Blog

Blog

8 de nov. de 2011

O que dizer dessas imagens? Chipanzés de laboratórios de pesquisas


Defendo o modelo animal em algumas pesquisas científicas, pois em alguns casos, outras alternativas como modelos matemáticos, culturas de tecidos ou células, modelos sintéticos, simulação de computadores ou coisa parecida não seriam suficientes para que se pudesse desenvolver um tratamento contra uma doença, por exemplo.

Mas olhando esse vídeo algo me tocou. Até que ponto é justo e aceitável a utilização de animais em laboratórios? Até onde vão os direitos dos seres humanos em relação a vida dos animais?

Vocês verão alguns chimpanzés que passaram toda a vida dentro de um laboratório, alguns por até 30 anos, vendo pela primeira vez a luz do sol. Notem que alguns até se abraçam de alegria, outros ficam com medo desse novo mundo, porém todos ficam estasiados.


Será que temos o direito de privar algum animal da sua liberdade? Não seriamos nós humanos parte da mesma natureza, não teríamos a obrigação de cuidar dos animais, já que temos a dádiva do raciocínio, e somos todos, nos e os outros animais, habitantes deste mesmo pequeno planeta azul?