Blog

Blog

26 de jul. de 2011

Casos reais de pessoas enterradas vivas

Ser enterrado vivo é um dos mais aterrorizantes de todos os medos. Este é um dos temas de muitos filmes de terror. Ser enterrado vivo na vida real é mais comun do que se poderia imaginar. Antigamente não havia equipamentos médicos tão precisos quanto os que há hoje em dia e enganos em relação a óbitos ocorriam com frequência.

Há inúmeros casos onde as pessoas tiveram a experiência terrível de recuperar a consciência em seu próprio caixão. A minha falecida mãe me contou por diversas vezes que quando ela era criança e morava na cidade de 

Passos- Minas Gerais, era muito comum estes casos. Depois de alguns anos quando a família fazia a exumação do corpo para a retirada dos ossos de seus familiares falecidos para transferir para algum lugar, se deparavam com a terrível imagem do falecido virado de bruços ou de lado. Confira abaixo 10 casos reais desta situação terrível.
10- Virginia Macdonald 
Buried1
Virginia Macdonald viveu com seu pai em Nova York e ficou doente, morreu e foi enterrada no Cemitério Greenwood, Brooklyn. Após o enterro, a mãe acreditava que a filha não estava morta quando foi enterrada e persistentemente afirmava isto. A família tentou, em vão, convencê-la da morte de sua filha. Finalmente, a mãe de tanto afirmar que sua filha foi enterrada viva, a família decidiu  fazer a exumação do corpo. Para o horror de todos, descobriram o corpo deitado de lado, as mãos com várias mordidas, e todos os indícios de que Virgínia havia sido enterrada viva.

Fato interessante: Quando o Les Innocents, cemitério em Paris-França, foi transferido do centro da cidade para o subúrbio, o número de esqueletos encontrados de bruços convenceram muitas pessoas e vários médicos que aquelas pessoas foram enterradas vivas.
9- Senhora Blunden
Premature Burial 08Quando pensava-se que a Senhora Blunden estava morta, ela foi enterrada no jazigo da família Blunden na Santa Capela Ghost in Basingstoke, Inglaterra. No dia seguinte ao funeral, quando alguns meninos estavam brincando no cemitério que era próximo do colégio onde estudavam, ouviram um barulho. Um dos meninos correu e avisou a seu professor sobre os ruídos e um religioso foi chamado. O caixão foi aberto apenas a tempo de testemunhar a respiração final da infeliz. Todos os meios possíveis foram utilizados para ressuscitá-la mas não houve sucesso. Em sua agonia, ela tinha ferido todo o seu rosto e havia várias mordidas nos seus dedos.

Fato interessante: Um grande número de caixões de segurança foram patenteados durante os séculos 18 e 19. Os caixões foram equipados com um mecanismo de segurança para permitir que o ocupante pudesse avisar que  teria sido enterrado vivo. 

  8- Artigo do New York Times
Dfgdgdfinalfinal
Uma menina chamada Collins morreu muito de repente. O corpo foi exumado, antes de sua remoção para outro local de sepultamento, quando a descoberta foi feita de que a menina tinha sido enterrada viva. Sua mortalha foi rasgada em pedaços, os seus joelhos estavam próximos ao queixo, um de seus braços estava torcido sob a cabeça, e a sua fisionomia deram provas de que ela passou por uma situação terrível.

Fato interessante: No século 19, o Dr. Timothy Clark Smith de Vermont estava tão preocupado com a possibilidade de ser enterrado vivo que ele pediu para ser enterrado em uma cripta especial que incluía um tubo de respiração e uma janela de vidro em sua lápide.
7- Artigo do Daily Telegraph 
Prematureburial-Clarke

Um homem foi enterrado vivo em  uma aldeia perto de GrenobleO homem bebeu muito e caiu em um sono profundo. Depois de 20 horas dormindo, seus amigos o consideraram morto, principalmente porque seu corpo assumiu a rigidez usual de um cadáver.

No entanto quando ele havia acabado de ser enterrado e estava sendo realizado uma oração, ouviu-se gemidos e batidas provenientes do interior do caixão.  Depois de desenterrado foi aberto imediatamente  buracos nas laterais do caixão, para deixar o ar entrar e depois retiraram a tampa.

