Blog

Blog

18 de jul. de 2011

As fotos mais importantes de todos os tempos


O curto período de tempo da invenção da fotografia desde o ano de 1826, mesmo não tendo sido suficiente para registrar os maiores momentos da civilização humana, provavelmente tenha captado os acontecimentos mais importantes da história, que se desenrolaram em quase dois séculos de imagens impressionantes.

10) Atentados de 11 de Setembro – 2001.


A queda das torres gêmeas do World Trade Center, paralelamente às imagens de heroísmo e sacrifício retratando o grande esforço americano para lidar com a tragédia, deixou o legado das fotos patéticas de figuras silenciosas se jogando no nada.

9) Fome na África – 1993.


A fome sistêmica grassante na África ganhou um símbolo à altura deste flagelo que assola uma grande parte da humanidade: uma menina sudanesa prestes a morrer de inanição é vigiada pela figura negra e expectante do abutre, que aguarda o momento oportuno para dar o bote fatal. Note que ela estava se arrastando para um centro de distribuição de alimentos mantido pela ONU distante acerca de um quilômetro. Será que conseguiu chegar? Isto, a história jamais respondeu.

8) Um homem solitário enfrenta os tanques na praça da Paz Celestial – junho de 1989
.



Um homem solitário enfrenta os tanques da praça da Paz Celestial
Um estudante desconhecido se interpõe na frente de uma coluna de tanques que avançava contra a revolta popular ocorrida na praça mais famosa da China. Até hoje esta imagem está banida dentro da República Popular da China e todos os acontecimentos referentes ao fatídico dia 5 de junho de 1989.

7) Guerra do Vietnã – junho de 1972.



O bombardeio americano sobre a pequena aldeia de Trang Bang com bombas de napalm suscitou a foto que se tornou o símbolo da guerra suja do Vietnã, pois plasmou de maneira nua e crua o massacre de crianças e civis inocentes.

6) Pouso na Lua – julho de 1969.



Quando Neil Armstrong deu o pequeno passo para um homem na lua e um gigantesco passo para a humanidade em solo lunar, coroou o maior feito tecno-científico da civilização humana.

5) Assassinato de John F. Kennedy – novembro de 1964.


A morte do presidente dos EUA mais influente de todos os tempos foi o divisor de águas entre o poder absoluto das nações e a globalização que se avizinhava no horizonte.

4) Che Guevara – março de 1960.


Che Guevara
A imagem do mais famoso guerrilheiro de todos os tempos foi guindada ao maior ícone gráfico do mundo no século XX, reconhecível em qualquer canto do planeta.

3) " O Beijo" – 14 de agosto de 1945.



Times Square, Nova Iorque - o instantâneo do marinheiro que, ao retornar ávido da 2ª Guerra Mundial, se joga sobre a primeira enfermeira gostosa que vê pela frente e tasca-lhe um beijo, se revestiu de um profundo significado: marcava moralmente o fim do confronto bélico mais pavoroso da história da humanidade. Ainda bem que o fotógrafo Alfred Eisenstaedt da Life estava a postos naquele memorável dia para captar a imagem que lavou as feridas sangrentas deixadas na alma humana.



2) A Explosão Atômica – agosto de 1945.


A humanidade descobre estarrecida que a engenhosidade da sua burrice é poderosa suficientemente para desintegrar centenas de milhares de pessoas instantaneamente – doravante, uma sombra aterradora passou a pairar sobre as guerras do futuro.


1) O vôo inaugural da história da aviação – outubro de 1906.


Vôo do 14Bis
No primeiro vôo testemunhado publicamente de um artefato mais pesado que o ar, Santos Dumont percorreu a bagatela de 60 metros em 7 segundos de voo perpetrado no campo de Bagatelle, França, a bordo da sua pandorga motorizada denominada 14 Bis. Os americanos irmãos Wright, supostamente realizaram primeiramente a proeza, em 1903, de fazer voar o primeiro avião da história, pena que a única prova documental seja uma mensagem telegráfica.