Blog

Blog

31 de out. de 2011

As maiores experiência de todos os tempos


Muitas experiências revolucionaram o mundo sejam elas no campo da ciência ou da tecnologia, transformando nossa vida e o nosso futuro, no post abaixo veremos algumas das mais significativas.
Caro leitor se acaso faltou alguma experiencia importante a qual deixamos de fora do post, deixe sua sugestão nos comentários para que possamos fazer a sequência do mesmo.


1. Galileo Galilei (1564-1642)

Diz a lenda que no fim de testar como a gravidade funcionou, Galileo deixou cair duas bolas, um pesado e um leve, desde a Torre Inclinada de Pisa, mostrando que eles desembarcaram, ao mesmo tempo. Historiadores dúvida disso – porque a sua experiência real era muito melhor.
O italiano esculpiu uma fenda no centro de uma placa de cerca de 20 metros de comprimento e 10 centímetros de largura. Em seguida, ele apoiou-lo em um ângulo e cronometrado a rapidez com as bolas rolou na pista. O que ele descobriu foi que a distância que a bola viaja é proporcional ao quadrado do tempo que passou.
Mas como, numa época antes de relógios, poderia medir essa Galileo com tanta precisão? Ele provavelmente usou a música. Ao longo do caminho da bola, ele colocou cat gut-trastes, como aqueles com um alaúde. Como a bola rolar contra os trastes clicado, Galileu cantou uma música, usando o Upbeats ao tempo do movimento e descobrir uma nova lei.


2. William Harvey (1578-1657)
Galen tinha ensinado que o corpo contém dois sistemas vascular: um azul fluido “vegetativo”, o elixir da nutrição e crescimento, correram nas veias, enquanto um vermelho brilhante fluido “vital” viajou através das artérias, ativando os músculos e estimular o movimento . Espíritos invisíveis, ou “pneuma”, fez com que o líquido para chapinhar e para trás como as marés. O coração só fui para o passeio, expandindo e contraindo como um fole.
Harvey foi duvidoso. Corte de abrir uma cobra, ele usou um fórceps para beliscar a veia principal, ou veia cava, pouco antes de entrar no coração. O espaço a jusante da obstrução esvaziado de sangue, enquanto o coração crescia mais pálida e menor, como se fosse para morrer. Quando Harvey lançou o grip, o coração recarregados e saltado de volta à vida.
Beliscar principal artéria do coração teve o efeito oposto: o espaço entre o coração e tornou-se uma pinça empanturrados com sangue, inflando como um balão. Foi o coração, não espíritos invisíveis, que foi o motor que impulsiona, empurrando vermelhas do sangue para as extremidades do corpo, onde ele passou para as veias azuladas e voltou para o coração para o rejuvenescimento. Havia um tipo de sangue e se movia em um círculo: ela circulou.


3. Isaac Newton (1642-1727)

Nos dias de Newton, grandes cientistas da Europa acreditavam que a luz branca era pura e fundamental. Quando ele saltou fora um objeto colorido ou passada através de um líquido colorido ou vidro, tornou-se manchado de alguma forma com a cor – o que quer “cor” era.
Newton, enfurnado em um quarto escuro em sua fazenda da família em Woolsthorpe, transformou a idéia em sua cabeça. Ele cortou um buraco em seu obturador da janela e segurou um prisma no caminho do sol, espalhando a luz em um espectro oblongo. Então, ele canalizou o espectro através de um segundo prisma. Branco novamente.
Finalmente, ele permitiu que as cores a passar, um a um, através do segundo prisma. A partir do final vermelho e progredindo em direção ao azul, cada cor foi dobrada um pouco mais pelo vidro. Luz, Newton tinha descoberto “, consiste em Rayes diferentemente refratáveis”. Era branco que era o vira-lata – não apenas uma outra cor, mas uma combinação de todos eles, uma “mistura heterogênea de forma diferente Rayes refratáveis”.


4. Antoine-Laurent Lavoisier (1743-1794)

No século 18, a sabedoria convencional era de que as coisas queimaram porque continham algo chamado flogisto. Definir um pedaço de madeira em chamas e ela exalava esta essência misteriosa, deixando para trás um monte de cinzas. Wood, que logicamente se seguiram, era composto de flogisto e cinzas.
Da mesma forma, o aquecimento de um metal sob uma chama intensa deixou uma substância esbranquiçada frágil, ou cal. De metal foi composta de flogisto e cal. Mas Lavoisier foi perturbado por uma coisa: com o flogisto expulsos, a cal era mais pesado que o metal original. Como poderia flogisto pesam menos do que zero?
Por cozimento de mercúrio em um frasco, ele mostrou que, como a cal formado, algo foi sugado pelo ar circundante. Ele isolou o gás e acendeu uma vela, observando que queimou “, com um deslumbrante esplendor”.Cal não era de metal sem flogisto, mas o metal combinado com o que Lavoisier teria o nome de oxigênio.
Deixados para trás no frasco era um gás que extingue as chamas – o que hoje chamamos de nitrogênio. Fogo e ferrugem produzido reações semelhantes. Lavoisier tinha descoberto a natureza da oxidação – ea composição química do ar.


5. Luigi Galvani (1737-1798)

Um dia em Bolonha, Galvani ficou surpreso ao ver um sapo twitch desmembrado da perna quando um assistente cranked um gerador de eletricidade estática do outro lado do laboratório. O mesmo efeito ocorreu durante as trovoadas. Ainda mais notável, Galvani encontrados, a perna de rã poderia se mover, aparentemente por conta própria, uma vez que pendia de um gancho, mesmo na mais clara do tempo.
Ele concluiu que algum tipo de eletricidade animal estava envolvido. Seu compatriota Alessandro Volta era tão certo que a eletricidade foi não-biológico, produzido pelo toque de dois metais diferentes: a perna de rã tinha pendurado em um gancho de bronze de um trilho de ferro.
Embora nem o homem conseguia vê-lo, eles estavam dançando ao redor de uma única verdade. Volta confirmou que a eletricidade pode realmente vir de dois metais – ele inventou a bateria. Mas Galvani passou a mostrar que também existe eletricidade no corpo.
Tomando um sapo dissecado, ele cutucou um nervo rompido contra o outro usando uma sonda de vidro. Nenhum metal estava envolvido, mas quando tocou nervosas do nervo, o músculo contraído, tão certo como se alguém tivesse fechado um interruptor.

6. Michael Faraday (1791-1867)

Em sua juventude, Faraday tinha realizado um conjunto de experimentos que demonstram a ligação entre eletricidade e magnetismo, inventando, ao longo do caminho, o motor elétrico eo dínamo. Mas pelo tempo que ele tinha 53, ele tinha caído numa depressão profunda.
Talvez tenha sido uma barragem de correspondência flirtatious de Lady Ada Lovelace, filha de Byron, que tirou-o para fora de seu medo: seja qual for a causa, ele decidiu empurrar a unificação um passo adiante, e mostrar que a eletricidade eo magnetismo são relacionados com a luz .
Usando uma lâmpada a óleo Argand, Faraday projetada luz polarizada através de um bloco de vidro, ao lado da qual estava sentado um eletroímã poderoso. Segurando um filtro polarizador, chamado um prisma Nicol, a seus olhos, ele é girado até que a luz foi apagada. Então ele ligou o atual.
A imagem da chama de repente reapareceu. Ele virou-se o ímã fora e chama desapareceu. O campo magnético, ele percebeu, estava torcendo o feixe de luz – e se a polaridade do campo foi invertido, o feixe de luz girado para o outro lado. Faraday tinha unificado duas forças mais, demonstrando que a luz era realmente uma forma de eletromagnetismo.


7. James Joule (1818-1889)

Lavoisier tinha acabado com flogisto, mas antes de sua morte ele havia introduzido a idéia de calórico, o seu nome para uma substância invisível – um “fluido sutil” – diz-se que o transportador de calor.
Coloque um poker de metal em um incêndio, ele argumentou, eo calórico se levantará o eixo até que você possa sentir o calor no punho. Segundo esta teoria, a coisa fica quente razão quando você esfregar é porque você abrasão da superfície e retire algum calórica.
Mas por que, não importa quanto tempo você esfregou, fez o calor continuam vindo? Ou não era uma fonte infinita de calorias em cada objeto, ou, como Joule suspeita, o calor era algo completamente diferente. Com um cordame de roldanas e pesos, ele girou uma roda dentro de um vaso de água e cuidadosamente medidos a mudança de temperatura.
O movimento da raquete fez a água mais quente, ea relação era preciso: aumentar um quilo de o líquido em um grau levou 772 libras-pé do trabalho. Joule descobriu que o calor não era uma coisa. Era uma forma de movimento.

8. AA Michelson (1852-1931)

Para um homem da Marinha, como Michelson, era impensável que a Terra poderia ser à deriva na infinitude sem marcos para medir por. Então ele partiu para provar a existência do éter, o pano de fundo fixo do universo e da substância em que nosso planeta nadou enquanto se movia através do espaço. Em seu aparelho, dois feixes de luz viajou em direções perpendiculares.
O feixe de movimento a montante – com a órbita da Terra – deve, ele previu, ser abrandado pelo vento do éter, enquanto o outro feixe deve ser menor efectuada. Comparando suas velocidades com um interferômetro, Michelson iria calcular o movimento da Terra contra os céus.
Mas algo estava errado: a velocidade dos dois feixes era a mesma. Com a ajuda de Edward Morley, Michelson fez as medições muito mais precisão. Ainda não havia uma sugestão de éter. Na verdade, o experimento foi um fracasso bonito.

Como Einstein passou a mostrar, não pode haver espaço fixo ou mesmo de tempo fixo. Enquanto nos movemos através do universo, o nosso varas medição shrink e stretch, nossos relógios ficar mais lento e mais rápido – tudo para preservar o padrão único e verdadeiro, que não é o éter, mas a velocidade da luz.

9. Ivan Pavlov (1849-1936) 



Ao contrário da lenda, Pavlov quase nunca usado sinos em seus experimentos com cães salivando. Seus animais eram mais exigentes. Em seu “Tower of Silence”, selado de distrações, ele e seus assistentes condicionado os animais para distinguir entre objetos girando no sentido horário ou anti-horário, entre um círculo e uma elipse, mesmo entre tons sutis de cinza. Mas para a sua experiência mais marcante, ele usou a música. Em primeiro lugar, um cão foi treinado para salivar quando se ouviu uma escala ascendente, mas não um descendente. Mas o que, Pavlov perguntava: que aconteceria se o animal ouviu a outras combinações de as mesmas notas? As melodias eram tocadas ea saliva coletada. Através de condicionamento simples, o cão tinha categorizados a música que ouvi em dois grupos, dependendo se os passos eram predominantemente ascendente ou descendente. A mente tinha perdido um pouco de seu mistério, Pavlov mostrou como a aprendizagem era uma questão de criaturas formando novas conexões em uma máquina viva. 


10. Robert Millikan (1868-1953)  

Dobrando um raio de cátodo com um campo elétrico, Cambridge estudioso J? J Thomson havia mostrado eletricidade a ser uma forma de matéria, e mediu a proporção de sua carga à sua massa. Seguiu-se que a eletricidade era feita de partículas, mas para conquistar o caso de alguém necessário para isolar e medir um. No laboratório de Millikan, em Chicago, duas placas de latão redondo, o de cima com um orifício no centro, foram montados em um suporte e iluminada do lado por uma luz brilhante. Em seguida, as placas foram conectadas a uma bateria de 1000 volts. Com um atomizador de perfume, Millikan pulverizado uma névoa de óleo acima do aparelho e viu através de um telescópio como algumas das gotas – eles pareciam pequenas estrelas – caiu na área entre as placas. Como ele tweaked a tensão, ele viu algumas gotas foram empurrados lentamente para cima, enquanto outros foram puxados para baixo. Sua passagem pelo atomizador tinha ionizado-los, dando as gotas cargas negativas ou positivas. Cronometrando o seu movimento com um cronômetro, Millikan mostraram que cobram, como a mudança do bolso, veio em quantidades discretas. Ele tinha encontrado o elétron. 


Adaptado de thebizzare

Fonte - Caixa de pandora