Blog

Blog

9 de fev. de 2012

Carro voador a um passo da realidade

Hoje em dia, convivemos com estradas em mau estado e até mesmo o transporte aéreo comercial virou uma lição de paciência. Isso nos faz pensar: cinquenta anos depois que “Os Jetsons” chegaram as nossas TVs, onde estão os carros voadores que foram prometidos para o futuro?
A resposta: carros ainda não estão voando por aí, mas podem estar prestes a surgir em nossas vidas fora dos desenhos e filmes.
O Skycar 100 LS e Skycar 200 LS são dois novos projetos da Moller International, que fica na Califórnia, EUA. Utilizando decolagem vertical, eles são projetados para decolar como um helicóptero, voar como um avião e ser um veículo de rua legal para curtas distâncias.
Já o Transition, desenvolvido pela Terrafugia Inc., é conhecido no comércio como uma aeronave trafegável. O veículo de dois lugares foi projetado para voar a cerca de 170 km/h, dobrando as asas após o pouso na estrada.
Um dos problemas de construir carros voadores é que eles precisam ser regulamentados pela aviação e as pessoas podem precisar de habilitação de pilotos de lazer. Os Skycars, por exemplo, são versões menores do Skycar Moller M400, um modelo de quatro passageiros que está em desenvolvimento há décadas, mas ainda enfrenta um caminho longo de desenvolvimento para que possa ser regulado de acordo com as normas da aviação nos EUA.
Os 100 LS e 200 LS, por outro lado, teriam apenas um ou dois assentos, e seriam suficientemente leves para se encaixar nos padrões norte-americanos. Eles também podem ser mais rápidos e menos caros para produzir.
Expectativas otimistas à parte, os desafios dos carros voadores permanecem. Uma das perguntas que surgem, por exemplo, é: como veículos que atravessam estradas e o céu podem ser gerenciados e monitorados? Qual será o tipo de licença necessária para eles?
Quanto à comercialização, como é que as empresas podem transformar um brinquedo caro em uma forma aceita de transporte? O preço de um Transition é de quase 500 mil reais nos EUA, o que significa que você provavelmente não vai ver seu vizinho com um desses na garagem em breve.
Você gostaria de um? Acha que ficarão populares em breve?