Blog

Blog

17 de jul. de 2011

Meias fedorentas podem ser usadas no combate ao mosquito da malária!



Os cientistas estão dando duro para descobrir uma nova arma para combater a malária, e agora parecem ter encontrado uma bem incomum: meias fedidas!
Segundo Dr. Fredros Okumo, cientista daTanzânia que está liderando o estudo, a“armadilha do chulé” atrai quatro vezes mais os mosquitos causadores da malária que o cheiro humano. Junto com sua equipe, Dr. Okumo criou um spray artificial de chulé que impede a entrada dos mosquitos na casa.

Espera-se que este novo “dispositivo” ajude a impedir a propagação da malária, que mata 800 mil pessoas por ano, sendo a maioria crianças.
Meias sujas
 “A doença já levou muitas vidas, inclusive de pessoas muito próximas a mim, e minha esperança é que essa nova descoberta seja parte da solução”, declarou Dr. Okumo.
A pulverização com o “spray de chulé” em ambientes fechados já se mostrou eficiente no combate aos mosquitos, agora os cientistas querem fazer a “armadilha” funcionar também em ambientes abertos.

Os especialistas do Instituto de Saúde Ifakara, da Tanzânia, afirmaram que as meias fedorentas foram a isca mais eficaz. Uma vez dentro da armadilha, os mosquitos são envenenados.
De acordo com os cientistas, o fedor primeiro atrai os mosquitos dentro de um raio de 110 metros e depois os mata por conter substâncias nocivas em sua composição. A Fundação Bill e Melinda Gates deu uma bolsa dois anos para os pesquisadores continuarem com os estudos.


Fonte: Virgula