Blog

Blog

7 de fev. de 2012

Músicas para a trilha sonora do fim do mundo

Com todo o hype feito em cima do fim do mundo previsto pelos maias para 21 de dezembro de 2012, é bom que eles estejam certos. Afinal, o que tem de gente fazendo planos (??) e promessas quando esta data fatídica chegar, não está escrito. Embora seja muita presunção de nossa parte achar que um fenômeno astronômico, relacionado à posição do nosso Sol, coincidentemente encerrará seu ciclo nessa data seja o detonador de eventos que nos levarão à extinção líquida e certa, não custa nada tomar algumas precauções e planejar a coisa de forma a tornar o passamento um evento estiloso e divertido.
Músicas para a trilha sonora do fim do mundo em 2012

Apocalipse nas paradas de sucesso


Escolher uma trilha sonora apropriada, por exemplo. Muitos cantores e bandas, mesmo não sendo da vertente death metal, gostam de cantar temas apocalípticos em algumas músicas, como forma de retratar o fim dos tempos como um evento final de nossa existência nesse plano. Tal assunto gera sentimentos diversos nas pessoas, atiçando a curiosidade e até o lado filosófico delas, porque não? É aí que entra a música, o espelho maior dos nossos sentimentos mais profundos e escondidos, levados à luz do nosso consciente quando o vocalista de sua banda favorita entoa versos que tocam em assuntos tão perturbadores como o fim do mundo.
Então, reunimos aqui músicas de alguns artistas que remetem diretamente a essa temática. Não que eles sejam visionários ou pessimistas com os rumos de nosso planeta. Os motivos que levam o fim dos tempos para as paradas de sucesso são os mais diversos. Pode ser para expressar um tormento interior, onde a metáfora do fim do mundo é uma das que melhor se encaixam. Pode ser para contar uma lenda do Apocalipse contida em alguma tradição religiosa. Ou pode ser simplesmente que o artista achou a temática interessante e resolveu musicá-la.

As baladas do fim do mundo


Abaixo você pode conferir algumas músicas e seus respectivos clipes (quando disponíveis) falando do fim do mundo. Caso você seja uma daquelas pessoas sensatas que não cairão na histeria do fim do mundo em 2012, curta esses sons no dia 21 de dezembro de 2012 e assista de camarote as pessoas se descabelando por um suposto fim que não virá.



The End (The Doors): não sei se acontece apenas comigo, mas sempre que imagino um fim de mundo hollywoodiano, com explosões, fogo e terremoto, só consigo imaginar essa inesquecível balada do The Doors tocando como background musical. Não por acaso, ela toca na abertura de um dos melhores filmes de guerra já feitos: Apocalypse Now, de Francis Ford Coppola.



The Four Horsemen (Metallica): mais literal impossível. A famosa passagem bíblica onde os 4 cavaleiros do Apocalipse aparecem trazendo fome, pestilência, guerra e conquista é cantada numa das melhores músicas do Metallica. Pode ser considerado um excelente resumo dessa parte do Apocalipse, indecifrável quase que em sua totalidade.



Till the World Ends (Britney Spears): apesar do título (Até o Mundo Acabar), pouca coisa na letra tem a ver, de fato, com o fim do mundo. A Princesa do Pop, como de costume, preferiu abusar do seu lado sensual na música. Pelo menos o clipe ficou muito interessante de assistir, com efeitos especiais dignos de cinema.



I Don’t Want To Miss A Thing (Aerosmith): a culpa de esta música estar aqui é do filme Armageddon e dos belos olhos azuis de Liv Tyler, a mocinha do filme e filha do vocalista do Aerosmith, Steve Tyler. Por causa da superprodução, é quase impossível dissociar a música da história na qual a Terra quase se extinguiu por conta de um asteróide assassino.
Durante minhas pesquisas, até descobri outras músicas e artistas que cantaram coisas relacionadas ao fim do mundo, mas como não são tão conhecidas assim, resolvi deixar para vocês descobrirem. Saca só a setlist:
  • Eve of Destruction – Barry McGuire
  • It’s the End of the World – R.E.M.
  • All Things Must Pass – George Harrison
  • The Afterlife – Paul Simon
  • Dead Man’s Party – Oingo Boingo
  • Gimme Shelter – Rolling Stones
  • Time of Your Life – Green Day
  • When the World Is Rising – The Police

Vídeo da Semana