Blog

Blog

30 de out. de 2011

Filmes de terror indispensáveis



Outubro é o mês do Dia das Bruxas, disso todos sabemos. Talvez a melhor época do ano para se passar uma boa noite de pavor em casa.
Sabe como é, você escolhe um filme especialmente tenebroso, desliga todas as luzes da sala e o assiste totalmente só durante as primeiras horas da madrugada. Nada de amigos por perto, pois eles sem dúvida amenizam o impacto que estas histórias terão sobre sua pessoa.
Assim, escolhemos cinco de nossos títulos favoritos para virar a noite em frente à televisão.

“O Exorcista”
A premissa aqui é extremamente simples, mas aterrorizante de qualquer forma: uma menina inocente é possuída pelo demônio. Independente do que você acredita, não há como não se afligir diante de algo assim.
O filme é brutal, nos deixando enojados e chocados. Mas acredito que, mais importante que todo o conteúdo gráfico presente, é seu clima, sempre pesado e que nos dá a impressão de que coisas muito ruins estão prestes a acontecer.
Com quase 40 anos de idade, “O Exorcista” ainda consegue gelar nosso sangue com tanta eficiência quanto o fez no dia de seu lançamento.
“Poltergeist – O Fenômeno”


Mais uma vez, uma história simples, mas que é executada com perfeição. Uma família comum muda-se para uma nova casa, que, para cúmulo dos infortúnios, foi construída sobre um cemitério.
Logicamente, os mortos não gostam muito desta violação de seu espaço e passam a atormentar a família, em especial, a pequena Carol Anne, com quem se comunicam através da televisão.
Talvez mais assustador que o próprio filme, sejam as histórias que o cercam. Muitos acreditam que a produção foi amaldiçoada, pois alguns de seus atores (incluindo Heather O’Rourke que interpretava Carol Anne) morreram após as filmagens.
Além disso, os esqueletos utilizados em uma cena supostamente eram reais (e mais baratos do que se fossem fabricados com efeitos especiais). Saber disso apenas aumenta o desconforto já eternamente presente quando assistimos este longa.
“Hellraiser – Renascido do Inferno”


Um sujeito compra um quebra-cabeças na forma de cubo e o leva até sua casa. Ele eventualmente resolve o enigma do objeto e então é feito em pedaços por ganchos presos a correntes que saem dele.
Anos depois, seu irmão, junto da filha e da nova esposa, muda-se para a casa. Uma gota de sangue derramada no sótão permite ao falecido dono da residência voltar a vida como um amontoado de órgãos e ossos. Com a ajuda de sua cunhada (e amante), ele inicia uma série de assassinatos para recuperar o corpo que tinha antes de morrer.
“Hellraiser – Renascido do Inferno” é um dos filmes mais sangrentos já criados e também um dos mais fascinantes. Aqui conhecemos os Cenobitas, habitantes de uma dimensão paralela que muitos percebem como o Inferno e que são evocados sempre que alguém resolve a Configuração do Lamento (o cubo que aparecem em todos os filmes da franquia).
Muitas continuações foram lançadas posteriormente, mas o primeiro longa da série é considerado por muitos o melhor.
“Re-Animator”


Em “Re-Animator”, o cientista Herbert West cria um soro que pode trazer os mortos de volta a vida. Claro, nada de bom pode vir de uma idéia de jerico como esta, especialmente porque todos os corpos reanimados perdem totalmente o controle assim que despertam.
Não que isso intimide o bom doutor, que não vê mal algum em suas experiências.
O longa é inspirado na obra de H.P. Lovecraft, um dos maiores escritores de filmes de horror do século 20 e é uma das produções mais nojentas já realizadas. Aqui tem decapitações, desmembramentos, eviscerações e coisas horrendas demais para serem mencionadas aqui.
Claro, nem todos os efeitos especiais envelheceram bem em mais de 20 anos desde seu lançamento. Assim, este filme poderá lhe causar repulsa ou o fará morrer de rir.
Assista e nos conte qual foi sua reação.
“Creepshow”


“Creepshow” não traz apenas uma, mas cinco histórias de horror. Escrito por Stephen King e dirigido por George Romero, não há como negar a qualidade absoluta deste que é um dos mais divertidos filmes do gênero.
Tudo começa quando um pai joga no lixo a revista em quadrinhos de terror do filho. Na lata de lixo descoberta, o vento vira as páginas da publicação e somos presenteados com seus contos, que um a um, nos são apresentados.
Este filme não se leva totalmente a sério e existem momentos bem divertidos nele. Mas acima disso, este longa é uma deliciosa homenagem às histórias em quadrinhos de terror do passado, que inspiraram muitos dos gênios que permitiram o crescimento deste ramo tão adorado e ao mesmo tempo, tão incompreendido.