Blog

Blog

1 de jun. de 2011

Quinta vitória de Vettel dá melhor inicício de um piloto desde 2005


Vettel Monaco
Com a vitória no último domingo, em Mônaco, Sebastian Vettel abriu 58 pontos de vantagem para Lewis Hamilton no campeonato. É o terceiro melhor início de temporada de um piloto nos últimos 10 anos e melhor desde 2005, quando Fernando Alonso havia disparado na liderança com 22 pontos de vantagem após seis corridas.
Naquele ano, ainda sob o antigo sistema de pontuação, o segundo colocado havia conquistado 55,10% dos pontos do líder. Hoje, Hamilton tem 59,44% da pontuação de Vettel. Confira abaixo as diferenças nos últimos 10 anos (quanto maior o número, mais equilibrada a disputa):

Porém, a vitória de Vettel em Monte Carlo esteve longe de ser fácil. O piloto contou com a sorte que lhe faltou no ano passado, mas seria injusto afirmar que o triunfo veio apenas por causa de sorte.
Vettel pilotou de forma impecável nas ruas do Principado. Segurou a pressão de Alonso, mesmo com os pneus detonados. “O safety car nos ajudou”, contou o piloto da Red Bull após a corrida. “Mas não foi nenhum passeio no parque fazer quase 60 voltas com o mesmo jogo de pneus. Nossas estimativas não permitiam aquilo! Corremos muitos riscos, mas isso fez a vitória ainda mais doce.”
A corrida foi tão complicada para o atual campeão do mundo, que ele ainda perdeu tempo durante o primeiro pit stop. Segundo Christian Horner, houve uma falha na comunicação. Vettel e Mark Webber foram chamados ao mesmo tempo.
Atrás, o australiano levou a pior. Perdeu mais tempo para trocar os pneus e voltou para a pista na 14ª posição, preso atrás do tráfego. Por isso, o quarto lugar acabou sendo lucrativo e justo pela pilotagem de Webber em Monte Carlo.

Volta a volta – Posições


Volta a volta – Tempos


Estratégia de pneus

Vettel: 1 parada – super macio usado (largada), macio novo (16) e super macio usado (72*).
Webber: 2 paradas – super macio usado (largada), macio novo (16), macio usado (55) e super macio usado (72*).

*Troca de pneu durante a bandeira vermelha.

Pilotos

Resultado: Sebastian Vettel – 1° lugar, Mark Webber – 4°
Média de voltas: Vettel (1:19.896), Webber (1:21.734)
Pit stop médio: Vettel (28.536), Webber (32.002)
Comparação (corrida): Vettel – 1.838s mais rápido
Comparação (grid): Vettel – 0.463s mais rápido
Classificação: Vettel 5 x 1 Webber
Corrida: Vettel 6 x 0 Webber
Média de voltas: Vettel 5 x 1 Webber