Blog

Blog

1 de jul. de 2011

Google+ Plus: A rede social anti-Facebook

Google+: A rede social anti-Facebook

Demorou, mas o contra-ataque do gigante Google contra o Facebook chegou. Atendendo pelo nome de Google+ (ou Google Plus), a nova rede social promete bater de frente com o site criado por Mark Zuckenberg, que se tornou também um gigante da internet e concorrente do Google em termos de audiência e publicidade.


Para fazer sucesso e esquecer os recentes fracassos (Google Wave e Google Buzz), o Google copiou alguns aspectos positivos do Facebook, mas tentando imprimir uma personalidade própria ao Google+, sempre seguindo à risca o slogan O compartilhamneto da vida real na perspectiva web, que nada mais é do que uma tentativa de humanizar os relacionamentos virtuais, hoje tão frios e impessoais. Quem receber o convite do Google+ e aderir à rede social, vai notar que a página inicial do Google ganhou uma barra superior preta com o link +You (seu nome). Clicando nele, você vai direto para rede social e ver quais conteúdos foram compartilhados.


A principal ferramenta link externo para levar a cabo essa premissa é o +Circles. Trata-se de um sistema onde você poderá agrupar seus amigos de acordo com o nível de afinidade ou de relacionamento: pode ser família, colegas de trabalho, melhores amigos ou qualquer outro grupo que você deseje criar. Segundo o Google, essa funcionalidade será muito útil para quem só quer compartilhar informações e atualizações com um deteminado grupo de amigos.
Há ainda mais recursos interessantes, como o +Sparks, onde o Google realiza buscas sobre temas escolhidos previamente entre você e determinado grupo do +Circles; o +Hangouts, que são videoconferências realizadas dentro dos +Circles e mais uma monte de coisas que serão descobertas aos poucos, à medida que os primeiros usuários convidados comecem a dar seu feeedback a respeito da rede social.
O quanto o Google+ será uma ameaça real ao domínio do Facebook nas redes sociais, só o tempo e a receptividade dos usuários dirão. Se você ainda não recebeu seu convite no Gmail, não se preocupe: logo ele pingará em sua caixa de entrada, ou você pode acessar a página inicial do Google+ clicando aqui. Para conhecer mais da nova rede social criada pelo Google, não deixe de conferir também os vídeos link externo abaixo. Confira!









Via Tecmundo