em Edward Davis Wood Jr. (1924-1978). Frequentemente lembrado como o pior cineasta de todos os tempos.

Pois eu, quando falo em Ed Wood, lembro primeiro do homem que estendeu a mão ao Mestre Bela Lugosi, que já velho, viciado em heroína e sozinho, não era mais útil aos interesses da grande indústria cinematográfica.

Pois Ed Wood foi responsável por filmar as últimas imagens que temos de Bela Lugosi antes de sua morte.


Ed Wood era, antes de tudo um apaixonado por cinema, como nós, mas com coragem (ou loucura) bastante para, sem grana, fazer filmes - num tempo que fazer filmes era muito caro.

Mas, vamos ao filme Plan 9 From Outer Space, também conhecido como Vampiros del espacio (Argentina e Espanha), Plan 9 aus dem Weltall (Alemanha), Piano 9 da un altro spazio (Itália), Plan 9 del espacio sideral (Venezuela) e ainda Plan 9 z kosmosu (Polônia).

A história é meio sem pé nem cabeça (um típico roteiro de Wood) e mostra uma raça alienígena, que com medo que os humanos destruam o universo com sua desenfreada evolução destrutiva (epa, isso não parece ficção), decidem acabar de uma vez com a raça humana e, depois de oito planos (???) que não deram resultados, iniciam o nono plano (daí o nome do filme), que consistia em ressuscitar os mortos. Mas como é que isto os iria ajudar a acabar com a raça humana? Pelo visto nem o próprio Ed Wood sabia.
Mas vamos agora analisar os pontos "fortes" do filme:

- um elenco quase surreal, que inclui, entre outros, Tor Johnson, Vampira, Breckinridge Bunny, Criswell, Manlove Dudley, Lee Joanna e Bela Lugosi e seu sósia (de olhos);

- a edição mantém a ação como realmente foi filmada;

- diálogos memoráveis.


 


A coisa é tão fantástica que despertou a atenção de Tim Burton e Johnny Depp que fizeram juntos um filme em preto e branco (Ed Wood) quase biográfico, em homenagem ao dito pior diretor de todos os tempos.

Ed Wood considerava Plan 9 a sua obra prima e costumava dizer que era o seu "Citizen Kane". A obra contém tudo o que o que um filme "sério" não deve ter: falhas técnicas, erros de continuidade, um protagonista que morreu antes das filmagens, falta de dinheiro, cenas em uma tomada (dando certo ou errado) pois segundo ele "no cinema tudo pode acontecer, tudo é permitido".

Mas Plan 9 From Outer Space não é apenas isto. É ainda pior. Enredo incoerente e ilógico, uma mistura de alienígenas, zombies, saqueadores de túmulos e vampiros, péssimas atuações, as mesmas cenas de Bela Lugosi repetidas uma meia dúzia de vezes. A coisa é tão doida que parece impossível ser um filme de verdade.

Aí está a graça.

Não parece, mas é um filme de verdade. Ed levava o negócio de fazer cinema a sério. Essa seriedade e o resultado non sense é que fazem seus filmes serem cultuados até hoje.

São o melhor do pior, e conseguem cumprir, mesmo que sem querer, um dos grandes objetivos da arte cinematográfica: DIVERTIR.

Com esse espírito - simples e pura diversão - espero que aproveitem e assistam on line.


Olha o cenário e as roupas dos aliens, no melhor estilo Flash Gordon, mas sem o Flash Gordon


A cabine do avião tem uma cortina de banheiro, uma prancheta, um relógio e o "manche" que não dá pra saber o material







Os discos voadores de calotas de carro amarrados com linhas

Ed Wood, o melhor diretor trash do cinema. Ou seria: o melhor diretor do cinema trash?






Assistir Plan 9 From Outer Space Legendado on line