Blog

Blog

31 de jan. de 2012

Cavalos mais marcantes do cinema


Lista tem desde o sobrevivente Corcel Negro até o pangaré Aquilante, passando pelo leal Brego.


Tornado (A Mascara do Zorro)
Apesar de ajudar o herói Zorro em seus feitos, o andaluz Tornado nem sempre age como seu mestre gostaria. Em "A Máscara do Zorro", de 1998, ele não hesita em fazer a vida do mascarado um pouco mais difícil. Um bom exemplo é quando Zorro pula de um prédio em cima de seu cavalo - o herói cai de bunda no chão porque Tornado se move.

Aquilante  (O Incrível Exército de Brancaleone)
Referência ao cavalo Rocinante, de Don Quixote, Aquilante é o pangaré que acompanha o cavaleiro Brancaleone da Nórcia na comédia italiana "O Incrível Exército de Brancaleone", de 1966. Diferentemente do que se espera de um cavalo de batalha, Aquilante é amarelado, cor que não assusta os adversários, e tão atrapalhado quanto seu dono, o ingênuo Brancaleone.

O Negro ( O Corcel Negro)
O clássico "O Corcel Negro", de 1979, retrata a amizade entre um garoto e um cavalo árabe, os únicos sobreviventes de um naufrágio na costa da África. Após serem resgatados, os dois voltam aos Estados Unidos e estreitam seus laços. Enquanto o jovem torna-se jockey, o cavalo O Negro (como é chamado) passa a correr e impressiona a todos por sua velocidade. Ao enfrentar dificuldades na pista, a dupla se recorda das cavalgadas que compartilharam na praia.


Khartoum ( O Poderoso Chefão)
Nenhum cavalo foi tão azarado quanto Khartoum, do filme "O Poderoso Chefão", de 1972. Para sua infelicidade, seu proprietário, o produtor de filmes Jack Woltz, se recusa a aceitar o ator Johnny Fontane em um filme. O problema é que o rapaz é afilhado da família Corleone. Para punir o produtor, os mafiosos cortam a cabeça de Khartoum, avaliado em US$ 600 mil, e a colocam na cama de Woltz.

Jolly Jumper (Lucky Luke e Lucky Luke 2) 

Cavalo do caubói Lucky Luke, Jolly Jumper é conhecido pela habilidade de falar. Ele foi retratado de duas maneiras nos cinemas. Na primeira, nos dois filmes estrelados por Terence Hill nos anos 1990 ("Lucky Luke" e " Lucky Luke 2"), seus pensamentos são revelados à plateia enquanto ele auxilia o herói. Em sua última versão, do filme francês "Lucky Luke", de 2009, Jolly conversa com o herói, provando ser por vezes mais esperto que o dono.

Smoky (Dívida de Sangue)

Quando recebeu em 1966 o Oscar por seu papel em "Dívida de Sangue", o ator Lee Marvin, intérprete do pistoleiro bêbado Kid Shelleen, dedicou metade do prêmio a Smoky, o cavalo com quem contracenou no filme e que parecia estar tão embriagado quanto o personagem. No mesmo ano, Smoky recebeu o Craven Award, prêmio entregue apenas a animais que excedem as expectativas por sua "atuação" no cinema.

Maximus ( Enrolados)
Um dos personagens principais da animação "Enrolados", de 2010, é o cavalo da guarda Maximus. É ele quem persegue o criminoso Flynn Rider e Rapunzel, chegando a lutar com uma espada na boca para capturá-los. Carismático, “Max” acaba se aliando ao ladrão por causa da mocinha, o que não o impede de provocar o rapaz constantemente.

 Seabiscuit (Alma de Herói)
Se no início de "Alma de Herói", de 2003, Seabiscuit não passa de um cavalo pequeno e indisciplinado, no decorrer da história ele é treinado e consegue surpreender o público das corridas. Graças à sua história de superação, ele ganha fama nos Estados Unidos durante o período da Grande Depressão, sendo eleito o cavalo do ano em 1938.

 Listrado ( Deu Zebra)

Apesar de não ser um cavalo, a zebra Listrado, do filme "Deu Zebra", de 2005, não poderia ficar fora da lista. Abandonada ainda filhote, ela cresce acreditando ser um cavalo de corrida, sonho que se torna realidade com a ajuda de diversos animais e da jovem Channing Walsh (Hayden Panettiere).

 Brego ( O Senhor dos Anéis)
Apesar de contar com muitos cavalos, o destaque da saga "O Senhor dos Anéis" é Brego, animal que reanima o herói Aragorn (Viggo Mortensen) e o recoloca na história. Criado especialmente para o filme, Brego faz parte da cavalaria de Rohan, reino conhecido por seus guerreiros montados.