Blog

Blog

7 de jul. de 2011

Emanuel - Deus conosco

 
José, seu marido, sendo justo e não querendo difamá-la, resolveu deixá-la secretamente. Projetando ele isto, em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria tua mulher, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de JESUS, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles.
Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta: A virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamarão pelo nome de Emanuel, que quer dizer: DEUS conosco. - Mateus 1:19 a 23
Neste trecho da história do nascimento do Senhor JESUS, nós temos uma referência a uma estranha profecia do Antigo Testamento, em Isaías capítulo 7, versículo 14:
Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: A virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel.
Sabemos que o Messias foi chamado de JESUS, o CRISTO (Ungido). Ele mesmo se chamou do "Filho do Homem" (ex. Mateus 8:20, 25:31) numa clara referência à profecia de Daniel (Daniel 7:13). Porque, então, esta profecia disse que Ele será chamado de Emanuel, DEUS conosco?
A Bíblia deixa claro que o Senhor JESUS é, de fato, DEUS. Uma outra profecia de Isaías mostra que o menino que nasceu, o Filho que foi dado ao mundo, é o Pai Eterno, o DEUS Todo-Poderoso:
Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o principado está sobre os seus ombros, e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, DEUS Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. - Isaías 9:6
O autor da Carta aos Hebreus explicou que JESUS é a "expressa imagem" da Pessoa de DEUS:
Havendo DEUS outrora falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez o mundo. O Filho é o resplendor da sua glória e a expressa imagem da sua pessoa, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder. - Hebreus 1:1-3a
O próprio Senhor JESUS afirmou que Ele é o Pai:
Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta.
Respondeu-lhe JESUS: Há tanto tempo estou convosco e não me conheces, Filipe? Quem me vê, vê o Pai. Como dizes tu: Mostra-nos o Pai? Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo. Antes, é o Pai que está em mim quem faz as obras. Crede-me quando digo que estou no Pai, e o Pai está em mim; pelo menos crede por causa das mesmas obras.
- João 14:8-11
e se chamou pelo nome "Eu Sou", o nome pelo qual DEUS se revelou ao Moisés (Êxodo 3:14):
JESUS respondeu: Se eu me glorifico a mim mesmo, a minha glória nada significa. Quem me glorifica é meu Pai, o qual vós dizeis que é vosso DEUS. Vós não o conheceis, mas eu o conheço. Se eu dissesse que não o conheço, seria mentiroso como vós, mas eu o conheço e guardo a sua palavra. Vosso pai Abraão exultou por ver o meu dia; viu-o e alegrou-se.
Disseram-lhe os judeus: Ainda não tens cinqüenta anos, e viste Abraão?
Respondeu JESUS: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão nascesse, eu sou!
Então pegaram em pedras para atirar nele, mas JESUS se ocultou, e retirou-se do templo.
- João 8:54 a 59
Os Judeus entenderam o significado das Suas palavras, que Ele estava se chamando de DEUS, e por isso tentaram apedrejá-lo! A mesma coisa aconteceu uma segunda vez, como nós vemos em João capítulo 10:
Meu Pai, que as deu a mim, é maior do que todos; ninguém pode arrebatá-las da mão dele. Eu e o Pai somos um.
De novo os judeus pegaram em pedras para apedrejá-lo, mas JESUS lhes disse: Tenho-vos mostrado muitos grandes milagres procedentes de meu Pai. Por qual deles me apedrejais?
Responderam os judeus: Não te apedrejamos por nenhum milagre, mas pela blasfêmia, porque tu, mero homem, te fazes DEUS a ti mesmo.
- João 10:29 a 33
Então, podemos ver claramente na luz da Bíblia, que o Senhor JESUS realmente é Emanuel, DEUS conosco. Esta mensagem foi a base da Sua pregação, o fato que o Reino de DEUS chegou aos homens, na pessoa do Seu Rei, JESUS:
Desde então começou JESUS a pregar: Arrependei-vos, pois está próximo o reino dos céus. - Mateus 4:17
Percorria JESUS toda a Galiléia, ensinando nas suas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando todos os tipos de doenças e enfermidades entre o povo. - Mateus 4:23
Quando nós pensamos no "Emanuel" - o fato que DEUS está conosco na Pessoa do Senhor JESUS - é fácil pensar somente no passado - na Sua primeira vinda - ou no futuro, a Sua segunda vinda, a Sua volta a este mundo. Porém o próprio Senhor JESUS prometeu que Ele não iria nós abandonar, mas que estará conosco para sempre na Pessoa do Seu Espírito, o Espírito Santo:
Eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que esteja convosco para sempre, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece. Mas vós o conheceis, pois habita convosco, e estará em vós. Não vos deixarei órfãos; virei para vós. - João 14:16 a 18
Na mesma forma que a Bíblia mostra que o Senhor JESUS é DEUS, nós vemos também que o Espírito Santo de DEUS é o Espírito do Senhor JESUS:
Ora, o Senhor é o Espírito, e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade. - 2 Coríntios 3:17
Porque sois filhos, DEUS enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai. - Gálatas 4:6
Desta salvação inquiriram e indagaram diligentemente os profetas que profetizaram da graça que vos era destinada, indagando qual o tempo ou qual a ocasião que o Espírito de CRISTO, que estava neles, indicava, ao dar de antemão testemunho sobre os sofrimentos que a CRISTO haviam de vir, e sobre as glórias que os seguiriam. - 1 Pedro 1:10 - 11
Neste tempo de Natal, quando nós lembramos a primeira vinda do Senhor JESUS a este mundo, precisamos lembrar que ainda DEUS está conosco, que o Espírito Santo de DEUS está conosco, e que Seu Reino ainda se faz presente neste mundo. Não vemos ainda o que teremos quando o Rei voltar, porém podemos, sim, provar "os poderes do mundo vindouro" (Hebreus 6:5) e experimentar a gloriosa realidade de "Emanuel" - DEUS Conosco - aqui nesta vida.

DEUS te abençoe

  Leia a Bíblia Sagrada

A todos, o meu!...