Blog

Blog

7 de jul. de 2011

Recordes

Ashrita Furman
O que pode ser dito sobre Ashrita Furman, que começou a quebrar recordes antes que muitos de nossos leitores viessem ao mundo? Nascido em 1954, ele leu o Guinness World Records ainda criança. Ashrita quebrou seu primeiro recorde em 1979, quando realizou mais polichinelos, incríveis 2.700, e assim iniciou sua carreira de "quebrador de recordes". A cada ano Ashrita compra a mais recente edição do livro e vasculha suas páginas à procura de recordes para bater. Nada é muito estranho ou difícil para o homem que se sente feliz ao ser descrito como Senhor Versatilidade.
Ele já quebrou recordes em todos os continentes da Terra, e, às vésperas do fechamento da edição 2010, detinha 101 recordes. O menor tempo para descascar e comer um limão? Ashrita o devorou em 10,97s no Panorama Café, em Jamaica, Nova York, EUA, em 24/8/2007. O menor tempo para correr uma milha equilibrando uma garrafa de leite cheia na cabeça? Foi de 7min47s, registrados no Parque Arqueológico Borobudur, em Yogyakarta, Indonésia, em 12/2/2004. Ashrita atribui muito de seu successo à meditação. Quanto a conselhos para os aspirantes a detentores de recordes, ele diz: “O importante é se divertir! Achem algo que gostem de fazer e pratiquem, pratiquem, pratiquem e nunca desistam”.


Alastair Galpin

Entusiasmado defensor do meio ambiente, Alastair Galpin (Nova Zelândia) é também um quebrador de recordes em série – antes mesmo de receber o certificado pelo recorde de maior peso levantado por uma língua humana, 1,7kg, em 2004, ele já estava se preparando para atirar uma moeda a maior distância, 9,03m. Mais recentemente, Galpin vem pensando em como unir seus feitos às causas que deseja promover. E esse foi o caso do recorde de maior tigela de sopa, 25.000L, um evento que organizou em prol da organização sem fins lucrativos Skills4Work. Após ser registrada, a sopa foi oferecida às comunidades de Clendon, Otara e Manurewa, no sul de Auckland, Nova Zelândia. Está claro que Alastair tem fixação por quebrar recordes; como ele mesmo diz: “Eu amo isso… Faço qualquer coisa por mais um recorde!”


Suresh Joachim

Nascido no Sri Lanka, país devastado pela guerra, Arulanantham Suresh Joachim viu o sofrimento pessoalmente antes de imigrar para o Canadá ainda criança e dedicar a vida a promover a paz e a boa vontade pelo mundo. Ao ler seu primeiro exemplar do Guinness World Records em 1991, teve a ideia de estabelecer recordes para ajudar a promover sua instituição beneficente, a Universal Fund For Suffering Children (UFFORSC). Com a mesma energia investida em sua causa, Suresh vem se empenhando em quebrar uma grande variedade de recordes desde 2000. Seus recordes incluem a maior distância corrida numa esteira em 24h, 257,88km, e a maior distância percorrida fazendo o passo de dança moonwalk em 24h, 49,252km, entre vários outros. Mas qual de seus recordes seria o ponto alto desta década? Com certeza, o seu casamento "quebrador de recordes" na Igreja do Cristo Rei, em Mississauga, Ontário, Canadá, em 6/9/2003.
No evento, Suresh foi acompanhado por 47 pajens, o maior número de pajens de um noivo. Para não ficar para trás, especialmente no dia do seu casamento, a futura esposa Christa Rasanayagam (Canadá) teve 79 damas de honra, com idades entre 1 e 79 anos, o maior número de damas de honra de uma noiva. Para completar a ocasião, o buquê de Christa tinha 1.500 flores, o maior buquê de noiva, com 60,09m.







