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13 de jul. de 2011

Veneza




Não muito além desta cidade famosa, justamente na fronteira entre a Lagoa de Veneza e o Mar Adriático, um grupo de gigantes de concreto está em construção.  
Pessoas muito inteligentes  serão parte da solução que poderia salvar a cidade ilha do afogamento.
A noção de que Veneza está afundando a um longo tempo e, de fato, ela perdeu 23 centímetros de terra ao longo dos últimos 100 anos.
 Mas estes dias, que enfrenta pode ter desafios mais maiores : marés crescentes de que a cada ano trazer inundações cada vez mais, a degradação das praias e áreas de terra e poluição gradual do seu meio marinho.
A batalha para salvar Veneza
Para resolver isto, o Ministério italiano das Infra-estruturas e Transportes, em conjunto com a Autoridade da Água de Veneza e o Consorzio Venezia Nuovo - um grupo de empresas de engenharia local - embarcaram em um gigante projeto de infra-estrutura conhecida como Mose que, espera-se, manterá a subida das águas na baía e começar o processo de permanente proteção Veneza. O grupo espera ter o sistema instalado e funcionando em 2014.
Há três entradas para a lagoa de  500 quilômetros quadrados. Quarenta e um portões serão instalados na entrada do Lido (21 no Lido-Treporti, e 20 no Lido-San Nicolo), enquanto 29 serão instalados na entrada Malamocco e 18 na entrada Chioggia.
O mais alto da maré no registro para bater Veneza foi 194 centímetros, em novembro de 1966,  as portas Mose se espera que sejam capazes de lidar com marés de até 300 centímetros. No entanto, mesmo se uma grande tempestade atinge a área e as portas estão todas levantadas - por até cinco horas, o tempo de fechamento média esperada .
 Apenas adjacente à boca da entrada Malamocco, por exemplo, um cais maciço artificial foi construído para lidar com a fabricação dos caixões - ou porões - que vai abrigar as portas quando tudo está pronto para ir. Os caixões se pode muito bem ser a maior parte do esforço, uma vez que são de concreto e caixas gigantes de aço que vai descansar no fundo do mar, e em cima de cada um será três dos portões de 20 metros de largura.
Uma vez construído, eles serão transferidos em um sistema de 84 carrinhos para o que é conhecido como o Syncrolift, uma baía onde a grande lançamento caixotões será reduzido para a água - eles têm muitas grandes perfis ocos, de modo que eles float - e em seguida, obter rebocado para o seu lugar de repouso final nas proximidades. Mais tarde, os portões serão levados para fora e conectados em pontos de articulação especial.
No Lido, que também visitou, o processo é diferente. Lá, a área do canal, onde os portões serão instalados foi drenado, e as caixas de munições foram construídos no lugar. Na próxima Primavera, a área será re-inundados, e preparados para os portões.
É muito cedo para dizer, é claro, se o projeto Mose terá o efeito desejado. Mas o consórcio do governo italiano, a autoridade de água local, e empresas de engenharia líder tem apostado muito dinheiro - até 6,7 bilhões dólares - e muito prestígio na ideia de que estas portas podem manter crescentes marés de Veneza a partir do impacto cidade, sua orla costeira, ou seu ambiente marinho.
E se ele funciona, e Veneza torna-se seguro, mesmo nas maiores tempestades, a antiga crença de que a cidade está afundando-se, finalmente, pode estar pronto para ser posto para fora ao mar.

Proteção Mose

FONTE: CNET