Blog

Blog

3 de jul. de 2011

O ser que revive depois de 100 anos morto

  • Tardígrado - O ser que revive depois de 100 anos morto

Os tardígrados são pequenos invertebrados popularmente conhecidos como ursos d'água constituem um filo de pequenos animais segmentados, relacionados com os artrópodes. Foram descritos pela primeira vez por J.A.E. Goeze em 1773. 

O nome Tardigrada significa "que se desloca lentamente" e foi dado por Spallanzani em 1776. Os tardígrados são animais pequenos. Os maiores adultos medem 1,5 mm de comprimento. Os menores chegam a medir 0,05 mm. 



As larvas jovens medem ainda menos. Alem disso, o filo tardigrada possui 4 pares de patas não articuladas, com 4 garras cada uma. Eles se alimentam da seiva de plantas, que são retiradas graças a estiletes perfuradores que ficam internamente, logo atras do orificio bucal. 


Possui sexos distintos, masculino e feminino; a fecundação é interna, e seu desenvolvimento é direto. São muito resistentes, segundo uma experiências de Universidades, Tardigrados foram congelados por 120 anos a uma temperatura de -300 °C e recentemente reanimados com apenas um pouco de água, eles também sobrevivem a temperaturas tão altas como 200 °C, pressão 75 mil atmosferas e radiação 570.000 grays, cerca de 1000 vezes mais que um ser humano, também são capazes de sobreviver no vácuo do espaço por até 10 dias. 


Vivem por muitos anos, isso porque eles têm a habilidade de se encolher e permanecer praticamente morto, sem exceder qualquer atividade e, quando quiser, "volta à vida".

Quando as condições ambientais voltam a se tornar favoráveis, eles são capazes de reviver e, em poucas horas, voltar à sua forma original. Tardigradas presentes em amostras de musgo seco guardadas em um museu por mais de 100 anos já foram reanimados.




Incrível não é?