Blog

Blog

16 de jul. de 2011

A polêmica piada do Rafinha Bastos

 

Com certeza vocês devem ter ouvido falar sobre a piada polêmica sobre estupro que o Rafinha Bastos contou em alguns de seus shows de stand-up comedy. Nesse post vou discutir sobre essa piada e expor minha opinião frente a esse tipo de comédia.
O caso parece que começou em um dos show do Rafinha Bastos, aonde ele introduziu essa piada sobre estupro, dizendo que toda mulher que conhece que foi estuprada é feia e que deveria agradecer por isso ter acontecido. Nos shows, parece que em alguns momentos essa piada lamentavelmente chegou a arrancar algumas risadas dos seus espectadores, mas em outros (e na maioria), creio eu, essa piada levou as pessoas a uma reflexão e não a gargalhada.


Entendo que o problema é que esse tipo de piada, as vezes pega e as vezes não pega, tudo depende do público que está assistindo ou mesmo da interpretação que é feita no momento em que a piada é contada. Analisando o contexto, essa piada é ridícula independente da situação, pois é um assunto considerado tabu por nossa sociedade, e de certa maneira até traumatizante. Por exemplo, se uma das pessoas que está na platéia e já vivenciou um ato como esse, acaba que relembrando de situações que não deveriam ser relembradas e que dificilmente são discutidas no dia-a-dia, pois acabam permanecendo de certa maneira esquecidas.

O Rafinha provavelmente não deve ter pensado nisso ou pensou e fez de propósito para gerar a polêmica, porém, apesar de ele ser um mané na frente das câmeras da TV, dizem que ele é uma pessoa espetacular nos bastidores. Isso não posso comprovar, pois não o conheço pessoalmente, portanto, a impressão que tenho dele é que ele continua sendo um manezão.

Independente disso, se essa polêmica vai ser resolvida ou não, se ele vai ser indiciado ou até preso é difícil de saber, mas que sirva de lição para esses comediantes medirem pelo menos um pouquinho o seu repertório de piadas infames, pois sabemos que a diversão é muito importante para levarmos uma vida mais feliz, desde que se tenha bom senso na hora de utilizá-la.

Faça sua reflexão e deixe sua opinião!