Blog

Blog

30 de ago. de 2011

O famoso Livro de mistério revela um de seus segredos



Um dos livros mais misteriosos do mundo mostrou um dos seus segredos, a sua idade.Pesquisadores da Universidade do Arizona, finalmente, descifraram sua idade aproximada o livro é datado do início do século 15. 
O livro de mistério, chama-se o manuscrito Voynich, está escrito em uma língua que ninguém consegue ler e não foi encontrado nem um outro livro similar em qualquer outro lugar do mundo Escritos ininteligíveis o manuscrito Voynich e ilustrações estranho desafiaram todas as tentativas de compreender o seu significado.Também é cheio de desenhos de objetos semelhantes a  plantas, equipamentos de laboratório antigo e sinais cosmológicos – há ainda as ilustrações de mulheres em banheiros.Nenhuma das plantas são claramente identificáveis, e muitos parecem estar em compilações ímpares de raízes diferentes e sistemas de folhas.
Ninguém é capaz de ler o livro porque não é escrito em uma língua conhecida – embora pareça ter sido uma verdadeira linguagem primitiva, disseram os pesquisadores, acrescentando que o estilo de escrita sugere o autor era fluente em qualquer linguagem. É até possível que a linguagem foi composta como uma cifra para esconder o verdadeiro significado dos textos, uma tática que se tornou popular em 1600.
“Quem sabe o que está sendo escrito sobre este manuscrito,  parece estar lidando com um leque de temas que possam estar relacionadas à alquimia. O segredo é por vezes associado a alquimia, e por isso seria consistente com a tradição, se o conhecimento contido nas livro fosse codificado “, o pesquisador  Greg Hodgins, em um comunicado, disse que:. “O que temos são os desenhos Basta olhar para os desenhos:. São botânicos, São organismos, marinhos, São astrológico Ninguém sabe??”.“Isto exclui um dos nomes mais frequentemente citados como o possível autor, Roger Bacon, como ele viveu no século 13,” disse: o pesquisador  Gonzalo Rubio“Além disso, este também exclui a maioria dos 16 possíveis º - e 17 autores do século, bem como a possibilidade de uma falsificação moderna talvez por Wilfrid Voynich  ”, disse Rubio que não estava envolvido no estudo.
Greg Hodgins controlo do acelerador espectrômetro de massa, que reduziu a idade do livro até 1404-1438, no início do Renascimento.
Greg Hodgins controlou o acelerador espectrômetro de massa, que reduziu a idade do livro até 1404-1438, no início do Renascimento.CRÉDITO: Daniel Stolte / UANews
Hodgins e sua equipe dataram o livro olhando em seus níveis de carbono em 14 elementos  radioativos, que compõem   um isótopo de carbono. Isótopos têm o mesmo número de prótons em seu núcleo atômico, mas diferentes números de nêutrons. Maior parte do carbono na Terra é o carbono-12.
Como as plantas absorvem o dióxido de carbono do ar para realizar a fotossíntese, eles incorporam quantidades relativas dos isótopos diferentes em seus tecidos. E quando eles morrem, o nível de carbono-14 na planta decai a uma taxa previsível, e assim pode ser usada para calcular a quantidade de tempo que passou desde a morte.
Porque o livro é feito de papel vegetal, que é uma pele de animal especialmente tratada, e a datação por carbono pode determinar a sua idade. Este método é preciso para objetos que datam cerca de 60.000 anos, quando os níveis de carbono-14 começam a ficar muito baixos para detectar sua idade. 
“Acho que este manuscrito é absolutamente fascinante como uma janela para uma mente muito interessante”, disse Hodgins. 
Sabendo a data do livro ajudamos a colocar um dos pedaços de quebra-cabeça  no lugar, é possível que o seu significado completo nunca seja decifrado. A chave para o código do livro poderia ter sido destruída há muito tempo, tornando impossível decifrá-lo. Os programas mais recentes de computador e criptógrafos não podem decifrar seu significado, mas há esperança de que as tecnologias futuras poderam decifrar o código deste livro de mistério, disseram os pesquisadores.
Adaptado de livescience