Blog

Blog

20 de jun. de 2011

São João: aproveite a festa sem brigar com a balança

São João: aproveite a festa sem brigar com a balança

É (quase?) impossível passar por junho sem cair numa festa de São João.
A não ser que você more numa área isolada do resto da humanidade, até o fim do mês vai ser constantemente tentada (ou tentado, que o TenhoDito é democrático) a dançar quadrilha, testar a sorte nas barracas de aposta e, ai!, se deliciar com as comidas típicas.

São João: aproveita a festa sem brigar com a balança


Tem coisa melhor que bolo de milho, de macaxeira (se for de aipim também serve), pé-de-moleque, paçoca, canjica…? A lista não tá nem na metade e já deu fome.
Acontece que, pra quem se preocupa com a balança, todas essas delícias podem deixar um resultado nada agradável no final do mês – ou até antes, se for for descontrolada (o) como essa que vos escreve.
Por isso, o TenhoDito selecionou algumas dicas pra gente aproveitar muuuitoo, mas sem tantos exageros.

São João: aproveite a festa sem brigar com a balança

PÉ DE MOLEQUE – O amendoim é rico em proteínas e gorduras e todas as receitas levam bastante sal. A vantagem são os minerais como o cálcio e ferro, mas a forma como o pé de moleque é preparado, com açúcar e muitas vezes torrado, acaba com as nossas boas notícias de uma só vez. Na versão doce, cada 100g (1/2 copo americano ) têm cerca 440 kcal.Se preferir o bolo, uma fatia média tem umas 405 kcal.


Nosso conselho: coma um pedaço pequeno e se dedique às outras opções.

São João: aproveite a festa sem brigar com a balança
BOLO DE FUBÁ – Opa! Nem tudo está perdido. A farinha de milho é um dos alimentos mais nutritivos que existem, e contém quase todos os aminoácidos conhecidos. É um carboidrato rico em fósforo e potássio. Cada 100g de farinha de milho tem 351kcal. O valor nutricional por fatia de bolo de 55g de bolo de fubá é de 95 calorias.
Nosso conselho: se chegar à festa com fome, comece pelo bolo de fubá. Se estiver com vontade de esquecer que dieta existe, então, capriche mais ainda!




São João: aproveite a festa sem brigar com a balança
MILHO – É o nosso melhor amigo em qualquer São João! É rico em fibras, vitaminas A e B, além de ajudar no funcionamento do intestino. Cada espiga tem em média 85kcal. Lindo, né?!
Nosso conselho: coma até sentir que sua barriga vai estourar em 30 segundos.











São João: aproveite a festa sem brigar com a balança
CANJICA – Outra delícia recomendada. É rica em vitamina A, cálcio, fósforo, sódio e potássio. A cada 100g de canjica tem 105kcal.
Nosso conselho: senhores donos de restaurantes, bem que dava pra incluir essa opção na lista de sobremesas, né?!

PAÇOCA
– Na versão doce, leva amendoim, açúcar e farinha de mandioca. Na versão salgada, mais comum no nordeste, tem carne de sol bem salgada, cebola e farinha. Uma unidade de paçoca doce tem 150 kcal. Na versão salgada, cada colher de sopa representa em média 72 kcal.

Nosso conselho: coma sem culpa, mas também sem exagero, né?!

São João: aproveite a festa sem brigar com a balança
MAÇÃ DO AMOR – A maçã é rica em fibras e antioxidantes e tem 80 kcal, no entanto, a do amor, tem 450kcal vindas daquela cobertura saborosa que é o açúcar.
Nosso conselho: o TenhoDito não gosta nem um pouco de se imaginar comendo um monte de açúcar derretido, mas se você não resiste à maça do amor, chame os amigos pra dividi-la com vocês. Uns 8 ou 9 bastam. Pra cada maçã.

São João: aproveite a festa sem brigar com a balança


ANGU À BAIANA
– A boa notícia é que ele não é tão comum quanto as outras opções da nossa lista. É uma mistura de carboidrato com proteína da carne. Apesar de ser de um alimento de qualidade, é bastante calórico. Cada 100g tem 1700 kcal. É composto por 35g de proteína, 82g de lipídios, 210 g de carboidratos e 45 g de fibras.

Nosso conselho: Aproveite para degustar esse prato quando a fome já tiver deixado de ameaçar.

São João: aproveite a festa sem brigar com a balança
BOLO DE MACAXEIRA OU AIPIM – É tipo assim, uma coisa que não ajuda mas que também não atrapalha demais. Não contém quantidade significativa de proteínas e fibra alimentar. Cada fatia pequena, de 35g, tem 142 kcal.
Nosso conselho: festa de São João é só uma vez por ano e a dieta vai continuar te perseguindo depois que ela passar. Não saia da festa sem experimentar um pedacinho.
[Fonte: Bolsa de Mulher]