Blog

Blog

31 de ago. de 2011

O chinês que se salvou da morte: Como é possível?




Hoje trago mais um desafio, só que desta vez apresento um que, na minha opinião, é REALMENTE DIFÍCIL. O enigma é o seguinte:

Os chineses e seus gorros: Três chineses foram condenados à morte. Todavia solicitaram indulto. Este lhes seria concedido, mediante uma condição. Apresentaram-lhes cinco gorros, três brancos e dois pretos e, depois de lhes vendarem os olhos, foi colocado um gorro sobre cada cabeça. Em seguida, tiraram a venda do primeiro, dizendo-lhe: “Se adivinhares a cor do gorro que tens na cabeça, serás indultado. Podes olhar os de teus dois companheiros, pois, talvez por eles, possas saber a cor do teu, com o que salvarás a tua vida”. O chinês olhou os gorros dos companheiros, suspirou e depois, sacudindo a cabeça, declarou-se vencido, sendo, em seguida, conduzido ao patíbulo. Depois de retirada a venda do segundo, foi-lhe feita a mesma proposta, podendo olhar, apenas, o gorro do companheiro restante. Também o segundo chinês suspirou e, sacudindo a cabeça, declarou-se impotente para adivinhar. Foi, igualmente, conduzido ao patíbulo. “Agora é a tua vez” disseram ao terceiro deles. “De que cor é o teu gorro?”, e o homem respondeu “Branco”. Era verdade e foi indultado. Como pôde adivinhá-lo? Você, por acaso, saberá explicar? (FILHOS, 1959, p. 6).

Fonte do Enigma: FILHOS, Livro dos Nossos – Enciclopédia para Adolescentes(Volume Segundo). Rio de Janeiro: Editora Alfa S.A., 1959.

DISCUSSÃO EM ABERTO


Proponho também aos visitantes uma discussão acerca das dificuldades encontradas na resolução deste enigma. Na verdade, porque este enigma apresenta um nível maior de dificuldade? Se você discorda, pode apresentar seus argumentos como comentário, assim como pode apresentar uma solução no espaço abaixo para comentários.