Blog

Blog

5 de jul. de 2011

Elogio ao Cordel "Cavaquinho Brasileiro"

Cavaquinho


Já gostei de violência,
Hoje evito dissídio
Mas se preciso esmago
Com a força de um boídeo
Meu veneno é poderoso
Seu efeito é desastroso
Como de qualquer ofídio.

O meu nome é mestre Egídio,
Não sei se presto ou não presto,
Não matei gente inocente
não ofendi a homem honesto,
sempre enfrentei a labuta
mas não fujo duma luta,
sou perigoso e funesto.

Se errar, sou muito presto
Tentando ao mal reparar,
E mesmo aos inimigos
Quando queiro elogiar
Não sinto constrangimento
Faço no mesmo momento
Nada vira me embargar.

Agora eu quero falar
De um Cordel verdadeiro,
Perfeito nas suas rimas
Uma jóia por inteiro,
Com o qual nos brinda este dia,
António Torre da Guia;
“Cavaquinho Brasileiro”

Sou amante verdadeiro
Dos poemas de Cordel,
E eles a mim emocionam
Como a qualquer menestrel
E como Amo a verdade
Exaltando-lhe a qualidade
Estou cumprindo meu papel.

Mestre Egídio