Blog

Blog

30 de ago. de 2011

O maior picolé do Brasil



Maior picolé do Brasil

O recorde é de Fernando Luiz Gama, que exibiu um sorvete de 1,38m e 53kg


Gostou? Maior picolé do Brasil
O diretor e auditor do RankBrasil, Luciano Cadari, esteve, em 2007, no programa da rede Record 'Tudo é possível', da Eliana, para homologar o Maior picolé do país.

O recorde é de Fernando Luiz Gama, que administra a fábrica Sorvetes Cremosos, de Apucarana - PR, que exibiu um sorvete de 1,38m e 53kg, o equivalente a 480 picolés normais, que pesam 55g e medem 12cm.

Além de mostrar o sorvete gigante, foram distribuídos picolés para toda a plateia e até a apresentadora não resistiu à tentação e experimentou.

“Isso pra mim foi um desafio e uma conquista. Quero lembrar que o picolé que fiz é mesmo comestível”, destaca o recordista. Após entrar para o RankBrasil, o sorveteiro pretende superar seu feito e expandir a fábrica, distribuindo seus produtos em outras cidades.

A ideia
No dia 21 de maio de 2006 foi realizado o Dia do Desafio. Nesta data, quando o recordista voltava da casa da então namorada Jislaine, hoje esposa, pensava sobre um desafio para realizar, com o objetivo de envolver a sorveteria e homenagear a namorada.

Como um bom empreendedor, depois de traçar seu objetivo, Fernando começou a trabalhar maneiras para realizar o feito. Depois de muitas tentativas, descobriu que não era possível produzir o 'picolézão' dentro de uma máquina, e sim em um freezer ou câmara fria. Desta maneira, criou uma forma especial em alumínio e providenciou um palito de 6kg.

Fabricação
A fabricação demorou quatro dias. O picolé recordista contou com 42 litros de água, 12kg de açúcar e 1,8kg de sabor (limão e laranja), recebendo três litros de calda (sabor) a cada duas horas. Depois de pronto, cinco pessoas ajudaram a desenformar, no tempo de 12 minutos.

Fernando teve o auxílio de algumas pessoas, entre o pai Rubens, a mãe Romilda, seus funcionários e especialmente sua esposa. "Isso significa, além de tudo, uma homenagem a Jislaine”, declara.

Sorvetes Cremosos
A produção da fábrica chega a cinco mil picolés por dia, que são distribuídos em comércios da cidade e principalmente na tradicional sorveteria do pai do administrador da Sorvetes Cremosos.

“Na verdade, sempre trabalhei com isso. Meu pai tem a sorveteria desde 1982 e antes de eu nascer ela já existia, fui criado vendo isso”, conta o recordista.


Redação: Raquel Susin
Revisão: Fátima Pires