Blog

Blog

26 de jun. de 2011

Vettel vence fácil prova tranquila no GP da Europa



Vettel
São seis vitórias e sete pole positions em oito corridas na temporada. E assim Sebastian Vettel constrói o mapa de 2011: um carro dominador da Red Bull, com um piloto motivado o bastante para levar o título com folga.
Os dez segundos de vantagem sobre Fernando Alonso não escancaram a facilidade de Vettel para vencer o GP da Europa pelo segundo ano consecutivo. Em momento algum da corrida, o piloto alemão foi ameaçado pela Ferrari, que, desde ontem, parecia ser a principal adversária.
O segundo lugar de Alonso veio pelo talento do piloto, com ritmo muito superior ao de seu companheiro de equipe, e veloz o suficiente para lutar sozinho contra uma Red Bull, que, na teoria, deveria ser muito mais rápida do que ele. Podia não ser, mas Webber não era mais veloz do que Alonso. O piloto fez a diferença.
Lewis Hamilton, embora largasse em terceiro, não aparentava estar numa boa situação para a corrida. E assim foi. O piloto da McLaren foi ultrapassado por Alonso e Felipe Massa na largada e o ritmo era pobre para brigar com o pelotão de frente.
Essa, aliás, é uma das grandes vantagens da Red Bull até aqui. Enquanto domina com Vettel, vê Ferrari e McLaren alternando entre bons e maus momentos e dividindo pontos.
Hoje, o resultado de Hamilton poderia ter sido ainda pior. Após a segunda parada, Lewis estava mais lento e apenas não perdeu a quarta posição para Massa, porque o brasileiro teve problemas durante o segundo pit stop.
Porém, o brasileiro também teve seu golpe de “sorte”. Com problemas no KERS, Jenson Button não conseguiu acompanhar o ritmo da Ferrari e deixou o caminho de Massa livre para o quinto lugar. Mesmo assim, Jenson ainda é o vice-líder do campeonato.


Corrida morna



Depois de um GP do Canadá eletrizante, a etapa valenciana deixou a desejar. Teve mais emoção do que o normal para o circuito, mas ficou um nível abaixo das demais provas dessa temporada.
Nem mesmo o auxílio de duas “zonas de ultrapassagem” contribuiu para o espetáculo. E uma das manobras mais “úteis” nesse ponto foi a ultrapassagem de Alonso sobre Webber, antes do piloto espanhol perder a posição novamente no pit stop, que recuperaria mais tarde – também nas paradas de boxes.


Pneus “salvam” Alguersuari



Pela segunda vez consecutiva, Jaime Alguersuari larga do fundo do grid, mas protagoniza uma recuperação brilhante.
Não é para menos. Ao ficar de fora do Q2, o piloto da Toro Rosso economizou pneus, que ajudaram a estratégia dele na corrida.
Mesmo assim, é um resultado que alivia a pressão dentro da equipe, já que o piloto espanhol iguala Sébastien Buemi em pontos.


O campeonato



Com 186 pontos, a vantagem de Vettel é mais do que os 77 pontos da tabela de classificação. Isso porque Button, segundo colocado, dificilmente conseguiria acompanhar o alemão até o fim para brigar pelo título.
Webber, com o mesmo carro, aparece com a mesma quantia de pontos do que Button. Porém, o australiano mais uma vez demonstrou fragilidade na hora de brigar pela vitória. Num fim de semana onde a Red Bull dominou, ele sequer conseguiu levar o segundo lugar para casa.
Perdeu para um Alonso destemido, mas que está 99 pontos atrás do líder. Enquanto isso, Hamilton garantiu os pontos que lhe faltaram nas duas últimas corridas. Seria o homem para tentar bater Vettel em 2011, mas os erros dos últimos GPs mostram a atual fragilidade dele no campeonato e o quão confortável é a situação de Vettel, mesmo que a restrição do mapeamento dos motores equilibre a disputa.