                   Paddy Doyle

Recordista de longa data, o fanático por exercícios físicos e ex-paraquedista Paddy Doyle (RU) se envolveu pela primeira vez com esportes competitivos aos oito anos. Seu primeiro recorde do GWR data de 1987, quando fez mais de 4.100 flexões com uma mochila de 22,7kg na costas. Paddy continua a se manter em forma para quebrar recordes: quando tem um recorde em vista, seu treinamento diário geralmente inclui uma marcha acelerada cross-country carregando uma mochila, cinco rounds de luta de artes-marciais e boxe, 16km de bicicleta ergométrica, 1h de circuito consistindo em flexões, abdominais, para jumps, agachamentos e exercícios com pesos leves, 8km de remo e treino de luta greco-romana.
O que Paddy classifica como seu desafio mais difícil da década? O maior número de flexões com as costas das mãos em 1h com uma mochila de 18,1kg nas costas, 663, no Stamina’s Boxing Martial Arts Club – que faz parte do Erin Go Bragh Sports Centre – em Birmingham, RU, no dia 13/5/2008. Mas ele tem certeza de que todo o suor e lágrimas valem a pena: “Ter um recorde do Guinness World Records significa que você é o melhor do mundo”.









Rob Dyrdek

Se precisássemos provar que todo mundo deseja uma conquista no Guinness World Records, certamente ela viria na forma do skatista profissional, astro de filmes e personalidade sempre presente na mídia Rob Dyrdek (EUA). Rob já era um aclamado esportista com seu próprio programa na MTV quando nos ligou para perguntar o que deveria fazer para reinvidicar a quebra de alguns recordes.



Em 17/9/2007, Dyrdek quebrou 21 recordes de skate, incluindo mais ollies em 1min (42), mais heelflips em 1min (15) e o mais longo 50-50 rail grind em um skate (30,62m), no programa da MTV The Rob & Big Show, em Los Angeles, Califórnia, EUA. Dyrdek se divertiu tanto naquele dia que, em seu novo programa, Rob Dyrdek's Fantasy Factory, convidou alguns skatistas profissionais para tentar quebrar recordes. Danny Way (EUA) foi puxado em um skate a uma velocidade máxima de 220 km/h por um Campagna T-Rex dirigido por Rob. Será que algum dos convidados do ilustre skatista conseguirá bater um recorde registrado pelo apresentador? Assista e descubra.






Jim Dechamp

Um dos astros do programa da MTV Nitro Circus e amigo de escola do apresentador – o medalhista de ouro dos X Games Travis Pastrana –, Jim DeChamp (EUA) é um ciclista profissional de downhill e estilo livre que está sempre disposto a realizar façanhas arrepiantes que envolvam alta velocidade ou saltos em distância – de pedalar à maior velocidade um triciclo do tipo Big Wheel rebocado, 94,9km/h, ao mais alto wall ride de skate em uma montanha, 62cm.
Há controvérsias, além de piadas e zoação com Travis, quanto a como seu velho amigo Jim conseguiu mais recordes no Guinness World Records do que o próprio apresentador do Nitro Circus, tirando-o do páreo para ser um dos dez maiores detentores de recordes da década. Isso deve doer mais do que quando Travis se machucou tentando fazer um backflip com um snowcycle em Utah. Ele exagerou um pouco ao tentar bater Jim naquele dia. Essa rivalidade ainda vai longe!






Stephen Hyland

Enquando alguns recordistas tentam uma variedade de feitos em busca da glória no Guinness World Records, outros treinam bastante em um campo de realizações restritas. Stephen Hyland (RU) definitivamente está nessa segunda categoria e poderia reinvidicar o título de rei da barra, pois concentrou seus esforços em feitos relacionados à barra fixa. Desde 2005, Stephen conquistou vários recordes de mais movimentos de barra fixa em 1min, 1h, 8h e 12h, todos grandes feitos de resistência física. Atualmente, ele detém três recordes – mais movimentos de barra fixa em 1h, 908, em 2/1/2009, mais movimentos de barra fixa em 8h, 3.733, em 24/6/2007, e mais movimentos de barra fixa em 12h, impressionantes 3.750, em 24/6/2007 –, todos registrados na academia que tem em casa, em Stoneleigh, Surrey, RU.
Extremamente focado, Stephen superou adversidades, como ele mesmo diz: “Sofri um acidente feio aos 20 anos e só voltei a treinar aos 42 – meu braço esquerdo ficou tão machucado que eu não conseguia ergue-lo acima da cabeça alguns dias; levou dois anos para que voltasse a funcionar 99%”. A pessoa mais indicada para quebrar um dos recordes de Stephen é ele mesmo, tendo batido o próprio recorde de mais movimentos de barra fixa em 1h em mais de sete ocasiões. No entanto, o atual detentor do recorde em 1min é Guy Schott (EUA), que realizou 57 movimentos de barrra fixa em 1min na YMCA de Sonoma, Santa Rosa, Califórnia, EUA, em 20/12/2008. Ainda existe competição no mundo da barra fixa. 




