Blog

Blog

30 de out. de 2011

Vídeo: Os Melhores Guitarristas dos Últimos 30 Anos



Listas de melhores, não importando a qual área de atividade se refira, são sempre cercadas de polêmica. E quando se trata de música link externo então, as discussões são elevadas à quarta potência, seja pela inclusão ou exclusão de determinado artista na indigitada listagem ou até pelo posicionamento em relação a outros. A mais recente destas listagens elegeu os 30 melhores guitarristas dos últimos 30 anos e promete dar o que falar.
vídeo, música, red hot chili peppers, BBC, slash, white stripesO site do canal britânico BBC fez uma votação entre seus internautas e o resultado não trouxe muitas surpresas, embora elas esteja, sempre presentes. O vencedor da enquete foi o ex-guitarrista do Red Hot Chili Peppers, John Frusciante, que saiu da banda em dezembro de 2009 e é considerado pela crítica como um dos mais talentosos guitarristas de sua geração. Frusciante bateu nomes de peso do heavy metal e do hard rock, como o Slash do Guns ‘n Roses, Kirk Hammet, do Metallica e Tom Morello, ex integrante do Rage Against the Machine e atualmente no Audioslave.
Dado nosso parco conhecimento em música e falando como um ouvinte comum, mas assíduo de rock, temos a impressão de que a lista está equilibrada, até porque como dito antes, é difícil achar alguém que nos últimos anos possa apresentar uma produção tão criativa e prolífica como John Frusciante. Talvez Jack White, um das metades do duo White Stripes, possa entrar nesse tipo de comparação, mas a meu ver ele tem uma longa carreira ainda a trilhar e sua banda precisa urgente tirar a pecha de cult, apreciada apenas numa estreia faixa entre o limbo undergroud e a veneração por parte da crítica. Mas essa discussão é assunto para outro post, pois logo abaixo você confere, em vídeo link externo e em ordem decrescente de posição, a lista dos melhores guitarristas dos últimos 30 anos. Confira!


Peter Buck (REM)



Jack White (White Stripes)



Prince



Jonny Greenwood (Radiohead)



Kirk Hammett (Metallica)



Tom Morello



Johnny Marr (The Smiths)



Matt Bellamy (Muse)


Slash (Guns ‘n roses)