Blog

Blog

6 de jul. de 2011

Lembranças da escola

Todo mundo que estudou nos anos 80 e 90 teve o grande prazer de conviver com essa máquina, que hoje em dia é raramente vista, mas que tinha um papel muito importante nas escolas, pois sem ela não havia como fazer cópias das provas, dos trabalhos e de tudo mais que era necessário.
Contudo, a grande lembrança que essa “máquina de xerox do passado” deixa é o cheirinho que as folhas mimeografadas tinham quando saiam dela, um cheiro que dá saudade em todos que tiverem o prazer de senti-lo. Quem um dia teve a oportunidade de receber uma prova que recém havia saído da máquina sabe do que estou falando e deve estar praticamente sentindo o aroma do álcool no nariz agora.

3Oprofessorutilizaoequipamentorecmadquiridoparaaescola

Já para quem não teve a oportunidade e nasceu na época do xerox e dos computadores, só pode-se dizer que perdeu uma das melhores experiências que as escolas ofereciam, algo que marcou a infância/adolescência de muitos e que jamais será esquecida.

profescola
Bons tempos quando na escolas as crianças (alguns adolescentes também) ouviam o sinal do intervalo e corriam para jogar Tazo, brincar de esconde-esconde ou mesmo jogar futebol.
Naquela época, quando as crianças ainda não "ficavam" ou passavam o recreio mexendo nos seus Ipod’s ou celulares com milhares de funções, parecia que a infância era algo mais infantil de verdade, afinal tudo era brinquedo e nada era levado a sério.
Hoje em dia crianças com 10 anos estão "namorando" e se convida-las para brincar de esconder no intervalo, vão rir de sua cara, mandando você crescer. Bom, os tempos são outros, mas quem viveu naquela época sente muita saudade, pois não tinha nada melhor do que reunir os amigos e passar o intervalo correndo para cima e para baixo. Depois todo mundo entrava na sala suado e sujo, porém éramos todos “pequenos” e isso não importava, pois como crianças de verdade não tínhamos preocupação maior do que nossa diversão.
Enfim, crianças eram crianças e adultos eram adultos, cada um com seu lugar bem definido e talvez naquela época todos fossemos mais felizes.

Lembra de mais alguma coisa que lhe marcou na época de colégio?



recreio



1 - Intervalos: Também conhecidos como “recreios”. Era o momento de confraternizar com os amigos, ou ainda, conhecer alguém especial.


2 - Merendas: Entre os alimentos oferecidos, destaque para o arroz, feijão, salsicha e macarrão. Dependendo da escola, o aluno podia ser agraciado com pães com geleia ou pedaços de bolo.

merenda



3 - Mimeógrafos: O aparelho, até meados de 2002, era utilizado na confecção de provas e trabalhos. Seu principal atrativo estava na facilidade de xerocar os mais diferentes documentos.


4 - Excursões: Um dos momentos mais esperados. O melhor de tudo eram as brincadeiras, realizadas com frequência dentro dos ônibus.


5 - Campeonatos: Através destes, a possibilidade de interagir com alunos de outras escolas. Entre as modalidades principais estavam o futebol, handball e basquete.

campeonato escolar



6 - Empréstimo de livros: O procedimento, aliás, foi adotado durante vários anos. Na biblioteca da escola, o aluno poderia escolher até dois livros, seja para ler no local ou em casa.
livro sem pé nem cabeça


massinha-arco



7 - Massinhas de modelar: Poucos produtos conquistaram, ao longo dos anos, tanta aceitação como as chamadas massinhas de modelar. Em cada embalagem, de 10 a 12 unidades eram comercializadas.


8 - Lancheiras térmicas: Em seu interior, diferentes objetos podiam ser guardados. Entre os lanches mais difundidos, destaque para os salgadinhos e para as batatas.

80s_lunch_box_15[3]



9 - Prendas: Entre os itens solicitados estavam: canetas hidrocor, giz de cera e folhas de almaço. Dependendo da escola, o aluno ainda podia ser encarregado de levar açúcar ou sal.


10 - Tonyu e Yakult : Difícil encontrar uma criança, que, pelo menos uma vez na vida, não tenha adotado o Tonyu e o Yakult no seu dia a dia. Na escola então…

220px-Yakult_brazil



11 - Sala de vídeo: No local, diversos documentários eram apresentados. “Mundo Além do Cidadão Kane” e “Ilha das Flores” são apenas dois exemplos.



12 - Dobraduras: Algo simples, mas que cativava a todos. Através da técnica, diferentes formas podiam ser criadas: de pessoas e animais, passando por carrinhos e estrelas.

dobradura



13 - Cartões de amor: Era a chance de se declarar para alguém. Quantos namoros, aliás, não começaram dessa forma?

amor



14 - Corretivo: Uma verdadeira mão na roda. Durante as aulas, sua utilização era cada vez maior, fosse durante um trabalho ou prova.


15 - Cantar o hino nacional: Algo praticamente obrigatório. O mais cômico, era a cara de felicidade dos alunos, especialmente durante a letra.

hino



16 - Mensagem do diretor: Todo ano era a mesma coisa. Primeiro dia de aula, e lá estava ele, todo serelepe. O discurso, por sua vez, era sempre repetido à exaustão.