Anthony Kelly

O que leva uma pessoa a se envolver com captura de flechas, uma habilidade que requer força, flexibilidade e reflexos rápidos? De acordo com o australiano Anthony Kelly, ele começou a “agarrar flechas como uma forma de demonstrar seu programa de treinamento de reflexos e provar suas habilidades”. Desde cedo, Kelly foi influenciado pelos filmes de Bruce Lee, e levou essa inspiração para os treinos, desenvolvendo o corpo e a mente a fim de dominar uma variedade de artes marciais e aguçar os reflexos.
Durante esta década, Kelly vem mostrando o que as pessoas podem alcançar com reflexos rápidos, estabelecendo o recorde de mais flechas agarradas com a mão em 2min, 10, atiradas a uma distância de 13m, em 5/12/2001. Ele também já apanhou outros objetos, como bolas de paintball – 28 em 2min –, bolas de tênis – 23 em 1min – e até mesmo arpões – 5 em 1min, embaixo da água. Kelly começou a ensinar artes marciais e treinar vários atletas para que melhorassem sua velocidade de reação. Quando o assunto é a possibilidade de seus recordes serem quebrados, ele responde: “Recordes existem para serem quebrados. Alguns de meus recordes farei questão de perseguir, outros não”.



Terry Grant

Filho de amantes de motocicletas, o dublê Terry Grant (RU) descobriu sua paixão por esportes motorizados logo cedo, ao ganhar a primeira moto aos 5 anos de idade. No ano seguinte já pilotava carros em fazendas e regiões desertas. Após conseguir sucesso na categoria banger racing, onde os competidores destroem os carros uns dos outros, sua grande chance no mundo dos dublês veio quando mostrou alguns de seus truques de direção num teleton em prol da instituição beneficente Children in Need. Seu primeiro recorde do GWR veio em 2004, com mais giros consecutivos em um carro: Terry rodou o carro em seu próprio eixo 73 vezes no set do Guinness World Records – El Show de los Records, em Madri, Espanha, no dia 4/6/2006.
Aquela experiência abriu o apetite de Grant por mais giros recordistas, feito que se mantém no centro de suas muitas realizações, como o menor tempo para fazer dez giros, 14,81s, e o maior número de giros consecutivos em pé no teto de um carro, 10. À medida que Terry expande seu repertório, incluindo o estacionamento em uma vaga 15cm maior que um Renault Twingo ou o menor tempo para trocar o pneu de um carro girando, 3min47s, suas façanhas continuam entretendo as multidões.






Zdenek Bradac

Tcheco residente no Reino Unido, Zdenek se especializou em recordes que exigem dedos rápidos, do menor tempo para colocar em ordem um baralho, 36,16s, ao maior tempo fazendo malabarismo com três objetos de olhos vendados, 25,30s. O malabarismo provou ser o principal talento de Zdenek, quando seu primeiro recorde no Guinness World Records em 6/9/2007 foi estabelecido: o de maior tempo fazendo malabarismo com três objetos suspenso de ponta-cabeça (por botas antigravidade), 97,5s, na Commercial Academy, em Pelhrimov, República Tcheca.
Em uma carta enviada ao GWR, ele demonstrou o desejo de quebrar um recorde em um de nossos programas de TV, e, com um pouco de dedicação, conseguiu realizar seu sonho um ano depois, em 8/11/2008, quando quebrou o atual recorde de mais malabares capturados em 1min, estonteantes 337, no set do programa Zheng Da Zong Yi: Guinness World Records Special, em Pequim, China.