Blog

Blog

10 de nov. de 2011

Retrospectiva/Experiência - Uhull S.A


ManualDoMundo Terça Experiência: Ferro no Cereal, Mito ou Verdade?
Quando você compra um alimento que diz ser enriquecido com ferro, será que contém ferro mesmo? Hoje o Iberê vai fazer uma experiência para mostrar o ferro existente em um cereal matinal. Veja só…
Para saber da importância de ingerir ferro, veja esse link do ministério da saúde.
Comofazersabao 500x187 Terça Experiência: Como fazer sabão com óleo de cozinha
Uma dica sensacional feita pelo pelo Iberê no vídeo dessa semana. Dessa vez, ele vai ensinar a fazer sabão caseiro com o óleo de cozinha usado, você vai aprender rapidinho e vai economizar uma grana fazendo isso.
Para fazer o sabão você vai precisar de:
  • 5 litros de óleo de cozinha usado.
  • Detergente.
  • 1 Copo de sabão em pó.
  • Água quente.
  • Soda Cáustica líquida.

O Iberê tá ficando malandro, foi até troll no vídeo. hehehe

TercaExperiencia Terça Experiência: Como fazer um foguete com gelo seco
O Iberê, mestre do gelo seco e do terça experiência, vai ensinar a fazer um super foguete usando gelo seco. Para fazer a experiência você vai precisar de 2 garrafas pet, tesoura, rolha e cola quente. Tem os ingredientes? Agora veja o vídeo e aprenda!

Gostou? Então veja alguns vídeos que já passaram aqui

ManualDoMundo Terça Experiência: Aposta da Tensão Superficial
Hoje o Iberê vai explicar a Tensão Superficial da Água, ou melhor, vai fazer uma aposta com vocês para adivinharem “quantas gotas de água cabem em cima de de uma moeda”. Assista!

Gostou? Então veja alguns vídeos que já passaram aqui


Iogurte Terça Experiência: Como transformar leite em Iogurte
Se você é daqueles que gosta de iogurte mas acha muito caro? Seus problemas acabaram. O Iberê vai mostrar uma fórmula para você transformar um pequeno potinho em muito iogurte, usando apenas leite. Aprende aí no vídeo!

A receita do Iogurte é mais simples que você pensava, né? O melhor é você inventar novos sabores, fazer do jeito que você quiser.
Se quiser, os passos são esses:
  • Esquente um litro de leite até que ele comece a ferver.
  • Deixe esfriar até o ponto em que você consegue colocar um dedo no leite sem queimar.
  • Despeje um potinho de iogurte natural no leite e misture.
  • Deixe a mistura descansar por 8 horas dentro de uma caixa de isopor ou enrolada em um coberto
  • LiquidoFluo Terça Experiência: Como fazer um liquido fluorescente
    Na experiência de hoje, o Iberê vai mostrar como você faz um liquido fluorescente, reagente a luz negra. Dessa vez você vai precisar de lâmpadas de luz negra, canetinhas marca-texto amarela. O resto você vê no vídeo…

    Gostou? Então veja alguns vídeos que já passaram aqui

    TorreLiquidos Terça Experiência: Como fazer uma Torre de Líquidos
    Assim como uma pilha de pratos, é possível colocar vários líquidos um sobre o outro, sem deixar que eles se misturem.
    O segredo é usar líquidos de densidades diferentes, e que não sejam solúveis entre si. Um bom exemplo é a água e o óleo: se enchermos dois copos, um com água e outro com óleo, veremos que o copo com água é mais pesado, ou seja, a água é mais densa. Ao mesmo tempo, esses dois líquidos podem ser misturados, mas nunca formam um líquido homogêneo. Sempre será possível ver onde está a água e onde está o óleo.

    Link no Youtube: http://youtu.be/6JCxDhOVKcM
    E você? Consegue empilhar mais que 5 líquidos? Veja o desafio proposto pelo Manual do Mundo:
    DESAFIO DA TORRE DE LÍQUIDOS:
    Se você conseguir empilhar seis líquidos ou mais, mande o vídeo como resposta a este aqui. Quem conseguir a maior pilha (com a maior variedade de líquidos) ganha este canhão de batatas.
    ManualGranada Terça Experiência: Como fazer uma GRANADA de bicarbonato de sódio com vinagre
    Uma das reações mais simples e mais utilizadas da química é a mistura do bicarbonato de sódio com ácidos. Nesta experiência, um tubinho de filme fotográfico (se você não tiver esse tipo de tubinho, pode ser usado qualquer potinho com tampa de encaixe) é enchido com vinagre (solução de ácido acético) e, em cima do vinagre, é colocada uma tampinha de plástico cheia de bicarbonato. A tampinha vai boiar no vinagre. Depois que você tampar o potinho, a granada está pronta.
    A experiência, apesar de ter um efeito visualmente interessante, é inofensiva, pois a explosão não chega a projetar o potinho com violência. Por isso, é uma boa opção para as feiras de ciências.
    ElevadorNaftalinas Terça Experiência: Como fazer um elevador de naftalinas
    Na experiência de hoje, o Iberê, do Manual do Mundo, vai ensinar a fazer um elevador de naftalinas. Para fazer a experiência, você vai precisar de uma garrafa pet, vinagre, bicarbonato de sódio e naftalinas. Veja o que acontece com a reação desses produtos.

    Bolinhas malucas, fica um tempão desse jeito!

    Tercaexperiencia 500x188 Terça Experiência: Como fazer uma explosão de palitos de sorvete
    O segredo para criar uma boa explosão é dar um jeito de fazer com que muita energia seja liberada ao mesmo tempo. E isso pode ser feito com… palitos de sorvete!
    Há um jeito muito fácil de organizar os palitos para que eles guardem energia potencial elástica — a energia que fica acumulada nas molas quando elas estão “doidas” para se movimentar.