Os golpes estão presentes em todos os setores da sociedade. Vez por outra, novos golpes são criados visando extrair lucros (de forma ilegal) e acabam assim, prejudicando a vida de muitas pessoas.
Dentre tantos golpes, neste artigo abordaremos o famosoGolpe da loira”, Você conhece? Ele é comumente conhecido como Golpe da loira europeia. Salientamos que algumas pessoas usam o termo como “Loira russa”, mas para não depreciar o país Russo, deixaremos como a primeira opção citada.
GOLPE da loira
Se você desconhece esse golpe, fique atento ao funcionamento:
Uma mulher loira (também pode ser uma morena, o termo loira aqui é em geral) envia um e-mail  para você dizendo que o encontrou em uma determinada rede social, site de namoro ou amizade.
Geralmente, a loira diz que deseja fazer amizade com estrangeiros e que gostou bastante do perfil da possível vítima. Após trocarem e-mails, a loira fala um pouco de seu país de origem e ao mesmo tempo busca informações sobre o país em que a possível vítima se encontra. Aqui o golpe começa a se formalizar.
Em geral, ela se mostra apaixonada e disposta a deixar tudo em seu país e ir ao encontro do príncipe encantado. Ela alega que deseja viajar, mas não possui condições financeiras e com isto pede ajuda. Também pode alegar que possui algum familiar (seja pai ou mãe) bastante doente e que precisa de uma mão amiga.
GOLPE-loira
O resultado de todo este diálogo é que muita gente cai nessa conversa e se dá muito mal. Entretanto, para evitar este golpe, é importante observar as seguintes dicas:


1º: Se você não possui cadastro em sites de namoro, amizade ou alguma rede social, ao receber este tipo de e-mail duvide de imediato;


2º: Não há como adivinhar se a pessoa do outro lado está com má intenção. Por isso, desenvolva um diálogo. De repente pode ser que a pessoa deseje apenas criar novos laços de amizades, mas só através de uma boa conversa você conseguirá comprovar a veracidade dos fatos ou não.


3º: O golpe pode ser confirmado se, após um bom envolvimento, a pessoa se negar a responder algumas de suas perguntas tipo: Por que deseja sair de seu país? Por que não conversar com webcam? Dentre outras.


4º: Se de fato acontecer uma paixão com alguém em outro país, você poderá enviar um tipo de passagem em que ela poderá apenas viajar e não trocar por valor em dinheiro.


5º: Duvide sempre. Entretanto, se você desejar encontrar a pessoa marque encontro em locais muito bem estruturados, como por exemplo, em capitais do país onde a pessoa se encontra. Isto evita graves problemas se por ventura ocorrer algo fora do planejado, pois fica até mais fácil procurar uma embaixada de seu país.


O encanto do mundo europeu atrai muitos brasileiros. Muitos deles por falta de conhecimento acabam pagando um alto preço. Portanto, para não cair no golpe da loira, observe as dicas acima, ponha em prática e tenha sempre em mente um ditado que diz “Quando a esmola é demais até o santo desconfia!”.