Blog

Blog

5 de fev. de 2012

Atlântida descoberta!


A extinta Atlântida é envolta em lendas e mistérios. Existem diversas teorias sobre o povo atlantes. Uma delas narra que seria um povo muito avançado para sua época e quando sua ilha começou apresentar indícios de um eminente desastre natural esse povo se mudou e fundou o antigo Egito.

Outra teoria diz que o povo foi na verdade a primeira civilização avançada, que após um desastre natural se dispersou e deu origem a maioria das grandes potências da era do bronze como os gregos, egípcios, hindus e mesmo os índios tupis, seriam descendentes dos atlantes. Essa civilização foi responsável pela criação do primeiro alfabeto, das culturas agrícolas, da pecuária e do uso do cavalo.

Outra teoria, de autoria do jornalista britânico Graham Hancock propõe que o continente perdido de Atlântida seria, nada mais, do que a Antártida antes do último período glacial, quando estaria mais alta no Oceâno Atlântico, e as cidades Atlântidas, por sua vez, estariam em baixo de grossa camada de gelo, tornando impossível sua investigação arqueológica

Uma das mais polêmicas teorias sobre a Atlântida foi proposta recentemente pelo pesquisador Prof. Ezra Floid.Partindo do desenho de cidade circular descrito por Platão, Floid propõe que Atlântida se tratava de uma gigantesca nave espacial, um disco-voador movido à hidrogênio, hidromagnetismo, com uma usina central de Hidro-Forças, chamada de Templo de Poseidon: um imenso OVNI descrito por muitas culturas como "A Ilha Voadora" (citada em Viagens de Gulliver), relacionada com a Jerusalém Celestial descrita na Bíblia, à Purana Hindu que desce do Céu, o Disco Solar dos Astecas, Maias, Incas e Egípcios.

A menção conhecida mais antiga é a feita pelo filósofo grego Platão (428-347 a.C.) em dois dos seus diálogos (Timeu e Crítias). Platão conta-nos que Sólon, no curso das suas viagens pelo Egito, questiona um sacerdote que vivia em Sais, no delta do Nilo e que este lhe fala de umas tradições ancestrais relacionadas com uma guerra perdida nos anais dos tempos entre os atenienses e o povo atlante. Segundo o sacerdote, o povo de Atlantis viveria numa ilha localizada para além dos pilares de Heracles, onde o Mediterrâneo terminava e o Oceano começava. Pouco mais se sabe de Atlântida. Segundo Platão, esta foi destruída por um desastre natural (possivelmente um terremoto ou maremoto) cerca de 9000 anos antes da sua era.

A descoberta da Atlântida.

De acordo com os pesquisadores  o local exato onde Atlântida existiu é a atual Ilha de Thera, localizada em um arquipélago entre a Grécia, a Turquia e o Egito chamado Santorini. A seguir a localização da nação que foi a Atlântida:

Antiga Ilha de Atlântida, atual Ilha de Thera




Fatos que lavam a crer que Thera foi a Nação de Atlântida levantados pelos estudiosos:

  • Provavelmente Platão montou sua história com base em relatos orais de histórias sobre a nação desaparecida;
  • A descrição da topografia da Atlântida apresentada nas obrsa de Platão batem com a topografia de Thera;
  • Em 1600 a.c a ilha sofreu a maior erupção vulcânica do mundo antigo. O famoso vulcão Vesuvio que aniquilou Pompéia na Itália 75 a.c lançou 6 km de material vulcânico enquanto que o vulcão que destruiu a Atlântida lançou 60 km;
  • Na ilha de Thera arqueólogos encontraram escombros e ruínas de uma civilização antiga e avançada que foi extinta devido pela erupção;
  • A Atlândida era um grande porto comercial devido a sua localização estratégica. Pinturas e artefatos encontrados no sítio arqueológico comprovam esse fato;
  • Nenhum resto mortal do povo atlantes foi encontrado até hoje no sitio arqueológico, o que aumenta ainda mais o mistério sobre o destino do povo que formava essa grande nação.
A seguir um documentário sério e interessante feito pela BBC sobre a descoberta da nação extinta mais famosa do mundo: