O café é conhecido pelos seres humanos desde o século IX. A fruta (é uma fruta, você sabia?) é originária da Etiópia, país situado na região conhecida como “Chifre da África” (devido ao seu formato pontudo), no Nordeste do continente. Uma história conta que, certo dia, um pastor observou que suas ovelhas ficavam mais espertas ao comer as folhas e frutos de uma certa árvore. Ele experimentou os frutos e sentiu-se mais estimulado. A notícia sobre os efeitos da bebida logo se espalhou e, no século XVI, o café já era consumido em diversos países do Oriente.
Houve época em que o café foi considerado um vilão. Os médicos diziam que a bebida fazia mal à circulação do sangue, ao coração e ao sistema nervoso e até provocava impotência sexual. No entanto, recentemente, esses conceitos foram revistos e verificou-se que “o diabo não é tão fëìø quanto dizem.”
cafe-saude
Mesmo assim, para algumas pessoas, o café ainda tem má fama. Dizem que a bebida causa ansiedade e palpitações. O INCOR – SP criou uma unidade de pesquisa chamada Café e Coração. A meta era analisar a ação da bebida no organismo. Sete voluntários dedicaram 70 dias à pesquisa. Antes dos primeiros exames, eles precisaram reduzir a zero a cafeína no organismo, num processo de "limpeza" que durou quase um mês. Depois, todos receberam o mesmo tipo de café, em duas versões: mais ou menos torrado e uma cafeteira para levar para casa, além de uma rotina a ser seguida durante várias semanas. A regra era tomar três xícaras por dia, nos horários que eles escolhessem. 
De volta ao INCOR, os testes foram repetidos. Ainda é cedo para conclusões definitivas, mas os primeiros resultados confirmam o que pesquisas internacionais já indicam, ou seja, tomar café não leva a ter mais infarto. Houve até uma redução de 70% no número de extrassístoles das pessoas que tinham doenças no coração. No conjunto, pode-se dizer que mal, o café não faz. Os resultados dos efeitos do café nos voluntários diabéticos ainda não estão prontos, mas os pesquisadores já podem garantir que o café é até bom para eles.




E aí, vamos tomar um cafezinho?