O homem tinha, no entanto, deixado de viver, tendo horrivelmente mutilado sua cabeça em seus esforços frenéticos, mas inúteis para estourar seu caixão .

Fato interessante: O Medo de ser enterrado vivo é chamado tafofobia. A palavra "taphephobia" vem do grego "taphos" significado "grave" + "fobia" do grego "phobos" significa "medo" = literalmente, medo da sepultura, ou medo de ser colocado na sepultura enquanto ainda está vivo.

6- Artigo do The Sunday Times
Prematureburial
 
Um caso terrível de enterrado vivo ocorreu  em Tonneins. A vítima, um homem na flor da idade, estava sendo enterrado quando ouviu-se um ruído proveniente de seu caixão. O coveiro, aterrorizado, imediatamente correu para procurar ajuda, e algum tempo depois voltou com uma multidão que se aglomerou em volta do túmulo. Quando as primeiras placas foram removidas, verificou-se que o ocupante havia sido enterrado vivo. Seu semblante mostrava espantosamente toda a agonia que ele sofreu e em sua luta para sobreviver, o  infeliz homem tinha forçado os braços completamente para  fora do pano que ele havia sido completamente enrolado com firmeza. Infelizmente acabou falecendo por falta de ar.
 5- Artigo do British Medical Journal British
Catriona De dentro do caixão
Uma mulher foi enterrada com todas as formalidades de praxe, acreditando-se que ela estivesse morta, desconhecendo-se que ela estava só em transe. Alguns dias depois, o túmulo no qual ela tinha sido colocada foi aberto para a colocação de um outro corpo.

Verificou-se que as roupas que cobriam a infeliz mulher foram rasgados em pedaços, e que ela tinha quebrado um de seus membros na tentativa de livrar-se do túmulo. O Tribunal, depois de ouvir o caso, condenou o médico que assinou o atestado de
óbito, e do prefeito que havia autorizado o enterro, cada um a três meses de prisão por homicídio culposo( sem a intenção de matar). "

Fato interessante: Hoje, quando uma definição de morte é necessária, os médicos costumam recorrer a "morte cerebral" para definir uma pessoa como sendo clinicamente morta. As pessoas são consideradas mortas quando a atividade elétrica no cérebro cessa.


4- Artigo do New York Times 
Mulher Screamingfjpg- A polêmica  foi criada aqui com a descoberta do fato de que a senhorita Hockwalt, uma jovem da alta sociedade, que "morreu" de repente e foi enterrada viva. A terrível verdade foi descoberta depois. Na manhã do casamento de seu irmão com a senhorita Emma Schwind, na Igreja de Emannel, pouco antes das 18:00hs, a jovem foi se vestir para o casamento e tinha ido para a cozinha.

Alguns momentos depois, ela foi encontrada sentada em uma cadeira com a cabeça encostada a uma parede e aparentemente sem vida.  

A assistência médica foi notificada e o Dr. Jewett , após exame, pronunciou que ela estava morta. O casamento já estava sendo realizado na igreja e decidiram continuar com profunda tristezaOs exames mostraram que Anna sofria de arritmia cardíaca e em uma das crises teve uma parada cardíaca. O Dr. Jewett pensou que esta era a causa de sua suposta morte. No dia seguinte, a senhora foi enterrada. 

Os amigos de Miss Hockwalt tiveram a terrível impressão e também várias outras pessoas observaram que seus olhos tinham uma cor incrivelmente natural e não poderiam deixar de pensar de que ela não estava morta. 
Elas transmitiram a sua opinião aos pais de Annie e os convenceram a retirá-la do túmulo.

Afirmou-se que quando o caixão foi aberto, foi descoberto que o suposto corpo inanimado tinha virado sobre o seu lado direito. O cabelo tinha sido arrancado em punhados e havia mordidas nos dedos. O corpo foi enterrado novamente e com certeza, quem viu aquela cena nunca mais esqueceu

Fato interessante: Em 1822 o Dr. Adolf Gutsmuth foi enterrado vivo várias vezes para testar um caixão de segurança que ele havia projetado. Uma vez ele ficou enterrado por várias horas e comeu uma refeição de sopa, salsichas e cerveja entregues a ele através do tubo de alimentação do caixão.

