Blog

Blog

24 de fev. de 2012

Personagens inesquecíveis

Dando continuidade ao post, confira, nesta semana, um dos personagens mais carismáticos da TV: Seu Madruga. Relembre ainda, as suas principais frases e características. Uma boa leitura!
Seu Madruga, como conhecemos hoje, é uma criação de Roberto Gómez Bolaños. Altamente cultuado, ele se faz presente continuamente, em especial, desde o inicio dos anos 70.
Foi no México, onde o personagem conquistaria seu primeiro espaço. No seriado Chaves, por exemplo, a sua participação entre os anos de 1971 a 1981.
Irreverente ao extremo, ele ainda trazia uma série de atributos. Das frases de efeito a sua magreza excessiva.
Ao seu redor, figuras como Chaves, Quico e Dona Florinda. Esta última, representada como a sua verdadeira algoz.
Violenta, ela desfecharia diversos golpes contra o personagem. Pior, o ofenderia de gentalha e de ralé.
Seu Madruga, é bom que se diga, é ainda residente de uma humilde vila: a vila do Senhor Barriga. A ele, a divida de 14 meses de aluguel.
Curiosidades
Ao longo da atração, o personagem seria apelidado de diferentes formas. As mais conhecidas, sem dúvida, de “Tripa seca” e “chimpanzé reumático”.
Em seu tempo livre, diversos foram os ofícios realizados. De marceneiro e cantor, passando por alfaiate e vendedor.
A cada aparição, uma série de bordões. Do famoso “Tomaaaa!” ao “Tinha que ser o Chaves mesmo”.
Entre seus ensinamentos, o de que “as pessoas boas devem amar seus inimigos”, e de que “a vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena”.
No Brasil, o personagem seria dublado por Carlos Seidl. Profissional respeitado, ele logo agradaria a todos, tanto no seriado, como no desenho animado.
Apagar as luzes

Atualmente, diversos são os produtos com a marca do Seu Madruga. Seu intérprete, Ramón Valdés, é ainda reconhecido nos mais diferentes países. Seja através de documentários ou ainda, de homenagens especificas.

Dona Clotilde - A bruxa do 71

- Dona Clotilde é mais uma criação mexicana. Datada de 1972, ela é uma realização de Roberto Gómez Bolaños.
- Na TV, a sua rápida aceitação, em especial, no seriado “El Chavo del Ocho”. Neste, por sua vez, a interpretação ao lado do ícone Ramón Valdés (Seu Madruga).
- Madruguinha, aliás, é apresentado como o seu grande affair. Carismático, ele é ainda agraciado com uma série de presentes: De bolos e tortas, passando por frangos e perfumes.
- Vista como uma bruxa, a personagem é bastante temida. Entre seus bordões principais, destaque para: “Como disse?” e “É melhor não dizer nada”. Não obstante, o tradicional “Satanás, é você, Satanás?”.


Apagar as luzes

-Sua intérprete, Angelines Fernández, foi uma das mais talentosas atrizes. Em seu currículo, diversos trabalhos, entre os quais, inúmeros filmes e telenovelas.
- Adoentada, a atriz faleceria em 1994. Sua morte, decorrência de um câncer no pulmão.
Curiosidades
- Em sua juventude, a atriz foi considerada uma das mulheres mais belas do México. Madrilenha, ela agradaria não apenas os adultos, como as crianças também.
- Sua personagem mais conhecida é a Bruxa do 71. Esta, uma senhora de 40 e tantos anos, residente da Vila do Chaves.
- Seus trajes, compostos por um longo vestido azul, e por um inequívoco chapéu.
- No Brasil, a dublagem feita em duas oportunidades. A primeira, e mais clássica, por Helena Samara.
Apagar as luzes




Jaiminho O carteiro

- Jaiminho, como se sabe, é um dos personagens mais carismáticos da TV mundial. Criado no México, ele é uma realização de Roberto Gómez Bolaños.
- Em seu país de origem, a sua difusão constante, em especial, a partir de 1979. A seu cargo, um dos mais talentosos atores: Raúl “Chato” Padilla.
- Profissional respeitado, ele é ainda responsável por inúmeros trabalhos, entre os quais: “Chapolin” (1980) e “Chespirito” (1980 - 1994).
  - Em “El Chavo del Ocho”, o seu grande triunfo. Neste, a substituição dos atores Carlos Villagrán (Kiko) e Ramón Valdés (Seu Madruga).
- Ainda na atração, os mais diferentes bordões. Entre os mais conhecidos, por sinal, o inesquecível: “Eu prefiro evitar a fadiga”.
- Em alta, o personagem conquistaria a todos. Não obstante, o seu charme diante da Bruxa do 71 (Angelines Fernández) e da Dona Neves (Maria Antonieta de Las Nieves).
- Jaiminho, é bom que se diga, é ainda conhecido por sua cidade de origem: Tangamandápio. Por lá, aliás, as chamadas “tangamandapianas”.
- No Brasil, o ator foi dublado por diferentes profissionais. São eles: Older Cazarré (Chaves), Eleu Salvador (Chespirito), Jorge Alex (Clube do Chaves) e Waldir Fiori (desenho animado).
Apagar as luzes

- Adoentado, o profissional faleceria em 1994. Sua morte, motivada por um processo de diabetes.


 Chaves

Ai que burro dá zero pra ele Quem nunca ouviu essa frase do título? As frases do seriado Chaves são imortais, e mesmo sendo repetida milhares de vezes ainda muita gente cai na gargalhada com essa série tão antiga que é considerada umas das melhores séries de todos os tempos, não é à toa que no Brasil está no ar desde 84 no SBT.
Algumas frases são hilárias, e outras sem nexo algum se torna engraçada. Veja abaixo algumas frases do Chaves em vídeo:
"Ai que burro dá zero pra ele"
Apagar as luzes
"Teria sido melhor ir ver o filme do Pelé"
Apagar as luzes
"Tá bom, mas não se irrite!"
Apagar as luzes
"Prefiro morrer do que perder a vida"
Apagar as luzes
"Estou falando com a mula, não com seus carrapatos"
Apagar as luzes
"Já chegou o Disco Voador!"
Apagar as luzes
"O senhor não vai morrer, vão matar o senhor!"
Apagar as luzes
"É que eu quero evitar a fadiga"
Apagar as luzes
"Cego dos olhos"
Apagar as luzes
"A vingança nunca é plena, mata alma e a envenena"
Apagar as luzes