Blog

Blog

14 de fev. de 2012

A ascensão do futebol americano no Brasil


Brasileiro é vidrado em esportes. Na verdade, brasileiro gosta de competição, de emoção e principalmente de vencer. E é exatamente por isso que adoramos esportes. Eu tenho algumas lembranças da minha primeira vez num estádio de futebol, meu pai me levou num Corinthians x Palmeiras, eu só tinha 5 anos de idade, não lembro quanto foi o jogo, nem onde foi e muito menos de algum jogador, mas eu lembro do ambiente, da emoção que é estar na torcida e vibrar.  Foi assim, desde pequeno que me tornei fã de esportes, tendo sempre o futebol como o meu esporte favorito, mas sem deixar de gostar de basquete, tênis, boxe e outros esportes coletivos ou individuais. Esta sessão é pra que falemos mais de esportes aqui no blog e por mais estranho que seja, vamos começar na contramão do clichê. Vamos falar sobre Futebol americano.
Pode parecer estranho e completamente confuso à primeira vista. Pode ser que todas aquelas proteções e capacetes façam com que o jogo pareça violento. Mas se você tirar um pouco de tempo da sua vida pra entender a mecânica do jogo, vai perceber que ali a estratégia prevalece sobre a força e que em questão de emoção e imprevisibilidade, poucos esportes podem se comparar a ele.
Há alguns anos as transmissões das partidas aqui no Brasil eram poucas. Alguns jogos eram transmitidos, mas depois na hora dos Playoffs nem sempre era possível assistir às partidas porque os direitos de transmissão não eram comprados. A própria NFL começou a expandir sua marca e pensar no mercado fora dos Estados Unidos, desde 2007 pelo menos uma partida da liga é disputada em Londres. A própria ESPN Brasil tem dedicado cada vez mais tempo da sua programação ao esporte, tanto que nesta temporadas em alguns finais de semana pudemos acompanhar 4 jogos distintos. Outro ponto importante, ciente de que nem sempre o telespectador brasileiro está por dentro das regras, toda transmissão é bem didática e se aprende muito sobre as regras do jogo apenas assistindo uma partida.
O fato é que o crescimento da NFL no Brasil é nítido, a hashtag #NFLnaESPN estava sempre entre os assuntos mais comentados no twitter nas transmissões dos jogos. O número de sites sobre Futebol Americano no Brasil aumenta a cada dia, e muita gente procura informações sobre o esporte e conhecer ainda mais o mundo da NFL. Aproveito para deixar o link de 3 bons sites sobre o assunto, o NFL Brasil e o Co The ncussion, e o NFL de Boteco.
Ciente disso a liga americana vai promover um evento oficial em terras brasileiras no próximo domingo, A NFL Fan PArty  Brasil acontece no dia do grande jogo do ano, o Super Bowl entre o New England Patriots e o New York Giants, com a transmissão ao vivo do jogo em alta definição, num ambiente tematizado e com sorteios produtos oficiais, bolas, bonés, camisetas e muito mais.
Certamente aparecerão aqui dezenas de fãs do esporte, porque no twitter sempre tem gente comentando os jogos comigo,  espero novos fãs surjam com essa dica. E pra quem pensa que o jogo não é emocionante. Assista esse vídeo com o resumo do melhor jogo da temporada e tire suas próprias conclusões: