O álcool é, sem sombra de dúvida, uma das drogas mais nocivas e perigosas, principalmente porque é liberada e se faz ampla propaganda dela. A mídia está cheia de tentadores anúncios de cerveja e de outros tipos de bebidas, sempre maliciosamente associados a belas mulheres, pois os anunciantes sabem que o sexo é um dos apelos mais fortes, ainda mais para os homens, principal público-alvo das mensagens.
alcolismo-doencas-sintomas
O hábito de ingerir bebidas alcoólicas está hoje associado ao sucesso social e profissional e até mesmo aos esportes – basta ver como o futebol, por exemplo, recebe tantos patrocínios de marcas de cerveja. E a triste verdade é que, infelizmente, a ciência ainda não encontrou cura para o terrível vício do alcoolismo. Assim é que ele é classificado como uma doença incurável, progressiva e fatal. Existem instituições, como os AA – Alcoólicos Anônimos, que dão apoio aos dependentes do álcool, mas tudo o que se consegue é estacionar a doença. Isso significa que o viciado pode conseguir parar de beber, mas jamais poderá colocar uma só gota de bebida na boca, sob pena de ter uma fragorosa recaída.
Dentro de nosso organismo, o álcool possui um efeito sedativo que age diretamente no sistema nervoso autônomo, (que controla funções como a respiração, circulação do sangue, controle de temperatura, digestão e o equilíbrio das funções de todo o corpo), provocando relaxamento nos músculos. Entretanto, em pequenas doses, a influência da bebida alcoólica pode ser um pouco estimulante pelo fato de relaxar a tensão diária e fazer com que as pessoas se sintam mais comunicativas.








Embora ainda seja visto por muitos como um vício, o alcoolismo é uma doença, uma terrível doença, classificada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como um flagelo imediatamente abaixo do câncer e dos distúrbios cardíacos, sendo uma das causas mais frequentes de mortes em todo o mundo e que, inexoravelmente, leva à loucura ou à morte prematura.
Algumas doenças provocadas pelo consumo de álcool são a cirrose hepática, a hepatite, a fibrose, a anemia, o aumento da pressão sangüínea,  as lesões do pâncreas e do estômago e a polineurite (inflamação geral dos nervos), entre outras.