Blog

Blog

27 de jul. de 2011

As cachoeiras mais altas do mundo!...


Embora uma cachoeira pareça simples na natureza - é um rio que cai abruptamente sobre uma borda rochosa em uma piscina de água, apenas para continuar seguindo como rio -, o efeito visual criado por uma queda d'água pode ser impressionante. E quanto mais altas as cachoeiras são, mais interessantes elas se tornam.

Embora haja várias cachoeiras muito altas na Europa  (a sexta e a sétima mais altas, por exemplo, ficam na Noruega) e em outras áreas, como Nova Zelândia, as cinco mais altas do mundo estão quase todas localizadas nas Américas. A América do Sul hospeda impressionantes três das cinco mais altas, enquanto as gigantes restantes são encontradas na África do Sul e nos Estados Unidos.

Várias dessas cachoeiras não são muito conhecidas, e não porque não sejam interessantes ou de tirar o fôlego - mas, sim, por serem tão remotas, que é difícil para os turistas visitar um desses lugares. E porque elas ficam muito, muito longe, algumas delas só foram descobertas recentemente. O que é mais fascinante é que, embora esta lista esteja atualizada, pode haver outras cachoeiras por aí até maiores do que estas cinco.Confira...

5. Cachoeira Yumbilla, Peru

Nossa lista começa com uma das descobertas mais recentes da América do Sul, a cachoeira Yumbilla, localizada na região amazônica do Peru. A altura da cachoeira é, na verdade, uma polêmica - o Instituto Nacional Geográfico  do Peru diz que Yumbilla tem 895,4 metros, mas outras fontes dizem que ela é um pouco menor - 870 metros. Com qualquer um das duas alturas, porém, Yumbilla ainda seria mais alta que a próxima cachoeira mais alta (a sexta), que é Vinnufossen, localizada na Noruega.

Yumbilla  foi descoberta recentemente e é a terceira mais alta do Peru. Ao lado de Gocta e Chinaua, ela integra o grupo de cachoeiras peruanas na região amazônica
Amazon Waterfalls Association

Yumbilla foi descoberta recentemente e é a terceira mais alta do Peru. Ao lado de Gocta e Chinata, ela integra o grupo de cachoeiras peruanas na região amazônica

A cachoeira Yumbilla é uma catarata em camadas, com quatro grandes quedas. Ela substitui o que era tido anteriormente como a cachoeira mais alta do Peru: Gocta, também localizada na região amazônica do país. Gocta foi claramente cuspida do posto da mais alta peruana, já que sua altura atinge apenas 771 metros. O país ficou visivelmente animado por adicionar cachoeira tão monstruosa entre as mais altas do mundo, e logo após a sua descoberta, o Ministério de Turismo do Peru preparou tours de dois dias para visitar Yumbilla junto com as cachoeiras Gocta e Chinata.

4. Cachoeira Olo´upena, EUA

Olo'upena fica na ilha havaina de Molokai e é praticamente desconhecida
Google Earth
Olo'upena fica na ilha havaiana de Molokai e é praticamente desconhecida

A quarta cachoeira mais alta do mundo, Olo'upena, está localizada nos EUA, mais precisamente na remota ilha havaiana de Molokai, conhecida e celebrada como a "mais havaiana das ilhas do Havaí"  por sua história de relativo isolamento. Muitas pessoas nunca viram ou ouviram falar da cachoeira de Olo'upena, e a maioria dos fãs de cataratas que reuniram informações sobre a queda d'água só o conseguiram por meio de fotografias aéreas.

Olo'upena está em camadas e poderia ser classificada como uma cachoeira fita, devido à sua aparência extremamente fina.Cercada por enormes montanhas dos dois lados, a cachoeira não tem muita água fluindo - seu volume é extremamente fino comparado ao de outras cachoeiras desta lista - mas a falta de água é compensada por sua altura massiva. A 900 metros, a cachoeira fica muito acima da maioria das outras cachoeiras norte-americanas; as mais próximas disso são Pu'uka'oku, com 840 metros, e Waihilau (792 metros), ambas localizada no Havaí.

3. Cataratas las Tres Hermanas, Peru

Vista aérea das Cataratas de las Tres Hermanas, no Peru
Cedida por Enrique Daniel

Vista aérea das Cataratas de las Tres Hermanas, no Peru

O Peru tem outro lugar de honra na lista com as Cataratas las Tres Hermanas, na região de Ayacucho. E ela é tão remota quanto Olo'upena - sua existência só veio à tona quando fotógrafos procurando por outra cachoeira peruana alta, a Parijaro (de 267 metros), toparam com a Três Irmãs.
A cachoeira é chamada de Tres Hermanas porque possui três quedas separadas. Duas das quedas de cima são visíveis do ar, e a água cai em uma bacia ampla, de onde a terceira queda emerge. As três quedas estão completamente cercadas pela floresta, e árvores em torno das Tres Hermanas chegam a 30 metros de altura. A altura da cachoeira chega a 914 metros. Como comparação, o prédio mais alto do mundo, o Burj Dubai, tem 828 metros.

 2. Cachoeira Tugela, África do Sul

Tugela, em KwaZulu-Natal, na África do Sul, tem 948 metros e é a mais fácil de acessar
Mni / Panoramio
Tugela, em KwaZulu-Natal, na África do Sul, tem 948 metros e é a mais fácil de acessar

Localizada na província de KwaZulu-Natal, no parque nacional Royal Natal, na África do Sul, a segunda cachoeira mais alta do mundo é a Tugela. Com uma altura total de 948 metros, ela consiste de uma queda em cinco camadas, sendo uma delas de 411 metros. Tugela começa no topo de uma montanha parecida com uma arena conhecida como Mont-Aux-Sources. Ela é uma queda d'água relativamente fina, com uma largura de cera de 15 metros, e um volume médio de cerca de 15 metros cúbicos por segundo.

A cachoeira Tugela é muito mais fácil de acessar do que as três cachoeiras já mencionadas nesta lista. Você pode chegar ao topo da montanha Drakensberg depois de cinco horas de caminhada do estacionamento mais próximo, ou você pode chegar ao pé da cachoeira depois de uma caminhada relativamente curta de cerca de 8 km do parque Royal Natal. Qualquer hotel em que você fique na África do Sul tem informações sobre como chegar e sair da cachoeira Tugela.

1. Salto Ángel, Venezuela

Salto Ángel é a mais alta do mundo, com impressionantes 978 metros de altura
© Birgit Prentner / iStockphoto
Salto Ángel é a mais alta do mundo, com impressionantes 978 metros de altura

Salto Ángel (ou Kerepakupai merú, ou Parakupa-vena), localizada na Venezuela, tem a honra de ser a mais alta cachoeira do mundo, com impressionantes 979 metros. Antes da queda principal - a maior do mundo sem interupção -, a cachoeira tem 400 m de cascatas inclinadas, seguidas de uma queda menor de 30 metros. Só então a água despenda 807 metros a partir de um platô achatado conhecido como Auyan-Tepui (Montanha do Diabo).

O descobrimento de Salto Ángel pelos ocidentais é um assunto controverso. Alguns historiadores atribuem-no a Ernesto Sánchez, explorador que em 1910 notificou o achado ao Ministério de Minas e Hidrocarburos em Caracas. Outros citam o capitão Félix Cardona Puig, que  teria visto o grande salto no maciço de Auyantepuy, em 1927. Mas a Salto Ángel parece ter sido acidentalmente - e oficialmente -  descoberta pelo aviador americano Jimmie Angel, em 1937.

Depois de ter acompanhado Cardona em um sobrevôo ao salto, Angel voltou lá sozinho, meses depois, e quis aterrissar no platô. O pouso foi abrupto e o avião ficou incrustado no solo. O "acidente" levou o grande salto a ser batizado como Salto Ángel.

A área que cerca Salto Ángel é conhecida por sua beleza particular - uma miríade de plantas e flores fica perto do platô, incluindo a lantana amarela e laranja, a quaresmeira violeta, a mimosa cor-de-rosa e muitos tipos de orquídeas e bromélias. Até o clima perto de Auyan-Tepui é afetado pela Salto Ángel. Devido à enorme altura da queda, rajadas de vento criam uma neblina massiva e espalham gotículas de água em torno do platô, e as chuvas misturadas com a cascata de água podem criar quedas extras da cachoeira.

Fonte - big listas da net