Blog

Blog

25 de jul. de 2011

Os folgados no transporte público

Uma situação frequente para quem usa transporte público: observar uma pessoa ocupando dois ou mais assentos, enquanto outras, que poderiam estar sentadas, ficam de pé. O site americano SeatHogs.com trata exatamente disso: os folgados dos assentos.
Hog, em inglês, quer dizer porco. Usada de maneira pejorativa, a palavra significa uma pessoa gulosa ou egoísta. No site, são postadas fotos dos folgados que impedem os outros de sentar durante as viagens – ou até de se segurar nas barras verticais, como é o caso desse pole hog (folgado da barra):
Algumas situações que definem alguém como seat hog são: colocar sacolas e bolsas em assentos livres; esticar as pernas e braços sobre as cadeiras ao lado; impedir que outros passageiros cheguem ao assento, bloqueando-o com o próprio corpo ou objetos; usar assentos preferenciais quando existem gestantes, idosos ou pessoas com deficiência em pé.
Dá para encontrar todo tipo de folgado entre as fotos. Tem gente que come no metrô, enquanto alguns ocupam quatro assentos de uma vez para deitar e dormir. Existe até uma seção para mostrar gente que reagiu agressivamente quando alguém “ousou” pedir licença para sentar.
Às vezes, no entanto, o folgado pode se dar mal. Em São Paulo, uma senhora não gostou de ver uma jovem sentada no assento preferencial. A discussão acabou em pancadaria, gravada por outro passageiro e exibida depois em telejornais da TV Globo.