3- Mary Norah
Buried Alive-1
Com dezessete anos de idade Mary Norah foi adotada por Mrs. Moore Chew. Mary foi declarado morta vítima de cólera e sepultada em um antigo cemitério francês . O médico que atestou a sua morte era um homem que mantinha um caso com a mãe adotiva de Mary e esta era beneficiária de um seguro de vida em seu nome em caso da morte da moça. E naturalmente, o médico iria se beneficiar da morte. A mãe já havia tentado matá-la antes. 


Dez anos depois, em 1881, o túmulo foi aberto para receber o corpo do irmão da Sra. Moore. Ao entrar no túmulo, o assistente da funerária encontrou a tampa do caixão de Maria no chão. A posição de seu esqueleto estava metade dentro e metade fora do caixão. Aparentemente, depois de ser enterrada Mary acordou do transe e lutou violentamente até que ela foi capaz de forçar a tampa de seu caixão. Supõe-se que, depois de ter aberto seu caixão, ela desmaiou de cansaço e ao cair para a frente sobre a borda do caixão, ela bateu a cabeça  e isto a matou. Acredita-se que o cirurgião tenha envenenado a menina e, em seguida, atestado a sua morte.


2- Artigo do New York Times
Alivecrop enterrado
  Um jovem com o nome de Jenkins, que tinha estado doente com febre por vários semanas, foi dado como morto.  Ele ficou inconsciente, sua carne estava fria e úmida, e não parecia haver nenhuma ação do pulso e do coração. Ele foi preparado para o enterro, e foi notado no momento que não houve rigidez em qualquer um dos membros. Ele foi enterrado após sua suposta morte, e quando colocado no caixão notou-se que o seu corpo continuava mole, sem nenhuma rigidez.

Falou-se muito na vizinhança sobre o caso e todos tinham certeza que o rapaz havia sido enterrado vivo. Nada foi feito sobre o assunto até que o caixão foi desenterrado para ser levado para o jasigo da família em Henderson County. O caixão de madeira teria que ser aberto a fim de ver se o corpo estava em um estado em que pudesse ser transportado 20 km sem ser colocado em um caixão de metal. 

O caixão foi aberto, e com grande espanto e horror de seus parentes, o corpo estava deitado de barriga para baixo, e o cabelo havia sido puxado da cabeça em grandes quantidades, e havia arranhões na parte interna da tampa e laterais do caixão. Esses fatos causaram grande emoção e todos os que o conheceram pessoalmente  acreditavam que Jenkins estava em transe e que ele não estava realmente morto quando enterrado e que ele voltou a consciência somente para se encontrar enterrado e sem nenhuma possibilidade de ajuda.
 
Fato interessante: Por causa da preocupação de enterros prematuros uma Sociedade foi formada chamada Sociedade para a Prevenção de pessoas sendo enterradas vivas. 


  1- Madame Bobin 
AaaaaafinalfinalEm 1901, uma grávida chamada Madame Bobin chegou a bordo de um navio da África Ocidental e parecia estar sofrendo de febre amarela. Ela foi então transferida para um hospital onde ficavam internadas pessoas afetadas com doenças contagiosas.  Lá, ela piorou e aparentemente morreu e foi sepultada.

Uma enfermeira disse mais tarde que ela percebeu que o corpo não estava frio e que havia tremores dos músculos do abdômen e expressou a opinião de que ela poderia ter sido enterrada viva.  

Após isso ser relatado ao pai de Madame Bobin, ela teve o corpo exumado. Eles ficaram horrorizados ao descobrir que o bebê havia nascido e morrido com Madame Bobin no caixão.  Uma autópsia mostrou que Madame Bobin não havia contraído a febre amarela e tinha morrido por asfixia no caixão. A ação penal contra os funcionários do hospital resultou em uma grande indenização


 
Fato interessante: Os registros históricos indicam que durante o século 17, quando muitas pessoas aparentemente morriam vítimas da peste, houve 149 casos reais de pessoas sendo enterradas vivas.