Blog

Blog

3 de fev. de 2012

Nasa divulga imagem inédita do lado menos visível da lua

As primeiras imagens do lado menos vísivel da lua, registradas por câmeras instaladas em duas sondas da missão GRAIL (Recuperação da Gravidade e Laboratório Interior, na sigla em inglês) da Nasa, foram divulgadas. Segundo os cientistas, com os dados obtidos pelas sondas será elaborado o mapa gravitacional mais completo que existe até o momento. As imagens capturadas também serão usadas de forma didática para estudantes.

As naves gêmeas da missão GRAIL enviadas à Lua para estudar seu campo gravitacional foram batizadas de "Ebb" e "Flow", segundo anunciou a Nasa (agência espacial americana), que os escolheu entre os nomes apresentados por estudantes de todo o país.

As naves gêmeas que chegaram à órbita da Lua no dia 1º de janeiro eram chamadas até agora simplesmente de "A" e "B", mas graças aos estudantes primários da Escola Emily Dickinson da cidade de Bozeman terão nome próprio.

A proposta dos 28 alunos da professora Nina DiMauro foi selecionada entre as mais de 890 criadas por 11 mil estudantes recebidas pela Nasa, que abriu um concurso em nível nacional no último mês de outubro.

Maria Zuber, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e a principal pesquisadora da missão GRAIL (Recuperação da Gravidade e Laboratório Interior, na sigla em inglês), avaliou a criatividade dos estudantes e afirmou que os nomes "Ebb" e "Flow" captam a essência da missão.

Como prêmio, as crianças poderão escolher para onde querem que aponte uma das câmeras que estão a bordo destes artefatos para estudar a superfície lunar.

Esta não é a primeira vez que a Nasa envolve crianças em uma tarefa semelhante com o objetivo de despertar seu interesse pela ciência.

Em 2003, Sofi Collins, aluna do terceiro grau de uma escola de Scottsdale, no Arizona, batizou com os nomes de "Spirit" e "Opportunity" os robôs exploradores enviados a Marte, em um concurso do qual participaram dez mil crianças de todo o país.

Lançadas em setembro de 2011, as duas sondas da missão GRAIL têm como missão proporcionar imagens em raios X da crosta e do núcleo da Lua, para ajudar a conhecer melhor a estrutura que está sob a superfície do satélite.