vulcoes


O vulcão é uma estrutura que tem conexão direta com o interior da Terra, ele pode expelir lavas, cinzas e gases pelo conduto de forma cilíndrica na crosta (chaminé), sendo que o formato cônico se deve ao acumulo desses detritos em volta da boca do vulcão.
O Vulcão surge quando o magma, material extremamente quente do interior da Terra, gases e outros materiais sofrem uma pressão muito alta na região onde se encontram, geralmente por causa de água que se encontra com o material aquecido e cria vapor que se acumula, fazendo com que o material seja expelido do núcleo da Terra ou do subsolo para a superfície, formando assim a forma que pode crescer à medida que ocorrem outras erupções, pois com a erupção do magma (rocha magmática derretida), as cinzas e outros materiais como os cristais de sílica vão se acumulando na superfície do vulcão.
Em praticamente todos os países, inclusive no Brasil existem vulcões, pois eles foram formados com a separação das placas tectônicas, sendo que a Terra há alguns milhares de anos era um só continente e ao se separarem os continentes formaram-se os vulcões.


No Brasil existe um vulcão inativo na cidade de Nova Iguaçu no estado do Rio de Janeiro, mas todos os vulcões inativos podem ser tornar ativos dependendo da movimentação das substâncias no interior da Terra.
Existem muitos tipos de erupções, como a erupção efusiva que é uma emissão lenta de lavas em forma de rios que são libertados suavemente do interior do vulcão; a erupção explosiva é aquela na qual o magma e os gases libertam-se de forma violenta formando nuvens de lava e gases; erupção mista é quando o vulcão alterna erupção explosiva e a efusiva.
Um vulcão é uma das maiores forças da natureza e diante dele nada podemos fazer. O melhor é prevenir, não construir cidades nem vilarejos em suas redondezas e manter um monitoramento constante de suas atividades, evitando qualquer surpresa desagradável.